Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Melhorias foram realizadas em cerca de 30 km, beneficiando milhares de produtores e famílias que moram na região; também foram promovidas outras benfeitorias no distrito, como construção de creche, pavimentação e recape de vias

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, concluiu as obras em um trecho de cerca de 30 km de estradas que passam pela região do distrito de Lerroville. As melhorias contemplam as estradas Pari-Paró 1, que dá acesso a Tamarana, Pari-Paró 2 e do Apucaraninha, que faz ligação até a Usina Apucaraninha.

O objetivo é levar maior desenvolvimento para a região rural e qualidade de vida para as pessoas. As melhorias já estão beneficiando milhares de produtores que moram na região, além dos moradores dos assentamentos como o Eli Vive II e Pó de Serra, que também são beneficiados com a estrada do Pari-Paró 1 e 2.

Os serviços incluíram renovação da pista, com serviço de rolamento em cascalho, alargamento de quatro para oito metros, correção de irregularidades e a elevação de seu nível, importante para promover qualidade na consistência de tráfego e reduzir os impactos causados pelas chuvas. O local também recebeu instalação de novo sistema de drenagem e bueiros, que inclui integração de curvas de nível, para maior conservação do solo e melhor acesso às propriedades rurais.

As melhorias foram promovidas com recursos próprios do Município e o projeto contou com a parceria da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB). A maior parte dos maquinários e equipamentos utilizados foram cedidos pelo governo estadual ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional Bacia do Cafezal (CIDREBAC), que envolve as cidades de Londrina, Rolândia, Cambé e Arapongas. Alguns equipamentos utilizados na execução das obras são da Prefeitura.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Santos, contou que o CIDREBAC existe há 15 anos, mas só saiu do papel na administração do prefeito Marcelo Belinati. Segundo ele, a estrada do Apucaraninha é a mais movimentada do município e nunca teve um serviço desta envergadura. “Tudo isso será fundamental para o desenvolvimento da região e conforto dos usuários, pois são vias utilizadas no escoamento de produção, transporte de estudantes e acesso a outros serviços essenciais”, disse.

Outras melhorias

Lerroville, assim como os outros distritos, também teve a iluminação de suas vias públicas totalmente renovada com luminárias LED, que garantem maior luminosidade e economia de energia. O distrito recebeu 294 novas unidades, sendo 278 nas vias públicas e 16 ornamentais (praça), além de 40 na Vila Rural. Além disso, a prefeitura, por meio da Sercomtel Iluminação, responsável por todos os serviços de iluminação do distrito, está instalando dois postes na praça, modelos duplos curvo, para aumentar a iluminação do parque e da academia ao ar livre do local.

A população também foi contemplada com a construção de uma creche, reivindicada pelos moradores há 40 anos. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Aparecido Norato Claro foi entregue ontem (30), pelo prefeito Marcelo Belinati, totalmente mobiliado e equipado. A unidade estima atender 97 crianças, sendo 34 de dois e três anos, em período integral, e 63 de quatro anos, em período parcial.

Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), também realizou a pavimentação em diversas vias de Lerroville. Foram 2.279,95 metros quadrados pavimentados com recursos de emenda parlamentar, no valor R$ 361.765,20, mais 2.0545,00 metros quadrados de pavimentação e 13.940,75 metros quadrados de recape, que estão sendo feitos com recursos próprios da prefeitura, no valor de aproximadamente R$ 650.000,00.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.