Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro ocorreu na sexta-feira (23) e teve o objetivo de discutir parcerias no enfrentamento à violência contra este público

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) apresentou, na sexta-feira (23), o Ligue 180 a representantes da prefeitura municipal de Londrina (PR). O objetivo foi discutir a possibilidade de parcerias que apoiem a rede de proteção às mulheres. O prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Políticas paras as Mulheres, Liange Doy Fernandes, se reuniram com a coordenadora-geral do Sistema Integrado de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do MMFDH, Vanessa Berbel.

 “Por meio deste tipo de encontro e da parceria que estamos debatendo é possível levar mais conhecimento sobre os serviços prestados pelo Governo Federal e sobre os direitos das pessoas. Com isso, viabilizamos ainda mais o acesso deles aos canais de denúncias, para que ninguém esteja sofrendo qualquer violência sem receber o apoio do Estado”, disse a coordenadora.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, afirma que pretende fechar acordo com o Governo Federal para implementar ações que ajudem a reduzir a violação de direitos humanos. “É nosso papel nos organizarmos no sentido de combater a violência contra a mulher e dar apoio às vítimas. Por isso, estamos abertos a implementar, cada vez mais, em Londrina, ações e mecanismos que tenham este objetivo”, destacou.

Os serviços

Gerenciada pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, além de fornecer informações sobre os direitos da mulher. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além do telefone, o canal também presta atendimento pelo aplicativo DH Brasil, pelo número de WhatsApp (61) 99656-5008, e pelo chat do site Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

 “Além de prestar o serviço ao cidadão, também somos um importante canal para os gestores públicos. Quem faz a gestão das políticas públicas tem, na Ouvidoria Nacional, um registro e um retrato do cenário de violência na sua localidade. Nós disponibilizamos o painel de dados da Ouvidoria Nacional, onde é possível encontrar o perfil das vítimas, dos suspeitos e os tipos de violação, de acordo com cada município”, concluiu Berbel.

Ascom/MMFDH

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.