Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na manhã do dia 1º de junho, haverá diversas atrações para as crianças e jovens como música, dança, alongamento, pipoca, algodão doce e outras opções

Cerca de mil pessoas devem se reunir no próximo dia 1º de junho, das 8h às 11h, durante o 7º Abraço pela Paz no Lago Norte, que celebrará Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho. O Lago Norte fica na Avenida Curitiba, no Conjunto Milton Gavetti (zona norte). Toda comunidade está convidada para participar.

Durante a ação, haverá diversas atrações como apresentações de música, dança, leitura de poemas, pipoca e algodão doce para as crianças. O Senac Londrina Norte levará uma equipe para aferir a pressão arterial da comunidade, entregará panfletos, fará uma aula de alongamento para animar os participantes e explicará sobre os serviços disponíveis na região para a população idosa, entre outros.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) estará presente com os bonecos Vidinha, Kiko e Serena, do Programa Vida. Através dos fantoches, as profissionais da educação conversam com as crianças de forma lúdica e criativa, dando vida à rotina escolar e de afazeres das crianças de forma leve e descontraída. A intenção é que eles mostrem tanto aos pequenos quanto aos adultos como podemos ser pessoas melhores, através do diálogo e o trabalho das emoções e sentimentos individuais.

Os servidores da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) vão fazer as covas para o plantio de mudas de árvore e levarão o ônibus da Biblioteca Móvel para as crianças usufruírem do serviço. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) estará com as profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte B e haverá trabalhadores da Rede de Serviços Norte B também.

Terá também uma explicação sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que foi dia 18 de maio. A policiais militares do 30° Batalhão da Polícia Militar ajudarão na orientação aos motoristas e estarão no local para participar. Além dessas entidades participarão os representantes da Associação de Moradores do Conjunto Milton Gavetti; do Tio Paulão Festas e Eventos, as professoras mediadoras da zona norte; alunos da Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro e da Escola Municipal Aristeu Dos Santos Ribas e dos Colégios Estaduais Monsenhor Jose Maria Escrivá e Professora Beahir Edna Mendonça, e o Instituto Alicerce.

Segundo o gestor da Organização da Sociedade Civil Londrina Pazeando e diretor do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), Luiz Galhardi, o Abraço pela Paz ficou suspenso presencialmente nos anos de 2020 e 2021 devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, mas agora voltou com força total.

“O Abraço no Lago Norte já é tradicional em Londrina e queremos celebrá-lo junto com o Dia Mundial do Meio Ambiente, porque acreditamos que não existe cultura de paz sem harmonia com o meio ambiente. Esse ano, estamos bem focados nessa junção; até nosso tema é a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), para os anos de 2015 a 2032”, explicou Galhardi.

Os ODS buscam um desenvolver um mundo melhor para todos, focando em ações em prol da saúde e bem-estar das pessoas, de uma educação de qualidade, da igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, entre outros.

Outras ações do Compaz

Pensando em estimular um mundo de paz, mais justo e igualitário, o Compaz e a Organização da Sociedade Civil Londrina Pazeando vêm desenvolvendo uma série de ações. Entre elas, em abril deste ano, o Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) realizou uma pesquisa no Calçadão de Londrina, com os lojistas, empreendedores e empresários para saber como eles estão aplicando os ODS da ONU em suas organizações. A intenção foi mapear a cidade e, agora, os dados estão sendo analisados (leia mais aqui).

Além disso, ainda estão abertas as inscrições para a 20ª edição do livro Londrina Pazeando, produzido pelo Compaz. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio, através do preenchimento do formulário disponível no site do Londrina Pazeando. Na mesma página, está o regulamento do livro (clique aqui para acessá-la). Após preenchido, o formulário deve ser enviado para o e-mail londrinapazeando@gmail.com.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.