Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O material inédito reúne dados sobre as principais realizações, obras e investimentos no período de 2017 a 2020

Uma compilação das principais realizações apontadas pelas secretarias e órgãos municipais de Londrina, destacando informações sobre ações, obras, projetos e políticas públicas desenvolvidas no quadriênio de 2017 até 2020. Trata-se do Caderno de Ações da Prefeitura, publicação inédita elaborada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT).

Em sua primeira edição, o estudo tem como objetivo disponibilizar à população, de forma organizada, um panorama regionalizado com dados e números oficiais, incluindo valores e origem dos recursos financeiros utilizados pelo Município. Lançado no dia 8 de dezembro, o material está disponível para acesso no Portal da Prefeitura, com acesso direto por este link bit.ly/2KNjN6S.

Essa iniciativa é mais um instrumento que soma para a consolidação do plano de transparência que a Administração Municipal vem aplicando em Londrina, aprimorando e ampliando as formas de controle e acesso à informação. O Caderno de Ações é composto por mais de 60 páginas, que fornecem aos leitores e pesquisadores informações dispostas em gráficos, mapas, tabelas e quadros detalhando os serviços demonstrados.

Os conteúdos apresentados referem-se a 24 secretarias, órgãos ou setores ligados à Prefeitura, e estão atrelados às ferramentas de planejamento do Município, como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). A equipe de desenvolvimento é a mesma que já produz, todos os anos, o Perfil de Londrina, publicação que reúne dados socioeconômicos, ambientais, territoriais, de infraestrutura e administrativos provenientes de fontes oficiais.

De acordo com o gerente de pesquisa da Diretoria de Planejamento da SMPOT, Alexander Korgut, um dos coordenadores da produção, a proposta da iniciativa é entregar à cidade um resumo de fácil acesso e compreensão a respeito do que o Município realizou de mais importante nos últimos quatro anos. “Esta publicação ocorre pela primeira vez e reúne informações sobre os investimentos para realização de várias políticas públicas importantes. Com linguagem e abordagem simples, o caderno traz conteúdos úteis e aprofunda a questão da transparência, que vem sendo muito bem trabalhada e aperfeiçoada pela atual gestão. A ideia é manter este novo trabalho e tentar aprimorá-los nos próximos anos, tornando-o mais recorrente, com a possibilidade de uma edição anual”, apontou.

Korgut contou que o trabalho de captação e compilação dos conteúdos, junto a todas as unidades abrangidas, foi amplo e exigiu quase um semestre de atividades. “Para a elaboração da primeira versão do Caderno de Ações, iniciado em julho, contamos com a colaboração e gentileza de servidores de todas as secretárias e órgãos municipais. As informações devem ter precisão e isso exige fazer pesquisas, realizar a ponte entre os setores envolvidos, verificar e revisar informações, além da demanda rotineira já existente. Também tivemos o período de pandemia, que exigiu adaptações nos serviços da Prefeitura, mas conseguimos finalizar com êxito o material, agora já disponível para qualquer pessoa”, disse.

O diretor de Planejamento da SMPOT, Walter Cortez Mostaço, que idealizou o projeto Caderno de Ações, deu mais detalhes sobre como surgiu a proposta de montar a publicação. Segundo ele, o surgimento se deu a partir de uma demanda específica de levantamentos técnicos sobre ações e obras de duas secretarias, de onde partiu a ideia de envolver todos os órgãos municipais em um material mais amplo.

 “Mobilizamos cada pasta a colaborar com este novo trabalho. A vantagem do formato é que ele aponta o que foi realizado por regiões, o que ajuda o público a se localizar e entender com mais facilidade. Para 2021, já iniciamos a elaboração de outro produto que queremos anexar ao Perfil de Londrina para aprimorar esta publicação. A ideia é produzir um anexo com dados próprios e atualizados, para além das fontes oficiais como o IBGE, das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. A vantagem deste trabalho é que ele ajudará a qualificar a visão geral de atuação das políticas públicas, com dados mais reais e atuais ao público. Aos poucos, pretendemos inserir novas secretarias, conforme as demandas permitirem”, detalhou.

Conteúdo

Ao acessar o material, o público pode conferir dados relacionados a construções, reformas e melhorias de equipamentos públicos e outros pontos. Isto inclui unidades de saúde, escolas, creches, sedes, imóveis habitacionais, praças, unidades culturais e esportivas, complexos industriais, terminais urbanos, cemitérios e capelas mortuárias, CCIs, centros de referência, instalação de iluminação pública, dentre outros. São resumidos os repasses e recursos aplicados, bem como suas origens.

Também estão disponíveis informações sobre as dezenas de obras viárias e infraestruturais como construção e revitalização de pontes e viadutos, criação de novos ramais de interligação viária entre regiões, duplicação, pavimentação e prolongamento de pistas de avenidas e ruas, melhorias em estradas rurais, adequações de trânsito, recomposição de galerias pluviais, compondo amplo pacote de serviços. Outros pontos são os investimentos para aquisições de equipamentos e modernização e informatização dos serviços das secretarias e órgãos, capacitações de servidores, além da execução de serviços de limpeza e manutenção espalhados por toda a cidade.

Compõem a publicação as secretarias de Saúde; Educação; Obras e Pavimentação; Assistência Social, Agricultura e Abastecimento; Políticas para as Mulheres, Defesa Social; Idoso; Cultura; Ambiente; Planejamento, Orçamento e Tecnologia; Fazenda; Governo; Gestão Pública; Recursos Humanos; Trabalho, Emprego e Renda; Ouvidoria-Geral do Município; CODEL; CMTU; COHAB; Fundação de Esportes; PROCON; ACESF e Sercomtel Iluminação.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.