Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeituras devem utilizar a TI como uma área estratégica para desenvolver localidades

A elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação é um dos mais importantes passos para desenvolver as cidades e torná-las mais conectadas e inteligentes. É o que disse o Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros, do departamento de Computação da Universidade de Londrina (UEL), no Paraná, em entrevista ao RCD Cidades na quinta-feira (01/04), o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho.

Segundo o especialista, a governança de TI deve estar alinhada ao plano de desenvolvimento das cidades. "A governança de ti  vai tratar de direcionar, alinhar e ajudar a buscar os objetivos estratégicos da Prefeitura. A TI deixa de ser, com a governança, simplesmente de prestação de serviços. Ela passa a ser uma área estratégica", observa. "Sem um plano, os riscos vão ser  grandes. O PDTI vem nesse sentido, de mitigar os riscos e diminuir os esforços", completa.

Para se iniciar o planejamento tecnológico, orienta o professor, a realização de um diagnóstico é imprescindível para identificar as necessidades e potenciais dentro de cada Prefeitura. "É preciso olhar a infraestrutura, os recursos humanos, softwares, catálogo de serviços oferecido para os munícipes e para a Prefeitura internamente. É preciso ter uma ideia muito clara da rede, da internet, olhar os processos internos. Esse diagnóstico é imprescindível e aí se cria em cima disso o PDTI", explica o professor.

Gestores de quase 90 Prefeituras, além de profissionais da iniciativa privada, entidades e universidades, de 14 Estados, acompanharam o RCD Cidades ao vivo nesta quinta. O programa também atraiu consultores de TI e professores da Argentina e Egito. "Demonstra a importância que tem se dado para a transformação digital dos serviços públicos. Se antes da pandemia a tecnologia era importante, agora é essencial. E o objetivo do RCD Cidades é trazer toda semana informações e conhecimentos que contribuam com a implantação de projetos que melhorem a qualidade de vida nas cidades", destaca o diretor da RCD, José Marinho.

Confira o programa na íntegra: https://youtu.be/gIu08mRPw84

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.