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A necessidade do Contorno Leste para o desenvolvimento da macrorregião de Londrina e a preservação de vidas no trânsito mais uma vez ficou evidente na audiência pública na Câmara de Londrina, na semana passada. O deputado estadual Tercilio Turini destacou que a reunião com vereadores londrinenses e representantes de diversas entidades reforçou a mobilização para levar ao governador Ratinho Junior a reivindicação de incluir a obra rodoviária como obrigação das futuras concessionárias de rodovias do Paraná.

Tercilio Turini ressaltou que esse é o momento de assegurar o Contorno Leste nas concessões do Lote 3 e do Lote 4, que abrangem as rodovias na região. "Enquanto os editais de licitação não estiverem fechados, temos a possibilidade de lutar pela inclusão da obra que é determinante para o futuro da Região Metropolitana de Londrina, Norte Pioneiro e outras regiões próximas. Ou conquistamos o Contorno Leste agora ou Londrina corre o risco de ficar para trás", afirmou Tercilio Turini.

O consenso é que a comunidade precisa se unir pelo Contorno Leste, obra inclusive que já está nas diretrizes do Plano Diretor de Londrina desde 1998. O deputado estadual Tercilio Turini insistiu sobre a importância de fortalecer o movimento pelo Contorno Leste e parabenizou os vereadores presentes por ampliar o debate. O vereador Nantes coordenou a audiência pública com o suporte das vereadores Lu Oliveira e Lenir de Assis mais os vereadores Madureira e Beto Cambará.

Também defenderam o Contorno Leste o deputado federal Diego Garcia e dirigentes do Sinduscon, Acil, Ceal, Sescap, Fórum Desenvolve Londrina e outras entidades. A proposta é construir um ramal rodoviário com início na PR 445 (nas proximidades da unidade da Cocamar) para ligação até a BR 369 (nas imediações do Contorno de Ibiporã). O Contorno Leste vai viabilizar também o acesso ao Aeroporto de Londrina, criando possibilidade de circulação de caminhões e carretas para transporte de grandes cargas e despacho aeroviário. Um empreendimento de grande impacto na logística de transporte regional.

"A Região Metropolitana de Londrina já foi prejudicada na concessão anterior do Anel de Integração do Paraná porque a única grande obra prevista - o Contorno Norte - não saiu do papel, apesar de ter constado como obrigação contratual da concessionária e de a população ter pago tarifas extremamente caras de pedágio durante mais de duas décadas. As próximas  concessões estão programadas para 30 anos. Dessa forma, se o Contorno Leste não for definido agora como prioridade para o desenvolvimento de Londrina, toda a região corre risco de enfrentar enormes problemas de logística de transporte nas próximas décadas. O que significa impacto extremamente negativo na economia e na qualidade de vida do Norte do Paraná" - afirma o deputado estadual Tercilio Turini.

Ricardo da Guia Rosa/Asimp

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