Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação foi realizada no último sábado reunindo estudantes de escolas da região centro-leste da cidade

O projeto Hoftalon nas Escolas, criado com o objetivo de diagnosticar problemas oftalmológicos em crianças da rede municipal de ensino matriculadas até o Ensino Fundamental, atendeu no último sábado (23) 112 crianças que participaram da primeira ação do ano realizada na Escola Municipal Carlos Kraemer, no Jardim Castelo, zona leste de Londrina. A instituição instalou oito salas para a realização de exames de diagnóstico. Deste total, 46 crianças receberam a indicação de uso de óculos e 13 foram encaminhadas para exames especializados.

Desde o início do projeto mais de 5 mil crianças já  foram atendidas e cerca de 1,5 óculos doados. Somente em 2023 foram 774 atendimentos com 437 óculos distribuídos gratuitamente e 50 encaminhamentos para especialistas realizados. A estrutura do projeto leva até as escolas médicos oftalmologistas, residentes, assistente social, equipe de enfermagem, equipe administrativa e voluntários. Além desta primeira ação, mais oito estão previstas ao longo de 2024, abrangendo cerca de 1,2 mil crianças.

Aquelas com indicação de uso de óculos escolhem gratuitamente a armação com o apoio de parceiros da instituição. Após a fabricação das lentes, os óculos são encaminhados para que a Secretaria de Educação faça o envio às escolas. O diagnóstico antes dos 7 anos é importante para evitar a ambliopia, além de problemas de visão como glaucoma, estrabismo, miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outros.

Doações da comunidade

O Hoftalon é reconhecido como um hospital de referência, sendo o maior prestador de serviços oftalmológicos em Londrina e região para pacientes do SUS, residentes em mais de 100 municípios. Com mais de 130 médicos, é a instituição que congrega o maior número de oftalmologistas no Brasil.

Para manter toda a estrutura e realizar melhorias contínuas no hospital, a instituição conta com programas de doações da comunidade pela Nota Paraná e agora pela Copel. As doações podem ser feitas por meio da conta de energia elétrica, bastando informar dados pessoais, unidade consumidora e valor da doação. As arrecadações serão destinadas às melhorias no ambulatório da Rua Cambará, exclusivo para atendimento aos pacientes do SUS.

Asimp/ Hoftalon

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.