Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é que os profissionais sejam um elo de ligação entre a comunidade rural e a Prefeitura de Londrina

Na segunda-feira (28), cinco administradores distritais tomaram posse de seus novos cargos e participaram de sua primeira reunião de trabalho, no auditório da Prefeitura de Londrina. Foram nomeados pelo prefeito Marcelo Belinati e assumiram as funções: Admir Aparecido Rodrigues (Guaravera); Leide Alves Oliveira (São Luiz); Tânia Paula Malaquias Ferreira (Irerê), Sérgio Vanzo (Espírito Santo), Leonilso Jaqueta (Warta).

Eles foram recebidos pelos secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Régis Cesar Choucino, e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada. Além dos cinco recém-nomeados, já são administradores dos distritos Milton Cesar dos Reis (Paiquerê), Maria Helena da Conceição Silva (Lerroville) e José Roberto Pereira (Maravilha).

O objetivo de nomear os administradores dos distritos é facilitar a comunicação entre o Poder Público Municipal e os moradores da zona rural de Londrina. Assim, espera-se que esses profissionais possam ouvir as demandas da população e levá-las aos gestores públicos, para que sejam analisadas e solucionadas. “Os administradores distritais são pessoas fundamentais para a administração pública, porque vão ajudar a administrar os distritos trazendo suas demandas na saúde, educação, infraestrutura e outras áreas. Eles são o elo direto entre a administração e as secretarias e nós da Secretaria de Agricultura daremos o suporte, para eles nos distritos nos ajudarem a administrar”, disse o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Cesar Choucino.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, reforçou que os novos integrantes da equipe municipal farão a ligação entre a comunidade da zona rural e a Prefeitura. “Por morarem nos locais e conhecerem de perto as necessidades, eles farão a interlocução entre os distritos e patrimônios com a Prefeitura e administração pública. E já estão trabalhando, há muito a ser feito. Hoje teremos a primeira reunião do grupo para discutir as melhorias a serem feitas para os distritos nos próximos quatro anos”, citou.

Canhada lembrou também que, desde o primeiro mandato do prefeito Marcelo Belinati, a Prefeitura tem investido em melhorias e desenvolvimento para a população que reside nos distritos e patrimônios rurais. “Fizemos investimentos importantes nas nossas estadas rurais, com maquinário e recursos humanos; construção de creches e reformas nas UBSs; mais as obras de infraestrutura e recape em vários distritos, que hoje têm 100% de iluminação pública em LED. É um trabalho contínuo para retribuir, ao homem do campo, com o muito que eles colaboram para a cidade de Londrina”, afirmou.

Para Leonilso Jaqueta, que é um dos administradores distritais nomeados pelo prefeito para ajudar a população do distrito da Warta, essa é uma tarefa de extrema importância, porque escuta os anseios dos moradores e busca levar as melhorias até a área rural. “Nós entendemos que esse cargo é importante para melhorar a qualidade de vida nos distritos, para oferecer um serviço público de qualidade e trazer novidades para os moradores. Na Warta, onde moro, por exemplo, pretendo trazer algo novo para os jovens, para que eles tenham uma ocupação, lazer e esporte, além de trabalhar pelas estradas rurais, que é uma deficiência que a Prefeitura tem trabalhado, mas ainda há bastante a ser feito”, disse Jaqueta.

Leonilso Jaqueta entende bem da demanda da população visto que 2001 a 2004 ocupou um cargo público de vereador em Londrina, na sequência (2005 a 2011) foi diretor comercial da Sercomtel e de 2018 a 2020 foi superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf).

Assim como ele, a Prefeitura de Londrina nomeou o morador do distrito de Guaravera, Admir Aparecido Rodrigues, que conhece bem a região de Guaravera, onde mantém um comércio. Ele se criou no distrito e só ficou um tempo fora, quando foi morar em Curitiba, porém há oito anos retornou à zona rural, onde reside com a esposa e um filho maior de idade. “Quero levar a demanda da Pracinha do Distrito e o pedido por mais policiamento na zona rural. Esse trabalho é importante, porque quem vive aqui sabe quais são os problemas e pode ajudar”, disse Rodrigues.

Já a administradora distrital, Maria Helena da Conceição Silva, mais conhecida como Leninha, explicou que vem atuando pela zona rural desde o início do ano, quando tomou posse de seu cargo. Nascida na Fazenda Santa Tereza, em Lerroville, hoje, aos 60 anos, ela continua vivendo nesse distrito e vem executando um papel importante para aquela população. Leninha foi da Pastoral da Terra e trabalhou durante 37 anos como professora da rede pública, atuando, por exemplo, na Escola Municipal Fernão Dias, em Cambé.

Desde criança, Maria Helena viu seus pais ajudarem a comunidade do distrito e, atualmente, ela reproduz o que aprendeu. Além de administradora distrital, muitas vezes, ela leva os moradores de Lerroville nas idas aos atendimentos médicos na zona urbana e ajuda na documentação para a aquisição de benefícios sociais, como da aposentadoria. “Eu gosto muito de ser administradora do distrito de Lerroville, porque é algo que fiz a vida toda e vi meus pais fazendo. Hoje mesmo vou aproveitar para levar alguns ofícios às secretarias municipais de Obras e de Educação. Esse é nosso papel: levar as reivindicações dos distritos até os órgãos públicos. Aqui, nós tiramos fotos, fazemos vídeos e mostramos as demandas que estão sendo discutidas na associação de moradores e como vivo desde criança aqui, acabo conhecendo todo mundo”, disse Silva.

O decreto nomeando os cinco primeiros administradores distritais é o nº 657, publicado no Jornal Oficial do Município nº 4379 (clique aqui para ler), o Decreto nº 189 do Jornal Oficial nº 4281 nomeia José Roberto e o Decreto nº 180 do Jornal Oficial do Município nº 4275 os demais.

Ana Paula Hedler e Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.