Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ciclovia já existente está sendo recuperada e cerca de 95% dos serviços de revitalização da avenida já estão finalizados; a entrega da obra deve ocorrer em abril deste ano

Em fase final de execução, as obras de revitalização da avenida Leste-Oeste, uma das mais importantes vias de Londrina, caminha para os últimos serviços. A Prefeitura deu início, no final da última semana, ao processo de reconstrução das antigas ciclovias existentes ao longo da avenida. O piso, hoje deteriorado, está sendo demolido e ganhará pista nova em concreto. Além disso, os trabalhos contemplam execução de adequações e correções em travessias de pedestres na área do canteiro central.

A previsão é que estes serviços, complementares ao contrato inicial da obra, fiquem prontos em cerca de 20 dias, caso as chuvas não interrompam o andamento. As melhorias abrangem a Leste-Oeste na extensão compreendida entre as ruas Guaporé e João Pessoa. A parte de sinalização e pintura serão feitos pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Antes dessa fase da obra, já havia sido feita, em 2020, a pavimentação com asfalto novo em toda a extensão da avenida Leste-Oeste, bem como a readequação da rede de galerias pluviais em vários pontos, e melhorias em calçadas e meio-fio. A obra também já teve a construção de novas ciclovias em trechos que ainda não contavam com essa estrutura. Foram criados novos trechos nos trajetos que vão da avenida Dez de Dezembro até a rua Guaporé, e da avenida Universo até a UPA Jardim do Sol.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, frisou que as melhorias são necessárias para recuperar a pista da ciclovia, que estava muito degradada há vários anos. “No projeto inicial, já foram entregues os novos trechos de ciclovias na Leste-Oeste onde não existiam. No entanto, o canteiro da ciclovia antiga está bem desgastado. Muitas árvores, quando crescem, acabam levantando e trincando o piso. Os buracos atrapalham ciclistas e pessoas que andam pelo canteiro, podendo oferecer riscos de acidentes. Por isso, após levantamentos, decidimos que era necessário fazer também a renovação da ciclovia, uma vez que a avenida Leste-Oeste vem sendo totalmente revitalizada”, citou.

A revitalização da avenida Leste-Oeste está 95% concluída. Além dos trabalhos de reconstrução da ciclovia antiga, restam alguns pontos de sinalização viária. Essa obra foi dividida em dois lotes, sendo o primeiro compreendido entre a avenida Dez de Dezembro até os limites da avenida Rio Branco, e outro que inicia a partir do cruzamento com a avenida Rio Branco e vai até a avenida Universo. “As obras estão nos últimos ajustes, mas a avenida já está com outra cara após todos os serviços realizados”, completou Verçosa.

O investimento total das obras ultrapassa R$ 14,8 milhões. A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) é responsável pela fiscalização dos serviços, que estão sendo prestados pela empresa Weiller Construção Civil Ltda.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.