Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com mais de 50 anos de trajetória nos palcos, o músico marcou seu nome na história musical da cidade, animando diversos públicos e gerações

Um dos músicos mais conhecidos e antigos de Londrina e região, o cantor e violonista Tigrão, como é conhecido Olício da Silva, de 78 anos, foi condecorado com o título de Cidadão Honorário de Londrina ontem (26). O prefeito Marcelo Belinati, como líder do Executivo, e o vereador Emanoel Gomes, enquanto presidente da Câmara Municipal, entregaram o diploma de reconhecimento público em uma visita à residência de Tigrão, que hoje cuida de problemas de saúde em sua casa, acompanhado pela esposa Elaine e a família.

O documento concedido destaca que a conferência do título é feita por conta dos relevantes serviços prestados pelo artista à coletividade londrinense, uma vez que ele somou mais de 50 anos de palco e trajetória musical, com vasta carreira e importante contribuição cultural à cidade.

Mineiro natural de Ouro Fino (MG), nascido em 5 de julho de 1945, ele chegou no começo da década de 70 a Londrina, cidade que abraçou como sua e o acolheu, vindo de Taquaritinga, no interior paulista. Tigrão sempre foi figura marcante tocando em shows, festivais, festas, bailes, bares, clubes, boates, restaurantes e diversos eventos em Londrina e outros locais, tendo criado uma ampla base de admiradores e influenciando músicos locais. Tocou diversos estilos com repertório transitando, conforme o projeto, pela MPB, samba, bossa nova, pop, sertanejo antigo, blues, rock e outros

Também foi proprietário de alguns pontos musicais famosos na cidade, dentre os quais a Casa do Tigrão, ativa por cerca de 20 anos, entre 1976 e 1996, na rua Professor Samuel Moura, paralela à avenida Maringá. Por lá, passaram nomes como Gilberto Gil, João Bosco, Jair Rodrigues, Benito de Paula, Wando, Sidney Magal e Originais do Samba, entre outros.

A entrega do título de Cidadão Honorário a Olício da Silva respeita a Lei Municipal nº 11.643, de 29 de junho de 2012, cujo projeto teve autoria do prefeito Marcelo, quando exerceu o cargo de vereador, juntamente com outros representantes do Legislativo na época.

No conforto de casa, e junto dos familiares, Tigrão expressou imensa felicidade e surpresa ao ser agraciado com a visita e condecoração. “Estou grandemente agradecido por essa homenagem tão bonita e especial que recebo aqui. É uma grande honra ser lembrado e saber que tanta gente em Londrina gosta de mim e do trabalho que fiz na música. A música me presenteou com tanta gente especial nessa vida, teve papel na construção familiar e de amizades, foi uma das razões para eu seguir sempre em frente”, celebrou.

O prefeito Marcelo bateu papo com o músico e o parabenizou pelo reconhecimento, enfatizando que Tigrão é um personagem querido pela cidade e faz parte da vida de muitas pessoas. “Londrina tem você como referência, foram tantos lugares e eventos em que você esteve, empreendimentos que comandou, e milhares de pessoas possuem bons momentos e lembranças guardados em si por conta da sua música e projetos que realizou. Eu via você tocar e sou um grande admirador do seu trabalho, fico muito feliz em poder estar aqui lhe entregando em mãos o título de Cidadão Honorário londrinense”, destacou.

A esposa Elaine da Silva, casada com o cantor há 43 anos, recebeu o prefeito e o presidente da Câmara, e fez questão de salientar que a honraria entregue será colocada em um quadro na parede para deixar a homenagem em destaque. “Estamos muito felizes em receber essa visita no dia de hoje, é um momento que ficará marcado para sempre dentro dele, o nosso Tigrão, e em todos nós que o amamos. Ele vem enfrentando dificuldades de saúde e locomoção, que aumentaram na pandemia, mas está aqui sorrindo, feliz e forte lembrando de tantas coisas boas. A arte da música sempre foi valiosa e especial para ele, nos conhecemos ainda na década de 70 e ele já estava nos palcos. Aqui, em casa, colocamos música para ele escutar e mostramos vídeos dele tocando e ele sempre adora e se emociona. Hoje é um dia muito bonito”, contou.

O presidente da Câmara Municipal de Londrina, Emanoel Gomes, leu em voz alta para Tigrão o texto do certificado de Cidadão Honorário, que é assinado por ele, pelo prefeito Marcelo e pelos vereadores que participaram da autoria do projeto de lei. “Desejo que você e sua família sejam abençoados com o melhor, e saiba que é um cidadão que marcou seu nome na história da cidade, levando música e animando muita gente. É uma satisfação ter a oportunidade de participar dessa visita”, frisou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.