Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudo reuniu 410 cidades do país pra medir a competitividade dentro de uma análise dos serviços públicos; Londrina saltou 28 posições no comparativo nacional

Um ranking que mede a competitividade entre os municípios do país com mais de 80 mil habitantes, pontuou Londrina em nono lugar, ficando à frente de diversas capitais. Os critérios de avaliação dizem respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução por parte do poder público, na promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável.

Desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública, em parceria com a Gove Digital e a plataforma Seall, essa 4ª edição do ranking mostrou que Londrina continua apresentando um excelente desempenho em transparência municipal, na liderança entre os 410 municípios avaliados e o quinto em qualificação do servidor público. O prefeito Marcelo Belinati reafirmou o posicionamento de Londrina como uma das principais referências entre todos os estados. “Chegar ao reconhecimento de Cidade mais Transparente do país foi através de muito trabalho e organização. Hoje, temos as contas em dia. É uma cidade confiável, que vive um momento extraordinário na sua economia, organicamente atraindo grandes investidores”, declarou.

A vice-liderança nacional no quesito Funcionamento da Máquina Pública é outra conquista da cidade. Do ponto de vista da competitividade, o pilar busca mensurar o tamanho dos custos de transação no município e a capacidade de identificar seus problemas e corrigi-los. Ainda segundo a empresa responsável pela pesquisa, quanto mais alta a colocação da cidade, significa uma gestão mais eficiente, eficaz e amparada por servidores qualificados e capazes de identificar oportunidades e resolver problemas.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, destacou que a ascensão nos indicadores de um ano para o outro se deve a lisura da gestão do prefeito Marcelo Belinati. “Saltamos de 54ª posição para a 26ª no país, e isso porque evoluímos nas mais variadas áreas, seja no profissionalismo público, na atratividade de empresas, da economia e do nosso PIB. É a nossa meta, crescer ano a ano pra ser referência pra outras cidades”, afirmou.

Entre as 27 cidades do Estado que entraram na pesquisa, Londrina está na terceira posição. Na sua frente, Maringá e Curitiba em primeiro.  A nossa capital se destaca sendo a sexta cidade mais competitiva do país e a terceira entre os estados do Sul, vendo a sua frente, somente Porto Alegre e Florianópolis no topo.

Dos 410 municípios que compõe o estudo, 67 pertencem a região Sul, sendo ela a terceira em número de cidades acima de 80 mil habitantes entre os demais estados. O Paraná conta com 27 cidades, Rio Grande do Sul com 23 e Santa Catarina fecha a soma com mais 17.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.