Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento “Feliz Cidades dos Idosos” pretende ouvir as demandas da área e realizar a troca de experiências bem-sucedidas dos municípios de Londrina e Cascavel para todo estado

No dia 2 de junho, a partir das 9h, o Município de Londrina vai receber o primeiro seminário “Feliz Cidades dos Idosos”, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Londrina, localizada na Rua Governador Parigot de Souza, 311, ao lado do Centro Cívico.

O encontro é uma realização da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), presidida pelo deputado estadual Cobra Repórter, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e pretende debater os direitos e as políticas públicas para os idosos. Para isso, foram convidados os prefeitos e vereadores integrantes da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e representantes de entidades e instituições ligadas à área, como a Secretaria Municipal do Idoso (SMI), de Assistência Social (SMAS) e de Saúde (SMS) e os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), além de especialistas.

O objetivo é ouvir as demandas dos idosos, assim como dos gestores públicos que lidam com os direitos da pessoa idosa, para realizar um diagnóstico da situação nas diversas regiões do estado do Paraná e verificar as necessidades específicas desse público. Além disso, os deputados estaduais querem saber como está a qualidade de vida do idoso paranaense, principalmente após a pandemia da Covid-19. E, para isso, vão disponibilizar canais digitais para realização de uma pesquisa situacional de cada região.

A secretária municipal do Idoso de Londrina, Andreia Ramondini Danelon, fará uma apresentação da SMI e dos serviços disponíveis no Município. Segundo ela, é importante que exista essa integração e aproximação dos deputados estaduais com os diversos órgãos públicos do Estado. “Londrina foi escolhida para abertura desse seminário por ter uma Secretaria Municipal do Idoso desde 1999 e por ter incorporado políticas de garantia de direitos e prevenção de uma forma sólida, através da sensibilidade e da visão da gestão do prefeito Marcelo Belinati. Discutir políticas e a importância dessa população em um seminário, com autoridades de diversas esferas do estado, é sempre muito importante para o fortalecimento das políticas públicas e para dar mais visibilidade há uma população que, em menos de dez anos, será a quinta maior do mundo em número de pessoas idosas no Brasil. O envelhecimento é uma realidade que precisa estar cada vez mais presente em todas as esferas políticas. Um seminário como este é uma oportunidade de abrirmos mais espaços de discussão para melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou.

O seminário será transmitido on-line por diversos sites, como o da Assembleia Legislativa, e pelas redes sociais. Os participantes que desejarem receber certificado poderão se cadastrar no site: www.defesadosidosos.org/seminario-norte-parana.

Os direitos dos idosos são um conjunto de princípios e regras que têm como objetivo garantir a qualidade de vida, a dignidade e a proteção da população idosa, possibilitando o exercício de sua cidadania. Por se tratar de um grupo vulnerável, seus direitos precisam ser construídos e aplicados para suprir as necessidades específicas. Entre eles, estão os direitos de envelhecer com saúde, liberdade, acesso à cultura, ao lazer, ao transporte, à moradia, à justiça, à previdência e outros.  Por isso, é importante que os gestores públicos e políticos busquem a integração das políticas públicas para promover programas e ações de forma conjunta entre saúde, assistência social, trabalho, educação e segurança.

Encontro em Cascavel – Além deste encontro, que acontecerá em Londrina, outro será realizado na cidade de Cascavel, no dia 29 de junho, no Teatro Municipal Sefrin Filho, situado na Rua Rio de Janeiro, 905, no Centro. Os deputados estaduais escolheram os municípios de Londrina e Cascavel para a realização do primeiro seminário fora de Curitiba devido as performances e ações na defesa dos direitos da pessoa idosa, que podem servir de exemplos para outras cidades paranaenses.

Programação

Às 7h – Entrevistas das autoridades à imprensa

Das 9h às 9h30 – Abertura da interiorização das ações das comissões permanentes da Alep com o deputado estadual Alexandre Curi.

Das 9h30 às 11h – Vídeo institucional da Prefeitura de Londrina e fala do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, seguido pelo vídeo da Prefeitura de Cascavel e do prefeito Leonaldo Paranhos. Finalizando a manhã com um representante do Ministério Público do Paraná.

Às 11h – homenagem ao Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa

Às 12h – Intervalo para o almoço

Às 14h – Reabertura dos trabalhos

Às 20h – Encerramento

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.