Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Haverá Campanha de Testagem Rápida e ações de orientação e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

O Centro de Referência Bruno Piancastelli Filho de HIV/Aids, através do Programa Municipal de IST/HIV/Aids, realizará diversas atividades em solidariedade as vítimas da Aids. As ações são alusivas ao “Dia 18 de maio: Vigília das Velas pelas Vítimas da Aids”, mobilização mundial em solidariedade às pessoas que faleceram pela doença, que começou em 1983 nas cidades de São Francisco, Los Angeles e Nova York, nos Estados Unidos, com o CandleLight Memorial.

Até hoje, a vigília acontece em centenas de cidades em todo o mundo, como forma de sensibilizar e mobilizar a sociedade e diferentes esferas governamentais para a necessidade de políticas públicas permanentes para o enfrentamento da epidemia HIV/Aids. Neste sentido, do dia 8 ao dia 11 de maio, das 7h às 12h e das 14h às 17h30, será realizada uma Campanha de Testagem Rápida para HIV/Sífilis/Hepatites B e C, no Centro de Referência (Alameda Manoel Ribas, 01, 2º andar). O horário deve ser agendado pela internet, no Portal da Prefeitura (clique aqui).

No dia 18 de maio, das 17h30 às 19h30, serão realizadas orientações sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testagem rápida, distribuição de preservativos masculinos e femininos e autoteste para HIV, no Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Por fim, no dia 21 de maio, acontecerá a “Vigília das Velas” durante a missa das 18h, na Catedral Metropolitana de Londrina.

A coordenadora do Centro de Referência Bruno Piancastelli Filho de HIV/Aids, Elizabeth Shibayama, ressaltou que apesar de vivermos em uma era em que há informações sobre tudo e em todo lugar e dos avanços técnicos científicos para prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção pelo HIV, o número de pessoas infectadas vem aumentando ao longo dos anos, principalmente entre os jovens. “A falta de debates sobre medidas de prevenção adequadas aos diferentes grupos mais vulneráveis à contaminação pelo HIV só agrava esse cenário. Mas, temos na prevenção o caminho mais eficiente para mudar esse quadro epidemiológico”, apontou.

De acordo com dados oficiais, em Londrina, de 4 de janeiro deste ano até o dia 28 de abril, foram diagnosticados 85 novos casos de HIV e três óbitos. Em 2022, foram diagnosticados 234 casos de HIV e 15 óbitos.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.