Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Além da reforma estrutural, dos novos equipamentos e do acabamento projetado para agradar as crianças, o Pronto Atendimento Infantil traz maior segurança contra o contágio pela Covid-19.

O Pronto Atendimento Infantil (PAI) foi entregue ontem, 13, com atendimento funcionando plenamente.  A unidade de urgência e emergência pediátrica recebeu, ao longo dos últimos 14 meses, sua primeira e única reforma estrutural. Fundado em 27 de março de 1999, o PAI contabiliza, ao longo dessas duas décadas, 3.318.223 atendimentos exclusivos para crianças, que incluem consultas médicas, procedimentos de enfermagem, exames laboratoriais e de raio X. Por conta dos riscos trazidos pela pandemia do coronavírus, a segurança em Saúde do prédio foi repensada e toda equipe recebeu treinamento e novos equipamentos de proteção.

Para corrigir toda a infraestrutura do prédio, que fica localizado na Rua Benjamin Constant, 500, foram investidos R$ 3.723.107,08 (valor com aditivos) em recursos públicos. As intervenções tornaram o espaço moderno, confortável e mais seguro, benefícios que serão usufruídos pelos usuários e também pelos mais de 140 profissionais que atuam na unidade.

A unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e atende não só crianças de Londrina, mas também de cidades próximas. Após a reestruturação, o PAI passa a contar com novos leitos de enfermaria, totalizando 18 leitos. Pacientes com quadros que demandam isolamento agora terão uma ala específica, com atendimento privativo e seguro, mais uma sala própria para suturas.

Novos equipamentos de última geração foram adquiridos para reequipar o PAI, como monitor multiparamétrico, desfibrilador e aparelho de eletrocardiograma. Os três leitos para pacientes em situação de urgência e emergência foram completamente equipados, aptos a oferecer o melhor atendimento em saúde para essas crianças.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, enfatizou que a entrega do novo PAI representa um momento histórico para Londrina, uma vez que esta unidade, inaugurada em 1999, nunca havia recebido uma reforma ampla e significativa, até então. “Com recursos próprios, a Prefeitura reconstruiu, ampliou, modernizou e reestruturou essa unidade com novos equipamentos e mobiliários. Cada detalhe foi pensado e planejado com muito amor e carinho. Nossos profissionais de saúde terão condições muito mais adequadas para atender as crianças que, diariamente, são atendidas neste local e agora terão atenção mais que especial. E as famílias contam agora com um ambiente muito mais confortável e seguro”, destacou.

Machado contou que todo o projeto foi idealizado pensando nas crianças, visando oferecer um atendimento mais humanizado e que traga mais conforto a elas. Nesse sentido, foi reativado o lago que conta com peixinhos, cascata, e há área de jardim com parquinho para as crianças que estejam aguardando o atendimento ou estão internadas, além de uma brinquedoteca climatizada. “Todos os quartos têm TV a cabo, ar condicionado, e todos os consultórios e ambientes de atendimento contam com papel de parede infantil para que as crianças se sintam mais acolhidas e protegidas quando passam por um momento delicado ou de desconforto. Tudo isso colabora para um atendimento mais completo. Os quartos possuem uma poltrona confortável e reclinável para os pais e acompanhantes, que antes passavam as noites sentados em cadeiras de plástico. Os leitos contam com tablets para as crianças, com acesso a jogos educativos instalados, pensados pela Secretaria Municipal de Educação”, detalhou.

Sobre a estrutura física e interna do PAI, o secretário de Saúde ainda disse que houve adequações na área de recursos humanos antes da reforma do prédio, e a unidade conta hoje com um número de quatro a seis pediatras disponíveis para atender a população, conforme a demanda. “A unidade tem o que há de mais moderno em equipamentos, além de ter ampliado a capacidade de atendimento, com mais leitos, um novo gerador de energia, sala de urgência e emergência com novos equipamentos. Isso também dará mais eficiência no primeiro atendimento às crianças no processo de estabilização e transferência segura a um hospital de maior complexidade. São 18 leitos de internação e temos toda a retaguarda de profissionais de enfermagem e equipe médica para internar as crianças”, concluiu.

Relevância

Por sua vez, o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, salientou a grandeza da reconstrução do PAI para a cidade. Ele ressaltou que a unidade foi totalmente reconstruída e repaginada, de ponta a ponta, em cada detalhe. “Área interna com inúmeras adequações e novos ambientes, toda climatizada, equipamentos novos, e tudo decorado de forma lúdica para receber bem as crianças, minimizando o momento difícil dos pacientes. O espaço antigo tinha uma área externa ociosa e relegada a segundo plano, sem um ambiente adequado e confortável para espera, e agora temos um espaço renovado e com atrativos para entreter e distrair as crianças. É uma obra muito importante para Londrina, e de grande alcance social, uma verdadeira conquista. O nível de qualidade alcançado pelo PAI hoje é de excelência, respeitando o dinheiro público aplicado para fornecer serviços e atendimentos de qualidade aos munícipes”, comentou.

A unidade

O PAI de Londrina foi o primeiro pronto atendimento exclusivamente pediátrico do Paraná e realiza, em média, cerca de 200 atendimentos diários, número que reduziu em quase 50% no decorrer da pandemia do novo coronavírus. Agora, o prédio reformado vai garantir a esses usuários um ambiente climatizado por aparelhos de ar condicionado. Em caso de quedas de energia, o funcionamento poderá seguir normalmente, graças ao novo gerador de 500 KVA.

Para aguardar as consultas, avaliações e exames, as crianças terão à disposição salas com brinquedos e decoração lúdica. O lago e a cascata do PAI, que ficam na área interna e eram uma atração à parte, foram revitalizados.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.