Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Capacitação será realizada em formato on-line, a partir de quarta-feira (1º), por meio da Escola de Governo de Londrina

A partir desta quarta-feira (1º), estarão abertas as inscrições para o curso “O Papel da Rede de Proteção no Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes”, que será realizado em formato on-line por meio da Escola de Governo.

A promoção é do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, e o público-alvo são profissionais da Rede Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente de Londrina e demais pessoas que tiverem interesse pelo tema.

As inscrições devem ser feitas no site da Escola de Governo (clique aqui para acessar), com a chave de inscrição RPVCA-2022. O período de inscrição vai de 1º de junho a 1º de julho e quem deseja obter certificação deve obrigatoriamente se inscrever. Foi disponibilizada uma turma para o curso e não há limite de vagas.

O objetivo é possibilitar, ao aluno, a compreensão crítica da violência como fenômeno mundial e histórico, de caráter sociocultural; promover a reflexão sobre o caráter estrutural da violência e os determinantes sociais na intersecção entre gênero, classe e raça/etnia; e sensibilizar os participantes para a adoção de estratégias e práticas que contribuam para a ruptura com discursos e comportamentos que reforçam desigualdades e geram violências.

A equipe da coordenação do Comitê explicou que as crianças e os adolescentes, com frequência, são públicos vulneráveis às várias situações de violências, devido a sua condição peculiar, em decorrência das suas particularidades enquanto ser em desenvolvimento. Diante disto, o Comitê está ofertando um curso de qualificação para o atendimento a essas situações e apresentação dos fluxos para o atendimento e proteção.

“Sabe-se que a violência contra a criança e o adolescente é um tema que vem sendo alvo de diversas discussões, pois suas consequências produzem inúmeros impactos que poderão deixar marcas e sequelas, muitas vezes irreversíveis. Isso, se não ocorrer um atendimento adequado e fundamentado em uma política de atendimento integral a essa parcela da população”, ressaltou o coordenador do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, Fábio Sato.

A capacitação aborda diversos temas, incluindo os princípios do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente; a Rede de Proteção; a violência frente ao desenvolvimento emocional e psíquico da criança; a abordagem profissional frente ao relato espontâneo da criança e adolescente; a Escuta Especializada e o depoimento especial; os sinais e sintomas que sugerem violência; e o fluxo de proteção à criança e ao adolescente vítima ou testemunha de violência.

O curso coaduna com a Lei Municipal nº 13.262, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati em setembro de 2021, que institui a Política Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes no município de Londrina.

Docentes

– Beatriz Zampar, Médica de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde.

– Cristina Fukumori Watarai, psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, atendendo no Nucria, e uma das autoras do livro “O Segredo da Tartanina”.

– Fábio Eiji Sato, psicólogo da Defensoria Pública do Estado do Paraná, coordenador do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

– Lilian de Fátima Macedo Nellessen, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, integrante do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

– Martinha Clarete Dutra, professora da Secretaria Municipal de Educação, integrante do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

– Renato Mikio Moriya, médico da Universidade Estadual de Londrina, integrante do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

– Revia Aparecida Peixoto de Paula Luna, Promotora de Justiça titular da 10ª Promotoria de Justiça – Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

– Tissiane Tomáz de Aquino, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadora do Pronto Atendimento Infantil –PAI.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.