Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento, que nasceu durante a pandemia, vai promover uma edição híbrida, com conteúdos presenciais transmitidos online

Pela primeira vez em dois anos, o Integra QM, evento do setor de Químico e Materiais, que nasceu durante a pandemia, contará com uma programação presencial, na Regional do Sebrae Paraná, em Londrina. A terceira edição será realizada nos dias 10 e 11 de agosto, de forma híbrida, com transmissão dos conteúdos online. O objetivo é fomentar discussões sobre inovação, futuro, tendências, transformação digital, gestão e liderança entre empresas, academia, pesquisadores e instituições. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. As vagas presenciais são limitadas.

A última edição do Integra QM teve cerca de 500 participantes de vários estados brasileiros. Neste ano, empresários de Londrina e região terão a chance de interagir e trocar experiências, presencialmente. De acordo com o consultor do Sebrae Paraná, Heverson Feliciano, Químico e Materiais está entre os setores que fazem parte do mapeamento do ecossistema local e que possuem mais potencial para a inovação. “É um setor transversal, ou seja, que ‘conversa’ com as demais áreas, e muito abrangente”, lembra.

A programação terá dois dias de conteúdos, apenas no período da manhã. No dia 10 de agosto, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Valter Martins Pedro, abrirá o evento com a palestra “O cenário da indústria paranaense para os próximos anos”. Na sequência, será realizado um painel sobre “Cosméticos - Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos”, com representantes do Grupo Boticário, Farmácias Vale Verde e Biodiversité.

Às 10h30, ocorrerá o painel “Inovações Químicas e de Materiais Avançados na Indústria da Construção Civil”, com pesquisadores e a CEO da InovaHouse3D, Juliana Martinelli. A programação do primeiro dia se encerra com a palestra “Química: nossa vida, nosso futuro”, da cientista brasileira, Vanderlan da Silva Bolzani.

O segundo dia, 11 de agosto, começa com o painel “Fontes de energia alternativa para a indústria”, com a participação de representantes da Geo Biogás & Tech, BONÖ Fotovoltaico e Compagás. Logo em seguida, haverá o painel “Produtos sustentáveis – soluções sustentáveis da química e do plástico”, com painelistas da BASF, Braskem, Poliverde e Indusbello Company.

O Integra QM será encerrado com as palestras “Inovação e Sustentabilidade – Case 3M”, do químico de desenvolvimento avançado na 3M Brasil, Anatoli Ivanov Júnior; e “Inovação: Valor agregado do Micro até o Macro”, do consultor e coach de negócios internacionais na Viabilis do Brasil Consultoria, François Godbout.

O presidente do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas no Norte do Paraná (Sinqfar), Allan Gomes Guimarães, diz que o evento vai oferecer conteúdos relevantes para as pequenas empresas. Ele conta que o sindicato representa as cidades de Londrina, Cambé, Ibiporã, Sertanópolis e Rolândia e possui uma base de 127 empresas de pequeno a grande porte, com fabricantes de produtos de limpeza, cosméticos, tintas, farmacêuticos a materiais hospitalares. “É um setor muito diversificado. O objetivo desta edição híbrida é promover a troca de experiências, contato com fornecedores e realização de parcerias”, afirma.

O presidente da Integra QM, governança de Químico e Materiais em Londrina, Odirlei Florêncio, diz que a organização construiu uma programação de conteúdos para atender essa diversificação e transversalidade da cadeia química. Ele lembra que a governança foi criada em 2019 e já realiza um importante trabalho junto às instituições de ensino, para que a academia forme profissionais preparados para atuarem nesse mercado. Além disso, o grupo tem mapeado e realizado um diagnóstico para a criação de políticas públicas voltadas para o fomento da inovação.

“Queremos criar um ambiente de negócios que realmente gere valor. E o Integra QM tem o propósito de gerar essa conexão e proporcionar o acesso a novas tecnologias e modelos de negócios, principalmente para empresas menores”, pontua.

Os interessados em participar do evento devem sinalizar se preferem estar presencialmente ou assistir os conteúdos online para receberem o link de transmissão. A Regional do Sebrae Paraná fica na avenida Santos Dummont, 1.335, bairro Aeroporto, em Londrina.

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.