Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.


Ocorreu, na terça-feira (25), a 6ª edição do evento Mercado em Foco Especial Varejo, uma realização da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), e neste ano, com a co-realização do Sebrae. Pela primeira vez, o encontro foi 100% digital, para seguir os protocolos de segurança impostos pela pandemia do novo coronavírus, e 100% gratuito, democratizando assim, o acesso a todos os interessados.  

A partir de um estúdio digital, o conteúdo foi transmitido pelo canal da ACIL no Youtube. Na pauta, a evolução e as principais tendências do mundo do Varejo, que é hoje um dos segmentos mais importantes da economia mundial e um dos setores que mais se atualizam continuamente.  

No último ano as transformações ganharam ainda mais celeridade, assim como as novas características que marcam os hábitos de consumo e as jornadas de compra. O Mercado em Foco trouxe então uma programação estratégica, com o intuito de agregar valor e eficiência aos negócios mesmo em tempos tão desafiadores.  

A presidente da ACIL, Marcia Manfrin, esteve presente no estúdio e enfatizou a relevância do evento. “Informação é o maior capital que você pode ter para o seu negócio. Trabalhar a gestão, a inovação, a tecnologia, é o que fará de você um empresário de sucesso para o futuro. Pensando nisso, a ACIL vem com o Mercado em Foco recheado de informações de ponta, de profissionais de sucesso, para que você receba, no conforto da sua casa, no seu escritório, o que existe de mais moderno em tecnologia e inovação”.  

O Sebrae é um grande parceiro da ACIL na busca pelo desenvolvimento e fortalecimento da cidade de Londrina. Fabrício Bianchi, gerente regional da entidade, também participou presencialmente. “É uma satisfação muito grande fazer parte desse time, participar com a nossa equipe juntamente nessas ações que realmente fazem a diferença na vida dos empreendedores.”  

Confira os temas abordados durante o evento:   

 “Tendências para os próximos anos – NFR"   

Lucas Hahn, coordenador de Mercado, Comércio e Franquias do Sebrae PR, foi o primeiro palestrante do dia e falou sobre as principais tendências apresentadas nas últimas duas edições do NRF, o maior encontro mundial do Varejo, que acontece em Nova York. Ele trouxe detalhadamente informações sobre temáticas que têm influenciado as transformações no segmento e que prometem causar impactos ainda maiores nos próximos anos, como e-commerce, dados, sustentabilidade, rastreabilidade, omnichannel, fidelização de clientes, inteligência artificial e humanização.  

 “Comportamento do consumidor: Entenda, engaje e venda”   

Tiago Rigo, gerente de Marketing da Fleming Medicina, trouxe um panorama sobre a importância da tecnologia no processo de identificação dos novos hábitos de consumo. Segundo ele, abrir canais de relacionamento e procurar ouvir efetivamente o consumidor é fundamental para entender onde, quando, como e por que as pessoas decidem suas compras, atendendo assim suas necessidades e expectativas.   

 “Inovar é ação”  

Fred Alecrim, co-fundador da Credere, falou sobre a capacidade de se reinventar e continuar evoluindo para acompanhar o consumidor por meio de processos inovadores, e a necessidade de deixar a resistência às mudanças de lado. Ele aponta três fatores que empresários precisam voltar a atenção: 1) o que é, efetivamente, uma tendência, algo que pode virar uma realidade no futuro; 2) o que é apenas “modinha”, ou seja, tomar cuidado para não investir muito em algo que vai passar muito rápido; e por fim, 3) identificar as pendências do negócio: o que deveria ter sido implementado mas ficou em stand-by? De acordo com Fred, muitas vezes, as dores dos negócios estão associadas a pendências, e não tendências. Fazer o básico bem feito ainda funciona e sempre vai funcionar. A inovação vem para potencializar o que já é realizado.   

 “Construindo uma experiência positiva e inovadora para o seu cliente”  

A programação contou também com um painel entre João Luiz Gilberto de Carvalho (doutor em Marketing, Felipe Scarinci (CEO da Carrinho Cheio) e Paula Tempelaars (head de Inovação da Renovretail), com moderação de Mário Nei Pacagnan, fundador e diretor de Projetos da Litz Estratégia e Marketing, que é também diretor de Produtos da ACIL.  O bate-papo teve como tema principal a construção de uma experiência completa e positiva ao novo perfil de consumidor. Os palestrantes falaram sobre a adoção de novas práticas inspiradas no cenário mundial, as soluções trazidas pela neurociência em diferentes níveis na jornada de compra e o poder da integração do contexto online com o offline.   

 “Vendas de impacto: Estratégias para acelerar resultados no varejo”   

E como não dá para falar em varejo sem falar sobre vendas, Murilo Gomes, fundador do Instituto Resultado, apresentou fatores e características que têm influenciado o desempenho da empresa. O especialista afirma que o segmento se tornou multicanal e a jornada do cliente agora começa no digital. Para ele, três pilares são fundamentais para acelerar resultados no Varejo: 1) ter as pessoas certas envolvidas no negócio; 2) apostar em processos comerciais; e 3) utilizar a tecnologia a favor da empresa.   

 “Wood Prime: A reinvenção do varejo de móveis na pandemia”   

Para encerrar a 6ª edição do Mercado em Foco Especial Varejo, Diego Soledade falou sobre o case da Wood Prime, empresa na qual é fundador e CEO, e que se consagrou como o primeiro e-commerce a alcançar 70% de vendas de móveis exclusivos. Marcada por uma trajetória de altos e baixos, Diego compartilhou como se deu a profissionalização e expansão da Wood Prime, e as decisões que fizeram a diferença na concretização do propósito de atender o cliente de forma personalizada e única. Além de investir em experiências tecnológicas e inovadoras, a empresa utiliza sua influência para fazer a diferença na sociedade por meio de diversos projetos sociais.  

Lançamento do Programa Varejo Inteligente   

Durante o evento, houve também o lançamento do Programa Varejo Inteligente, uma iniciativa do Sebrae, que tem apoio de diversas instituições, inclusive da ACIL. A consultora do Sebrae, Alesandra de Almeida, explicou que se trata de diversas ações voltadas à experiência e inovação, que buscam otimizar soluções que já estão em prática, com o objetivo de gerar conexões, parcerias e valor agregado ao Varejo. Algumas delas são a criação do Centro de Inovação do Comércio, a transformação da Rua Sergipe e o Programa Fature Mais, um processo de formação para os empresários.   

Aos interessados que não puderam acompanhar a programação em tempo real, todos os conteúdos estão disponíveis no canal da ACIL no Youtube.

Asimp/ACIL   

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.