Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeito Marcelo Belinati assinou carta de adesão para ingressar ao programa da Organização Mundial de Saúde (OMS); professora especialista da UTFPR de Pato Branco apresentou mais detalhes na Prefeitura e ficará em Londrina até quinta (9)

Como forma de melhorar a qualidade de vida da cidade, aprimorando políticas públicas focadas no envelhecimento saudável da população idosa, a Prefeitura de Londrina está atuando para implantar o programa Cidade Amiga do Idoso. O intuito é incluir o município na Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis às Pessoas Idosas, por meio deste selo internacional criado e regulamentado, a partir de uma série de diretrizes, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Atualmente, 29 cidades brasileiras integram a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis às Pessoas Idosas, que reúne 1.333 cidades em todo o mundo, totalizando 47 países e mais de 260 milhões pessoas alcançadas pelas ações. Do total de municípios do Brasil reconhecidos pela certificação, 22 são do Paraná.

Para oficializar a manifestação de interesse por parte de Londrina, o prefeito Marcelo Belinati assinou, no final de abril de 2022, uma carta de adesão solicitando a inserção da cidade à iniciativa. O programa incentiva a promoção de ações e políticas públicas à população idosa, a participação ativa dos conselhos municipais da defesa dos direitos da pessoa idosa, e a realização de ações para enfrentamento das vulnerabilidades.

Professora Maria de Lourdes Bernartt, da UTFPR de Pato Branco (esquerda) junto com a secretária municipal do Idoso de Londrina, Andrea Ramondini. Foto: Emerson Dias / N.Com

E, ontgem (7), a professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) da cidade de Pato Branco, Maria de Lourdes Bernartt, que coordena a equipe Amiga do Idoso neste local, esteve na sede da Prefeitura de Londrina a convite da Secretaria Municipal do Idoso (SMI). Na visita, ela apresentou o programa ao prefeito Marcelo, à secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini e sua equipe, e à deputada federal Leandre Dal Ponte, que participou da reunião por transmissão on-line em vídeo. Também estiveram presentes representantes de diversas secretarias municipais.

Mestre, doutora e PhD em Educação, além de especialista em várias outras linhas de estudo, a professora Bernardtt é pesquisadora e referência no segmento de políticas públicas para pessoas idosas, incluindo a metodologia de implantação do Cidade Amiga do Idoso. Pato Branco é pioneira neste processo, desde 2018, tendo sido a primeira cidade paranaense, e a terceira do Brasil, a obter o selo Cidade Amiga do Idoso. A docente cumpre agenda em Londrina até esta quinta-feira, dia 10 (ver mais informações ao final).

A implantação do programa, segundo Bernardtt, envolve uma série de etapas, o que inclui, posteriormente à adesão do município junto à OMS, a mobilização da sociedade civil e instituições públicas e privadas, e a criação e nomeação de um comitê gestor responsável pela condução das atividades. “Depois do comitê consolidado, é feita a elaboração de um diagnóstico e de um plano de ação efetivo, que podem ser baseados em instrumentos já existentes, como um plano municipal para pessoas idosas, instrumento que Londrina já possui e será de grande valia. Estou muito feliz que Londrina está buscando aderir à Rede Global para obtenção do certificado, trabalho que vai além de um mero selo, sendo fundamental para pensar e construir uma cidade melhor para os idosos e toda a população”, disse.

Ainda segundo a docente, é necessário que os municípios reflitam sobre a importância de uma mudança cultural e estrutural voltada aos idosos. “A realidade hoje é que há menos pessoas nascendo, de forma geral, e existe um aumento gradativo na expectativa de vida. Nesse contexto, os governos precisam se preocupar em aprimorar suas políticas públicas focadas no envelhecimento ativo e saudável da população, trabalhando as áreas social, de saúde, educação, moradia, cultura, acessibilidade, mobilidade urbana e tantas outras relacionadas a este processo natural em nossas vidas. O programa da OMS destaca vários protocolos, como diagnósticos sociodemográficos e epidemiológicos, metas, responsabilidades, ações e parcerias direcionadas a essa finalidade”, ressaltou.

O prefeito Marcelo Belinati frisou que, neste primeiro momento, o mais importante é sensibilizar e mobilizar a gestão, preparar as bases, articular forças e unir diferentes setores para fazer o projeto ser implantado e render frutos em Londrina. “Vamos trabalhar duro junto à Secretaria do Idoso e tantas outras para fazer este projeto acontecer da melhor forma e fazer de Londrina uma Cidade Amiga do Idoso, reconhecida internacionalmente. Todos os cidadãos e cidadãs merecem a mesma atenção do poder público, mas é importante que os idosos recebam um cuidado especial, pensando no bom envelhecimento de todos nós. Esta adesão e implantação é um processo complexo mas que poderá surtir grandes resultados, a partir de um planejamento sólido”, comentou.

Por sua vez, a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, disse que Londrina tem todas as condições de construir um bom projeto a partir da adesão a este programa mundial. “Ser uma cidade amigável e boa para os idosos é uma preocupação central do trabalho já desenvolvido em Londrina, o que inclui uma secretaria municipal exclusivamente voltada aos idosos atuante há mais de 20 anos. Temos cerca de 100 mil pessoas idosas na cidade e devemos, cada vez mais, cuidar bem deste público, respeitar e garantir seus direitos, promover a inclusão e propiciar condições de envelhecimento saudável a todos. Este é um pontapé inicial que estamos dando, há muito o que ser feito e vamos atrás disso. A grande expertise da professora Maria de Lourdes em Pato Branco será importante para nossos próximos passos”, destacou.

A deputada federal Leandre Dal Ponte, articuladora e incentivadora de iniciativas direcionadas ao envelhecimento saudável, incluindo encaminhamentos referentes ao Cidade Amiga do Idoso, elogiou a gestão do prefeito Marcelo Belinati. Para ela, o trabalho corrente em Pato Branco pode até ser aprimorado por Londrina.

“Muitos idosos ficam invisíveis à sociedade, sofrendo preconceito, maus tratos, abandono e violência. O envelhecimento ruim da população reflete na vida de toda uma comunidade, então é preciso enfrentar os desafios, que são muitos, sendo o público idoso diverso em seus perfis, demandas e peculiaridades. Londrina é um exemplo de boa gestão para idosos e a rede da OMS é uma grande oportunidade que a cidade tem para qualificar seus equipamentos e otimizar seu alcance. Aproveitem essa incrível profissional que é a professora Maria de Lourdes, sumidade no assunto, e apliquem da melhor forma seus planejamentos”, afirmou.

Docente em Londrina

A professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) da cidade de Pato Branco, Maria de Lourdes Bernartt, participa de atividades em Londrina nos próximos dias. Nesta quarta-feira (8), ela visitará a sede da Secretaria Municipal do Idoso, nas instalações da Caapsml, conhecendo alguns dos serviços prestados. Na sequência, às 10h, haverá agenda no projeto Centro de Estudos e Formação para o Envelhecimento (CEFE), na rua Araçatuba, 490. No período da tarde, a partir das 14h, a visita será na Câmara Municipal, com as comissões de Direitos Humanos e Seguridade, e dos Direitos de Defesa e Bem-estar do Idoso.

Já na quinta-feira (9), Bernartt participa da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Londrina, às 13h30, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Norte – rua Luís Brugin, 570, esquina com avenida Saul Elkind. A docente irá ministrar a palestra principal do evento, abordando o tema de 2022 que é “O papel do sujeito (idoso) no processo do envelhecimento”.

Maria de Lourdes é professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus Pato Branco). Mestrado e Doutorado em Educação (Unicamp); PhD em Educação – Unochapecó e Universidade Nacional da Costa Rica (UNA). Especialista em Literatura Brasileira. Especialista em Língua Portuguesa – Descrição e Ensino. Especialista em Metodologia do Ensino Tecnológico . Licenciada em Letras- Inglês.

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR, na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento, na qual orienta os temas: Políticas públicas de educação e de desenvolvimento; Educação para populações do campo; Migração e refúgio; Envelhecimento e velhice; Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Direitos Humanos (GPPEDH). Membro do Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional ( CEPAD). Membro do Grupo de Apoio ao Migrante e Refugiado do Oeste de Santa Catarina (GEIROSC). Coordenadora de Projetos de Pesquisa e de Extensão.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.