Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A coordenação do prefeito Marcelo Belinati se destaca no combate à Covid-19, segundo dados coletados junto à opinião pública

Foi divulgada, ontem 08, o resultado da pesquisa de opinião pública sobre a avaliação da gestão dos três níveis de governo: municipal, estadual e federal frente ao combate do novo coronavírus. De acordo com o levantamento encomendado pela rádio Paiquerê 91,7 junto ao Instituto Multicultural, 70% da população de Londrina aprova as ações que vêm sendo tomadas pelo prefeito Marcelo Belinati na cidade.

Dos 625 cidadãos ouvidos nos dias 6 e 7 de julho, 34% consideram a tomada de decisões do prefeito “ótima”, outros 36% como “boa” e 21% consideraram “regular”. Apenas 8% consideraram negativa a administração frente à crise gerada pela doença Covid-19, visto que 5% alegaram ser “péssima” e 3% “ruim”. Entre todos os ouvidos, apenas 1% não soube opinar.

Em comparação com outros gestores públicos, como o governador do Paraná, Ratinho Junior, e o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o prefeito Marcelo Belinati foi o melhor avaliado. Isso porque, 63,5% consideraram as iniciativas de Ratinho Junior, no combate ao novo coronavírus, como “ótima” ou “boa”. Outros 36% consideraram negativa, pois 30,5% consideram ruim e outros 5,5% péssima. Trinta e três porcento dos entrevistados disse que a gestão Ratinho Junior está regular no que diz respeito à doença Covid-19.

Já em comparação com o presidente, a diferença aumenta consideravelmente, visto que aproximadamente 1/3 dos entrevistados considerou “boa” ou “ótima”, chegando apenas ao percentual de 36% de aprovação. Entre os três gestores públicos, Jair Bolsonaro foi aquele que obteve o maior índice de rejeição entre os entrevistados. Pois, 30% das pessoas afirmaram considerarem péssima a condução da tomada de decisões frente ao coronavírus pelo presidente da República. Outros 7% disseram que são ruins as iniciativas de Bolsonaro no combate à doença, assim como 24% consideram regular e 3% não souberam informar.

Fechamento do comércio

Mais um ponto questionado foi a respeito do Decreto Estadual n⁰ 4929/2020, que impôs medidas restritivas por 14 dias, prorrogáveis por mais sete, para municípios de sete regionais de saúde paranaenses, incluindo Londrina. Os pesquisadores quiseram saber se a população aprovou a medida tomada pelo governador Ratinho Junior ou se não aprovou. A maioria dos entrevistados considerou que Ratinho Junior está agindo mal ao decretar o fechamento do comércio nos municípios paranaenses. Outros 36% consideraram que ele fez bem em sancionar o decreto e 7% não souberam responder.

Situação do país

Além disso, quando questionada a respeito do que acreditam que o país e a cidade estão vivendo neste momento, quase metade da população de Londrina acredita que o Município está melhorando (41%). Outros 31% foram neutros ao achar que está na mesma situação, 27% acreditam que está piorando e 1% não soube responder.

Com relação ao Brasil, de forma geral, 45% da população disse que a situação está piorando e 31% que está na mesma, nem melhorando e nem piorando. Outros 21% acreditam que a situação esteja melhorando e 3% não souberam de dizer.

A pesquisa foi realizada na zona urbana de Londrina, por meio de amostragem probabilística, com a população acima de 16 anos de ambos os sexos e diversas classes sociais. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.