Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre eles o edital da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai disponibilizar R$ 10,5 milhões para apoiar eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência

Ontem (23), diretores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) estiveram em Londrina, na sede da Prefeitura, para divulgar os projetos da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC), como a Chamada Pública Nº 05/2022 – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2022. A edição deste ano vai disponibilizar R$ 10,5 milhões para apoiar eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência.

Estiveram em Londrina, o diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Lavouras; e a coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovações do MCTI, Silvana Copceski. Eles apresentaram os projetos para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, que representou o prefeito Marcelo Belinati na solenidade, diretores de escolas, professores da rede pública e vereadores. O encontro foi articulado pela deputada federal Luísa Canziani.

O diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Lavouras, disse que é fundamental conscientizar o cidadão comum sobre a importância do investimento em ciência e despertar, nas crianças e professores, a vontade de perseverar, estudar e ingressar nas carreiras científicas e tecnológicas. “O progresso do país depende disso, há estudos que mostram que, se nada for feito, em 2030 o Brasil vai ter 1 milhão de vagas em profissões altamente específicas, como programação de computadores, por isso a importância de despertar isso nas crianças. A nossa secretaria está trazendo uma série de programas que só dependem de mobilização e engajamento, a maioria gratuitos, por isso queremos impregnar Londrina com essa energia positiva”, explicou.

Como exemplos, Lavouras citou os programas de divulgação científica realizados em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), como o Caça Esteroide, acessível desde o Fundamental I, e o Imagens do Céu Profundo, totalmente gratuito e acessível para qualquer escola. “Temos, ainda, as Olimpíadas do Conhecimento, para o Fundamental I e II e Ensino Médio, totalmente gratuitas também, entre outros programas”, contou.

Com relação ao edital da SNCT, o diretor disse que a intenção da divulgação é qualificar os proponentes para que eles entendam como funciona o edital. “Isso é muito importante porque muitas vezes a pessoa não sabe como funciona a burocracia, então queremos atenuar essa barreira, para que mais escolas e prefeituras possam participar”, frisou.

A secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, contou que em Londrina muitas escolas da rede municipal são tecnológicas e disse que a tendência é que isto se amplie. “Já temos um ambiente de inovação bem bacana nas escolas municipais e com a possibilidade de participar da Semana de Nacional de Ciência e Tecnologia teremos mais uma chance para acessar recursos para o desenvolvimento de ações nestas áreas”, apontou.

A diretora da Escola Municipal Carlos Dietz, Vânia Isabeli Talarico Freitas da Costa, esteve presente na solenidade e destacou a importância do incentivo à ciência e tecnologia. “A tecnologia é uma tendência dos tempos atuais e associada à ciência as crianças se interessam muito mais. Este edital da SNCT vai trazer recursos, as escolas poderão apresentar projetos, e isso vai proporcionar, às unidades escolares, mais possiblidades de oferecerem um ensino de qualidade para os alunos”, afirmou.

Sobre a chamada pública

Os eventos realizados por meio da Chamada Pública Nº 05/2022 poderão ser presenciais ou virtuais, deverão ser gratuitos, abertos à comunidade e ocorrer durante o período de realização da 19ª SNCT. Eles devem ter a finalidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país, e ter como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

Podem participar prefeituras municipais, alunos e professores da educação fundamental, do ensino médio, do ensino profissionalizante/técnico da rede pública ou particular; escolas e instituições localizadas. A intenção é apoiar a realização da semana da ciência em todo o país e em todas as esferas municipal, estadual e distrital. Mais informações do edital podem ser conferidas na página do CNPq (aqui) e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de julho.

As atividades da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em todo o país ocorrerão de 17 a 23 de outubro, enquanto o evento no Distrito Federal será promovido entre 21 e 27 de novembro. Esta edição tem como objetivo refletir sobre a independência do país, que completa dois séculos em 2022, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do país desde então.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.