Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto vai beneficiar estudantes de baixa renda com a inclusão digital e capacitação para o mercado de trabalho

O anúncio foi feito na quinta-feira (14), pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante participação do EG 2023 – 10º Encontro de Gestores de Telecomunicações, evento realizado em Londrina pelo Grupo Solintel. O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) faz parte do Programa Computadores para Inclusão, do Governo Federal, e foi viabilizado por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão da deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR), junto à Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação. A instalação deve ocorrer até o final do ano.

“Definimos como temas prioritários do nosso trabalho a conectividade universal e significativa, inteligência artificial, governo digital e integridade da informação. E, por isso, a implantação dos CRCs são fundamentais”, salientou o ministro Juscelino Filho. Os CRCs são espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos para a realização de cursos e oficinas e realiza o descarte correto de resíduos eletrônicos. Os equipamentos recondicionados em Londrina serão distribuídos para todo o Paraná.

“Londrina recebeu o projeto piloto do programa de Letramento Digital, que tem por objetivo preparar nossos alunos para o mundo digital. Os brasileiros têm que estar preparados para exercer profissões que nem existem e a conectividade e a formação da mão de obra são alguns dos pilares para o desenvolvimento do País”, afirmou a deputada Luisa Canziani.

Impacto social

O Programa Computadores para Inclusão já soma, desde sua criação, um total de 32,9 mil computadores doados, distribuídos para 717 municípios brasileiros. O objetivo é alcançar um total de 40 mil computadores doados, até o final de 2023. Quanto aos processos de formação, foram ofertados 145 cursos, resultando na formação de mais de 23 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho e a destinação de 3 mil toneladas de resíduos descartados de forma correta e consciente.

“O impacto social do trabalho realizado pelos CRCs é percebido na comunidade: formação humana, técnica e empreendedora, que busca fomentar a inclusão digital e a capacitação para o mercado de trabalho, com foco na complementação educacional e cultural, colocando o aluno como o protagonista do processo de aprendizagem”, salientou o ministro.

NCPML.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.