Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

TJPR e Secretaria da Mulheres vão realizar diversas ações de 15 a 19 de agosto, entre elas o maior mutirão de audiências dos 1º e 2º Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Londrina

O Município de Londrina vai realizar a Semana da Justiça pela Paz em Casa na próxima semana. De 15 a 19 de agosto, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) vão realizar diversas ações em conjunto.

A primeira delas será a realização do maior mutirão de audiências dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Londrina, onde serão feitas mais de 100 audiências durante os 15 a 19 de agosto. A ação é organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (Cevid) e tem o apoio da Prefeitura de Londrina. “A Semana pela Paz em Casa demonstra o compromisso do Poder Judiciário em garantir à vítima de violência doméstica e familiar que o seu agressor seja julgado com maior celeridade. Muitas mulheres só conseguem retomar sua vida após a decisão do juiz, até mesmo porque a demora do processo causa medo e sensação de injustiça”, explicou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Doy Fernandes.

Judiciário promoverá várias capacitações para seus servidores e ações educativas e de conscientização da população em geral através de reuniões, palestras, eventos e divulgações de informações nas redes sociais. “As ações promovidas nesta semana representam uma forma de promover as política públicas voltadas ao combate à violência contra a mulher”, disse a juíza do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Vara de Crimes contra as Crianças, Adolescentes e Idosos, Marcia Guimarães Marques.

A Prefeitura de Londrina, por meio da SMPM, ajudará divulgando as informações dos canais de denúncia e onde obter ajuda em casos de violência contra a mulher pelo Instagram da pasta. Além disso, a secretária da mulher reforça a importância de os meios de comunicação ajudarem a divulgar a Cartilha Você Não Está Sozinha. Ela traz esclarecimentos sobre o que é violência contra a mulher, como identificar e romper com o ciclo de violência, conhecer as consequências de viver nesta condição e onde buscar atendimento especializado.

A campanha visa criar uma mobilização pela resolução de casos de violência doméstica no Brasil inteiro e dar celeridade na tramitação processual de casos que envolvam o feminicídio (13.104/2015) e o crime de violência doméstica (Lei Federal nº 11.340/2006), assim como incentivar a prestação da atenção jurisdicional com mais qualidade às vítimas e suas famílias.

Segundo a juíza do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Vara de Crimes contra as Crianças, Adolescentes e Idosos, Claudia Andrea Bertolla Alves, a conscientização e a divulgação de informações sobre as formas de violência doméstica e os mecanismos legais de enfrentamento dessa espécie de violência configuram ações cruciais a serem implantadas para o efetivo enfrentamento da violência doméstica. “Nesse sentido, as campanhas “Agosto Lilás “ e “Semana pela Paz em Casa” trazem à tona importantes reflexões sobre a forma pela qual o Poder Público pode se aproximar da sociedade, desenvolvendo programas com a finalidade de informar e auxiliar efetivamente as mulheres vítimas de violência. Como juíza, coloco-me à disposição para participar dessas ações tão necessárias, desenvolvidas, tanto pelo Poder Judiciário, como pela Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica. Estamos unidos e unidas em prol dessa causa, porque essa luta é de todos e de todas nós”, ressaltou a magistrada.

Canais de ajuda

A intenção é informar a sociedade sobre os crimes cometidos contra a mulher, as formas de se buscar ajuda e  fomentar a cultura da paz. Em Londrina, as vítimas de violência doméstica, familiar ou sexual podem buscar ajuda através do Disque 180, disque 190 da Polícia Militar do Paraná ou na Central 153 da Guarda Municipal de Londrina. Esses são serviços gratuitos que funcionam 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

Também está disponível o Aplicativo 153 Cidadão (clique aqui para baixar), que contém um serviço similar ao Botão do Pânico. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, também atende as mulheres pelo telefone 3378-0132 e responde através do e-mail cam.mulher@londrina.pr.gov.br. A sede fica na Av. Santos Dumont, 408, ao lado do 2º Distrito da Polícia Civil, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Na Delegacia Especializa no Atendimento à Mulher (DEAM) também é possível denunciar ou pedir ajuda pelo (43) 3322-1633, que também recebe imagens, áudios e vídeos por WhatsApp, ou pelo e-mail dpmulherlondrina@pc.pr.gov.br. Quem preferir pode ir pessoalmente na Rua Almirante Barroso, 107. Já a Delegacia de Plantão da Polícia Civil fica na Avenida Santos Dumont, 422, próximo à rotatória da Avenida Juscelino Kubitscheck, e atende 24 horas.

As ações integram a Campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo incentivar o fim da violência contra as mulheres.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.