Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ação inclusiva será realizada nesta segunda-feira (21/3) no Cinesystem do Londrina Norte Shopping

Hoje, segunda-feira, 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para celebrar a data, o Cinesystem do Londrina Norte Shopping vai disponibilizar ingressos gratuitos de cinema para pessoas com Síndrome de Down e um acompanhante. Não haverá sessão especial, mas sim gratuidade em todas as salas durante a data.

Importante ressaltar que, a participação de pessoas com deficiência em atividades culturais e artísticas é fundamental no processo de desenvolvimento da autonomia, bem como na ampliação da diversidade, e na construção de uma sociedade mais inclusiva. A arte constitui uma linguagem dos sentimentos, das emoções; de extrema importância para formação do indivíduo e do coletivo.

Portanto, o foco da ação é propor a reflexão e ressaltar as capacidades e potencialidades da pessoa com Síndrome de Down.

A Síndrome de Down tem características próprias, por isso não será necessário comprovação médica.

O que é a Síndrome de Down

Segundo o IBGE, estima-se que no Brasil há cerca de 300 mil pessoas com a síndrome de Down.

Olhos puxados, rebaixamento do osso do nariz entre os olhos, dobra nas orelhas, pescoço baixo, pés e mãos pequenos são alguns dos indicativos mais facilmente percebidos. Mas você sabe o que faz alguém ter Down?

A resposta está no DNA. A população, em geral, tem 46 cromossomos divididos em 23 pares. Metade vem da mãe, metade do pai. Muitas vezes – mais especificamente uma vez a cada mil, mais ou menos, segundo a Organização Mundial de Saúde – a formação do par 21 vem com um “erro”, e em vez de um par, são herdados três cromossomos.

Essa trissomia começa a ser reproduzida em todas as células do feto a partir de então, e é assim que a síndrome se consolida no indivíduo.

Na dúvida, é válido fazer um exame que “fotografa” os cromossomos de algumas células. O nome dele é cariótipo. Outros tipos de mapeamento genético também são capazes de apontar a trissomia.

Micheli Monge/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.