Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em breve, Londrina contará com uma Maternidade mais ampla, moderna e confortável para atender as mães e suas crianças; Lago Igapó II está sendo revitalizado e ganhará diversas melhorias

Mais uma etapa de vistorias em obras públicas foi concluída pela Prefeitura de Londrina na terça-feira (30). Dessa vez, o trabalho de fiscalização ocorreu nas obras de reforma da Maternidade Municipal Lucilla Balallai e de revitalização do Lago Igapó II. Estiveram presentes nas atividades o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; engenheiros e fiscais das obras visitadas.

A Maternidade Municipal continua passando por reforma na área central da cidade. O investimento total nas obras é de R$ 6 milhões, aproximadamente. Em novembro de 2020, a Prefeitura já havia entregado a primeira parte executada, que foi a construção da nova ala deste equipamento público, possibilitando a ampliação de cerca de 1.000 m² do prédio original da Maternidade, que passou a ter área de 3.335,14 m². A área inaugurada comporta o novo Centro Cirúrgico, agora interligando o Centro de Parto Normal ao Centro Obstétrico, e ainda conta com salas cirúrgicas, sala de recuperação pós-anestésico, sala de esterilização de materiais, sala de costura, local para depósito de produtos e uma lavanderia.

Os serviços atuais das obras estão voltados para a revitalização da ala de atendimentos de pré-parto, que avança para a fase de acabamentos. Este espaço vem recebendo várias melhorias e readequações para dar mais conforto e segurança às mães com suas crianças, além de aprimorar as condições de trabalho dos profissionais que ali atuam. Com a realocação do Centro Cirúrgico para a ala nova já entregue, esta parte do prédio terá mais espaço interno e ainda ganhará mais três leitos, totalizando dez leitos de pré-parto. A revitalização abrange reconstrução e readequação da estrutura de alvenaria, cobertura, paredes e pisos, substituição de janelas e portas, instalações hidráulicas e elétricas, instalação de elevador, entre outras intervenções.

Durante vistoria pelo local, o secretário Marcelo Canhada avaliou a execução das obras da Maternidade Municipal. “O resultado está sendo muito positivo, uma obra de excelente qualidade. Em pouco tempo Londrina ganhará uma nova maternidade, mais ampla, com mais leitos, modernizada e proporcionando mais conforto para as mães atendidas e seus bebês. A construção da nova ala já foi feita ano passado, terminando a parte de ampliação, e agora a parte antiga está sendo totalmente repaginada para fechar essa obra. A ala pré-parto está sendo revitalizada e a última parte será a reforma da ala pós-cirúrgica”, comentou.

Canhada ressaltou que o prédio renovado terá quartos individuais e climatizados e todos os ambientes estão sendo rearranjados para o aprimoramento dos atendimentos. “As mães atendidas na Maternidade terão o mesmo conforto e comodidade que as mulheres que realizam parto em hospitais particulares. A entrega da obra deve ser feita em cerca de oito ou nove meses”, enfatizou.

Após a reforma, a Maternidade Municipal contará com 10 leitos pré-parto e outros 40 para atendimento pós-parto. A realização dos serviços, cerca de 55% executados, é pela empresa Tekenge Engenharia e Construções Ltda.

Lago Igapó II

Outra obra visitada na terça-feira (30) foi o Lago Igapó II, que está sendo revitalizado. Segundo Marcelo Canhada, essa área ganhará várias melhorias para valorizar, ainda mais, um dos principais cartões postais de Londrina e trazer mais segurança, conforto e qualidade de vida aos frequentadores. “Essa obra tem um projeto belíssimo e será muito importante, beneficiando os milhares de visitantes que o Lago Igapó recebe. Toda a extensão do Igapó II terá ciclovia renovada com pintura e sinalização, serão instaladas novas estruturas de floreiras ao longo do passeio e área de caminhada, haverá calçadas refeitas, iluminação com LED, e ilhas de descanso com bancos para acomodar as famílias durante o lazer e atividades físicas. As pessoas estão com muitas expectativas acerca dessa obra e estamos trabalhando para que a entrega seja feita o quanto antes. A cidade e região ficarão encantadas com o resultado das mudanças no nosso Lago Igapó, que ficará muito bonito e acessível”, destacou.

O secretário de Planejamento ainda acrescentou que o andamento inicial das obras foi prejudicado pelas chuvas intensas que caíram em janeiro e fevereiro. “Também houve atraso por conta de dificuldades encontradas pela empresa responsável pela execução para a aquisição de alguns materiais de fornecedores, como cimento, por exemplo, no período de pandemia”, citou.

Em um primeiro momento, os serviços estão sendo realizados para a instalação das estruturas das novas floreiras que ficarão posicionadas contornando toda a área do Lago Igapó II, substituindo os tachões antigos na pista. Os trabalhos acontecem na rua Bento Munhoz da Rocha Neto, a partir da avenida Ayrton Senna, sentido avenida Higienópolis. O investimento total da Prefeitura nesta obra é de cerca de R$ 960 mil.

Haverá a revitalização de calçadas e meio-fio na área da avenida Higienópolis, renovação de piso e ciclovia no entorno do Lago II, melhorias em asfalto, pintura e sinalização. Será instalado novo mobiliário urbano, com bancos, totens, ilhas de descanso e parquinhos infantis. E ainda serão entregues equipamentos de ginástica e paisagismo, dentre as melhorias.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.