Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é apoiar os setores que mais sofreram com a crise e oferecer soluções para a alavancagem das empresas locais

A Prefeitura de Londrina, em parceria com o Sebrae/PR, setor produtivo e sociedade civil organizada, lançou, ontem (6), o Plano de Retomada da Economia. Trata-se de um plano de ação que definirá ações de curto prazo para apoiar os setores que mais sofreram com os efeitos da pandemia do coronavírus. O objetivo é que os negócios retomem o crescimento, voltem a gerar emprego, renda e movimentem a economia local.

Os detalhes do plano foram apresentados pelo consultor do Sebrae/PR, Sérgio Ozório. Segundo ele, o trabalho começa com o diagnóstico atualizado dos efeitos da pandemia em diversos setores da economia. Na sequência, a equipe definirá uma série de ações para o enfrentamento dos problemas, que serão articuladas em várias frentes, como logística, infraestrutura, inovação, comunicação, legislação, dentre outras.

Com o plano traçado, o grupo executará as ações ao mesmo tempo em que monitorará os resultados. A expectativa é atingir resultados como a recuperação ou elevação do Produto Interno Bruto (PIB), retomada da geração de emprego e renda, aumento da autoestima da população, fixação dos recursos na cidade e retomada da dinâmica econômica e social de Londrina.

O gerente regional do Sebrae no norte do Paraná, Fabrício Bianchi, explica que a instituição vai conduzir a metodologia, que partirá de um diagnóstico rápido e estruturação de um plano de ação com foco na retomada da economia local. “Vale ressaltar que várias ações têm sido feitas em Londrina desde o início da pandemia, em parceria com o poder público e sociedade civil organizada. O plano vem para reforçar esse trabalho, porque outras necessidades têm surgido”, explicou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Fernando Moraes, complementa que o plano vem para somar todas as ações já implementadas desde o começo da crise, como o aporte de recursos da garantidora de crédito, com empréstimos subsidiados aos empresários, e a criação de uma plataforma de marketplace e delivery para fomentar as vendas do comércio local na internet. “O plano vem para colocar Londrina nos trilhos novamente. As orientações aos empresários são importantes, porque o comportamento do consumidor mudou muito nesse período e as empresas precisam se adaptar ao novo cenário”, afirmou.

O trabalho terá duração de cinco meses, porém, algumas ações definidas podem se estender por mais tempo. O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, destacou a importância da parceria com o Sebrae/PR.

 “Vamos atuar juntos para atender os micros e pequenos empresários do comércio e setor produtivo de Londrina para alavancar a economia da cidade e retomar a criação de empregos”, ressaltou.

Além do Sebrae/PR e Prefeitura de Londrina, a iniciativa terá o envolvimento da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fiep, Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Norte do Paraná (Sindimetal Norte/PR), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Norte/PR), TI Paraná e Sociedade Rural do Paraná (SRP).

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.