Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi decretado ponto facultativo para secretarias e órgãos municipais na segunda, 28 de fevereiro, e terça-feira, 1º de março; serviços de urgência e emergência atenderão normalmente

A Prefeitura de Londrina informa como será o funcionamento dos serviços municipais na próxima semana, durante o Carnaval. De acordo com o decreto nº 162, publicado no Jornal Oficial nº 4.565, no dia 17 de fevereiro, foi considerado ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda (28) e terça-feira, 1º de março.

Com isso, neste período não haverá atendimento ao público na sede administrativa da Prefeitura e nas demais repartições municipais, incluindo as autarquias e fundações. Os órgãos que prestam serviços essenciais deverão escalar os servidores para que não ocorra interrupção e não comprometer a qualidade do serviço.

Saúde – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Sabará e do Jardim do Sol, o PA do Jardim Leonor, assim como o Pronto Atendimento Infantil (PAI) estarão funcionando 24 horas por dia. As unidades de referência para os casos de Covid-19, nestes dias, são a UPA Sabará e o PA do Leonor.

O atendimento também ocorrerá normalmente no plantão do CAPS III, Maternidade Municipal Lucilla Balallai e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU). O Pronto Atendimento (PA) do Jardim Maria Cecília (18h) abrirá das 7h à 1h, enquanto o PA do União da Vitória (16h) atenderá das 7h às 23h.

De sábado (26) a terça-feira (1º), ficarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção das que atendem a vacinação contra a Covid-19. Também não abrirão o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica Municipal, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I e o CAPS AD. O funcionamento retoma normalmente na quarta-feira (2).

Vacinação Covid-19 – No sábado (26), a vacinação para adultos será realizada nas UBSs do Jardim Alvorada, do Eldorado, do Jardim do Sol e do Ouro Branco, das 7h às 19h. E para as crianças de 5 a 11 anos, a aplicação de doses será feita no Centro de Imunização da Zona Norte, no mesmo horário. As salas de vacinação não abrirão no domingo (27) nem na terça-feira (1º); e o funcionamento na segunda-feira (28) ainda não foi definido.

Defesa Social – O trabalho operacional da Guarda Municipal de Londrina (GML) funcionará normalmente em todo o período. A equipe continuará fazendo o patrulhamento das áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e demais espaços similares.

O trabalho da GML também inclui o videomonitoramento e fiscalização de estabelecimentos suspeitos de descumprir os decretos municipais que regulam o funcionamento de comércio, indústrias e outros segmentos. Todos estes serviços operacionais funcionam 24 horas por dia. A comunidade pode fazer denúncias e registrar ocorrências junto a GML, por meio dos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil).

ACESF – O atendimento funerário da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) segue normalmente, todos os dias da semana, incluindo feriados, sábados e domingos. Somente a equipe administrativa não terá expediente nestes dias.

Políticas para as Mulheres – A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) estará fechada nos dias de ponto facultativo, com exceção do plantão do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), que funciona 24 horas.

As mulheres que tenham sofrido ameaças de morte relacionadas à violência doméstica e familiar, durante esse período, e que não possuam outro local para abrigo, devem se dirigir à Central de Flagrantes do 2º Distrito Policial (DP), que fica na Avenida Santos Dumont, 422. A equipe do 2º DP fará o contato com os técnicos do CAM, para o encaminhamento das vítimas.  

Agricultura – O Restaurante Popular de Londrina funcionará normalmente na segunda (28), das 11h às 14h, mas fechará na terça-feira (1º). O espaço fica localizado na rua Professor João Cândido, 14, ao lado do Terminal Urbano Central. Os atendimentos administrativos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento cumprem o funcionamento geral da Prefeitura para o carnaval, retornando apenas na quarta-feira (2).

Assistência Social – O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) funcionará das 9h às 15h, nos dias de ponto facultativo, pelo telefone (43) 99991-4568. Os Conselhos Tutelares, de todas as regiões de Londrina, atenderão em plantão de 24 horas. É possível contatá-los por meio do telefone (43) 99991-6752.

Trabalho, Emprego e Renda – A Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) está com todos os serviços disponíveis pela internet, inclusive para acesso no Carnaval. O atendimento presencial retoma normalmente na quarta-feira (2), por meio de agendamento pelo site www.londrina.pr.gov.br/trabalho. A SMTER funciona das 8h às 14h e a agenda semanal é aberta todas as quintas-feiras, às 8h.

Procon – O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD) estará fechado nestes dias. Cidadãos que precisem de informações ou que desejem fazer uma denúncia ou reclamação podem enviar um e-mail para procon@londrina.pr.gov.br. Na quarta-feira (2), o expediência acontecerá normalmente, das 9 às 15h.

Fazenda – A Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda não terá expediente na segunda (28) e terça-feira (1º). O funcionamento presencial retorna na quarta-feira (2), das 9h às 18h. É obrigatório realizar o agendamento prévio on-line no portal da Prefeitura, ou por meio do número telefônico 3372-4424. Outra forma de contato são os endereços de e-mail prontoatendimento@londrina.pr.gov.br e cobranca@londrina.pr.gov.br. O sistema on-line da Fazenda disponibiliza diversos serviços, incluindo a negociação e parcelamento de débitos de IPTU, ISS e outras dívidas e taxas municipais. 

Cultura – As bibliotecas municipais estarão fechadas nestes dias. O atendimento será retomado na quarta-feira (2). A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, no centro, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. A Biblioteca Eugênia Monfranati, situada na região sul, atende de segunda a sexta, das 8 às 17h. A Biblioteca Infantil, das 12h às 18h, também durante a semana, e as demais bibliotecas (Padre Adelino de Carli e Lupércio Luppi), das 8h às 14h. 

Os atendimentos administrativos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) cumprem o funcionamento geral da Prefeitura para o carnaval.

CMTU – Os setores administrativo e de atendimento ao público, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), irão funcionar normalmente entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, período em que se comemora o Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas. Também os serviços de rua, como as atividades de fiscalização do tráfego e de sinalização viária, serão desenvolvidos sem alterações.

Os trabalhos de capina do mato, varrição, conservação de lagos, lavagem de pisos e outras ações de limpeza e manutenção serão executados sem interrupções. A coleta do lixo será feita regularmente, enquanto o recolhimento dos resíduos recicláveis terá algumas mudanças. Isso porque a cooperativa Cooper Região irá adiantar o expediente de terça-feira (1º) para segunda, a Coocepeve fará a compensação na quarta (2) e as demais não terão recesso.

No sábado (26) e domingo (27) que antecedem o Carnaval, o transporte coletivo irá operar com a tabela de horários referente a estes dias da semana. Entre segunda (28) e quarta (2) as partidas ocorrerão com a escala dos dias úteis, sendo que, na terça-feira (1°), haverá redução de frota nas linhas que atendem a escolas e universidades.

Administrado pela CMTU, o Terminal Rodoviário de Londrina irá operar como de costume. O mesmo está previsto para as feiras livres, feiras da lua, feiras gastronômicas e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela, que abrirão das 8h às 17h. Solicitações, queixas e denúncias da população serão atendidas pelo telefone (43) 3379-7900. O site cmtu.londrina.pr.gov.br também continuará disponível para a mesma finalidade.

Dayane Albuquerque e Danylo Alvares/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.