Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Convênio assinado hoje pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Sandai foi apresentado à Secretaria de Governo, por representantes da comunidade nipo-brasileira

A Prefeitura de Londrina recebeu, ontem (14) à tarde, a visita de representantes da comunidade nipo-brasileira que vieram anunciar a assinatura de um importante convênio entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a empresa Sandai, sediada na província de Hyogo, no Japão. Através da parceria, será promovido o intercâmbio de informações, recursos humanos, transferência de tecnologia e desenvolvimento de pesquisas com foco na agricultura sustentável, voltada à produção de morangos. Anteriormente, o protocolo de intenções havia sido assinado em cerimônia promovida na UEL.

A iniciativa prevê o desenvolvimento de tecnologia para a Rede Morangos do Brasil, que envolve pesquisadores e agricultores da cadeia produtiva. Instituída no ano passado, por meio de um Memorando de Entendimento entre instituições de cinco estados – Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina – a rede visa potencializar a redução de custos, aumento da produtividade e qualidade da fruta.

Participaram do encontro realizado na Prefeitura o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves; a coordenadora de Relações Internacionais da Província de Hyogo no Brasil, Cristiane Ueta; o presidente da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya, Luiz Omoto; o vereador Eduardo Tominaga; e a administradora da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Liz Rodrigues.

Esteves destacou que a parceria é consequência do intercâmbio cultural já existente entre Londrina e a cidade de Nishinomiya – localizada na província de Hyogo –, que são cidades-irmãs desde 1977. “Esse relacionamento é muito significativo não somente do ponto de vista acadêmico e cultural, mas também no aspecto econômico. Isso é um exemplo de que, por meio das relações com nossas cidades-irmãs, Londrina pode estabelecer iniciativas que promovem o desenvolvimento tecnológico e científico em diferentes áreas, como a agricultura”, disse.

De acordo com o presidente da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya, Luiz Omoto, a empresa Sandai é uma referência na produção de fertilizantes orgânicos, e o convênio trará diversas inovações para a produção rural local e estadual. “É uma iniciativa que envolve tecnologia de ponta, e que vai proporcionar diversos benefícios para as comunidades de Londrina e do Paraná”, apontou.

A coordenadora de Relações Internacionais da Província de Hyogo no Brasil, Cristiane Ueta, frisou que essa é uma iniciativa pioneira. “A ideia é que esses avanços tecnológicos sejam disseminados para o Paraná e o Brasil, através dos maiores produtores de morangos. Por isso, estamos muito satisfeitos com essa parceria, que é o primeiro convênio da UEL com uma empresa privada de renome na área de tecnologia agrícola”, afirmou.

Conforme o vereador Eduardo Tominaga, o estabelecimento desse convênio soma-se aos vários esforços empreendidos por instituições como a UEL, Prefeitura de Londrina, Câmara Municipal e Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya. “Destaco também a atuação da Cristiane Ueta, que tem representado no Brasil, com muita eficiência, o Governo de Hyogo. Vamos continuar trabalhando para consolidar cada vez mais essa parceria e trazer novas ações”, disse.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.