Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Hongyu Pan conduz pesquisas na área de capacitação profissional para TI; iniciativa integra o programa Summer Fellowship, desenvolvido pela Prefeitura de Londrina e Universidade de Columbia

A estudante chinesa Hongyu Pan, que cursa bacharelado em Economia e História na Universidade de Columbia, em Nova York, está realizando pesquisas no Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) desde 4 de julho, quando chegou à cidade. A iniciativa é conduzida por meio do programa Summer Fellowship, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade de Columbia.

Focado na área de tecnologia da informação (TI), o trabalho de Pan visa apresentar propostas para o aperfeiçoamento de iniciativas como o programa EmpregaTech, voltado a capacitar jovens de 17 a 25 anos para os setores de TI e em inglês avançado. Entre os métodos de pesquisa utilizados pela estudante, estão entrevistas e questionários conduzidos junto a alunos de instituições de nível superior, professores universitários e empreendedores do setor de tecnologia e inovação.

Pan destacou que, de acordo com a Codel, Londrina tem um grande número de startups e empresas de tecnologia, o que gera uma demanda significativa por profissionais qualificados nesses segmentos. “O objetivo da minha pesquisa é ajudar a Codel a implementar mais programas e uma estratégia de longo prazo voltada a capacitar um número maior de trabalhadores de TI. Escolhi esse tema porque tenho interesse no modo pelo qual a iniciativa privada e o governo trabalham em parceria, e acredito que as transformações socioeconômicas são proporcionadas pela atuação conjunta de diferentes setores”, disse.

A estudante, que fica em Londrina até 22 de julho, salientou que também pretende analisar iniciativas realizadas na área de TI pelas secretarias municipais de Educação (SME) e do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER).  “Estive na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, onde é desenvolvido o programa WASH, e me impressionei com a qualidade das atividades conduzidas junto aos alunos. A escola onde cursei o ensino fundamental, na China, não conta com equipamentos como a impressora 3D que eles possuem lá”, frisou.

Ainda segundo Pan, é muito positivo poder participar de projetos de pesquisa envolvendo países em desenvolvimento. “Assim como o Brasil, a China também é um país em desenvolvimento, e por isso tenho interesse em iniciativas como o programa Summer Fellowship, que contemplam essas nações. Anteriormente, desenvolvi pesquisas sobre organizações não-governamentais atuantes no Quênia, e também foi uma experiência marcante. Estou gostando muito de Londrina, pois as pessoas daqui são hospitaleiras e afetuosas, sempre dispostas a ajudar, e o clima também é bastante agradável, mesmo no inverno. Entre os lugares que visitei aqui, está o Museu Histórico, onde aprendi mais sobre o passado da cidade e inclusive conheci um trem antigo, que achei muito interessante”, afirmou.

Conforme o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, é muito importante para o Instituto poder receber uma aluna de uma universidade renomada internacionalmente, o que traz novas perspectivas para enfrentar os desafios vivenciados por Londrina. “A qualificação de mão de obra para o setor de TI é uma demanda vivenciada por cidades do mundo inteiro, e aqui em Londrina temos muitas vagas em aberto nessa área. Por isso, precisamos pensar em soluções para atrair novos talentos para a cidade e gerar oportunidades para as pessoas. Então, ficamos muito gratos por ela ter escolhido a Codel para desenvolver esse projeto e esperamos implementar as soluções elaboradas e avançar cada vez mais”, pontuou.

Atuação presencial

O programa Summer Fellowship é realizado pela Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Governo (SMG), em parceria com o pesquisador londrinense e Embaixador do Município, Pedro Arcain Riccetto. Tendo sido promovida no ano passado, a primeira edição da iniciativa contou com a participação, de forma remota, de dois estudantes da Universidade de Oxford, na Inglaterra (saiba mais).

Em 2022, quatro estudantes da Universidade de Columbia participam das atividades. Além de Pan, o estudante Suleyman Ahmed, que cursa bacharelado em Desenvolvimento Sustentável, também realizou pesquisas em Londrina entre 20 de junho e 7 de julho. Também integram as ações, de forma remota, as estudantes Alexa Chan e Sakshi Sharma.

O programa conta com reuniões virtuais semanais, e envolve servidores da SMG, do Núcleo de Comunicação (NCom), do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT).

A administradora da Secretaria Municipal de Governo e coordenadora do programa Summer Fellowship, Liz Rodrigues, afirmou que o trabalho desenvolvido presencialmente, com os estudantes estrangeiros que vêm a Londrina, tem sido muito produtivo. “Receber esses estudantes pessoalmente tem sido uma experiência muito rica, porque levar eles in loco para conhecer o que estão pesquisando faz toda a diferença. Eles têm a oportunidade de conversar com os técnicos, aprender mais sobre as atividades desenvolvidas pela Prefeitura, visitar obras em andamento e conhecer os serviços municipais. Por isso, considero que a evolução do projeto é muito positiva”, disse.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.