Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Igreja na zona Oeste de Londrina está confiada aos freis franciscanos, que comemoram os 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis, em Greccio, na Itália

Em comemoração aos 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis, em Greccio, na Itália, em 1223, o Papa Francisco concedeu aos católicos, neste Natal, a graça da “Indulgência do Presépio”. Receberão indulgência plenária todos os fiéis que rezarem diante do presépio em uma igreja confiada a frades franciscanos de todo mundo e cumprirem as demais condições. A indulgência pode ser recebida entre 8 de dezembro (Solenidade da Imaculada Conceição) a 2 de fevereiro (Festa da Apresentação de Jesus no Templo).

Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa. Ou seja, toda vez que um fiel se confessa com o padre, ele é perdoado dos seus pecados, pela graça de Deus, porém, mesmo perdoado, permanece uma pena temporal pelo dano que aquele pecado causou. Esta pena é remida quando o fiel obtém a indulgência.

Para alcançá-la, é sempre necessário cumprir algumas ações que a Igreja indica: ter se confessado com o sacerdote, participar da Santa Missa e receber a comunhão eucarística, rezar pelas intenções do Papa e rejeitar todo apego ao pecado. Além disso, para obter a indulgência na comemoração dos 800 anos do Natal de Greccio, é preciso rezar diante do presépio de uma igreja confiada aos freis franciscanos.

Em Londrina, os fiéis podem obter indulgência na Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Decanato Oeste), confiada aos Frades Menores Missionários. Abrindo o período da indulgência, a paróquia terá a bênção do presépio, na sexta-feira, 8 de dezembro, durante a Santa Missa, às 19h, com a presença do arcebispo dom Geremias Steinmetz, que estará em visita pastoral na comunidade.

O que é indulgência plenária?

A indulgência plenária é uma graça concedida pela Igreja Católica através dos méritos de Jesus Cristo para eliminar a pena temporal merecida pelos pecados já perdoados em relação à culpa.

Como obter a indulgência plenária

O fiel deve visitar uma igreja franciscana e rezar diante do presépio ali existente. Por isso, todos os presépios franciscanos permanecerão montados até a Festa da Apresentação de Jesus, em 2 de fevereiro, e não até a Festa da Epifania, em 6 de janeiro.

Condições para receber a indulgência

Além disso, é preciso seguir os outros requisitos da Igreja para se obter as indulgências plenárias, ou seja:

• confissão sacramental, rejeitando qualquer apego ao pecado;

• comunhão eucarística, preferencialmente na Santa Missa;

• oração nas intenções do Papa, por exemplo, um Pai Nosso e uma Ave Maria, mas podendo ser outras orações conforme a piedade e devoção.

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade fica na R. Pedro Nolasco da Silva, 178 - Jardim Tokio, em Londrina.

Juliana Mastelini Moyses /Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.