Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serviço é voltado aos indivíduos com 18 a 59 anos, que não possuam apoio familiar ou condições de se sustentar ou

Na (29), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), formalizou Termo de Parceria com a Associação Flávia Cristina, para implantar o serviço inédito de Residência Inclusiva destinado ao acolhimento de pessoas com deficiência. A solenidade aconteceu no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Poderão ser acolhidas pessoas de 18 a 59 anos, que não possuem condições de se sustentar ou apoio familiar. Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas, distribuídas igualmente em três casas.  A previsão é que o serviço entre em vigor no início de março.

O principal objetivo da iniciativa é garantir proteção integral dos usuários e inclusão comunitária e social, bem como a emancipação pessoal, a construção progressiva da autonomia e a superação de barreiras. Para isso, as unidades contarão com cuidadores e serviços de psicologia, terapia ocupacional, assistência social, entre outros.

O prefeito destacou que o serviço representa um gesto de amor e que deve se transformar em modelo para todo o Brasil. “É um trabalho importantíssimo para as pessoas com deficiência, pois hoje muitas famílias têm dificuldades em dar assistência necessária a essas pessoas. Esse serviço contará com especialistas, para promover a inclusão das pessoas com deficiências no trabalho, no estudo, na sociedade, além de qualidade de vida”, frisou.

Quem fará a gestão do serviço será a Associação Flávia Cristina, instituição que já trabalha com crianças, jovens e adultos com deficiências. A instituição foi selecionada por meio de um Edital de Chamamento, publicado no ano passado. Anualmente, será investido um montante de R$ 1.375.046,64 no projeto, dividido em parcelas mensais de R$ 114.587,22.

O encaminhamento dos usuários será feito a partir da rede pública de serviços, por uma comissão multidisciplinar de avaliação. As equipes responsáveis pelo projeto vão elaborar um plano individualizado para cada usuário e o período da estadia nas unidades poderá ser temporário ou permanente.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, a implantação do serviço marca um momento histórico para a cidade, pois irá proporcionar respaldo às famílias das pessoas com deficiências. “Há famílias que, devido à inúmeras vulnerabilidades, não conseguem cuidar dessas pessoas, então ou elas abandonam ou deixam o indivíduo sozinho, o dia todo, para trabalhar. E isso faz com que essa pessoa possa sofrer diversos tipos de violência, como física, psicológica ou sexual. Hoje estamos rompendo com tudo isso, implantando um novo modelo no Município”, enfatizou.

A secretária municipal complementou que seis pessoas, que atualmente residem no Lar Anália Franco, serão transferidas para as residências inclusivas.

Para a diretora-geral da Associação Flávia Cristina, Cibele Hencklain Blaauw, o projeto de Residência Inclusiva rompe com a prática de segregação e isolamento das pessoas com deficiências. “Propõe moradias, dentro da comunidade, para que esses indivíduos possam exercer a sua cidadania e ter todos seus direitos respeitados. Teremos uma equipe formada por coordenador, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e cuidadores, para assistir no processo de autonomia da pessoa com deficiência”, disse.

O presidente da Associação, Osni José de Souza, lembrou que a instituição atua há 25 anos em Londrina e atende, atualmente, 808 pessoas. A entidade presta serviços nas vertentes da educação, na modalidade especial, para crianças jovens e adultos com deficiência intelectual, e também com a reabilitação neuropsicomotora de pessoas com deficiência.

Também compareceram na formalização da parceria servidores da SMAS, funcionários da Associação Flávia Cristina e o vereador Matheus Thum.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.