Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontros serão virtuais e semanais, até a entrega do projeto final, em agosto; temas abordados serão desburocratização e habitação

Começaram na segunda-feira (19) os encontros virtuais periódicos entre a equipe técnica da Prefeitura e os pesquisadores da Universidade de Oxford que desenvolverão projetos para o Município. Os participantes, que cursam mestrado em Políticas Públicas pela Escola de Governo da instituição inglesa, já selecionaram quais áreas do Masterplan 2040 irão abordar em seus trabalhos.

Os estudantes e bolsistas Ying Liu e Cody Wang Chexi, da China, reuniram-se individualmente com o secretário municipal de Governo, Alex Canziani; a supervisora do projeto pela Prefeitura, Liz Dayane Rodrigues; e o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira.

A iniciativa é executada no Município por meio do Summer Fellowship da Universidade de Oxford, que concedeu bolsas aos mestrandos. Eles são orientados pelo pesquisador Pedro Arcain Riccetto, que é londrinense e leciona na instituição.

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, frisou que esta é uma parceria inédita para a Prefeitura de Londrina, e que deve ser mantida para os próximos anos com possibilidades para outras instituições de ensino e pesquisa. “Com certeza, esta será a primeira parceria de muitas. Estamos muito entusiasmados com o que será construído por essa iniciativa, pois continuaremos a ter alunos do mais alto nível que, durante as férias de verão, nos auxiliarão com seus projetos. Agradecemos ao pesquisador Pedro Riccetto, que é o padrinho desse projeto”, disse.

Segundo a supervisora do projeto pela Prefeitura, a servidora Liz Dayane Rodrigues, a partir dessa semana os encontros com os bolsistas serão semanais; mas o contato permanece nos outros dias, por e-mail e WhatsApp. “Uma das próximas etapas para os estudantes é pesquisar soluções já aplicadas em outras cidades, de todo o mundo, que possam ser adaptadas para implementação futura em Londrina”, adiantou.

Dentre as diretrizes estratégicas do Masterplan 2040, o pesquisador Cody Wang Chexi fará seu projeto com base em tecnologia de processos e desburocratização. Já a pesquisadora Ying Liu vai abordar os temas de habitação inclusiva e reabitação de vazios urbanos. Nessa primeira reunião, ela foi apresentada ao Sistema de Informação Geográfica de Londrina (SIGLON), com participação dos geógrafos da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), José Luiz Alves Nunes e Adilson Nalin.

“Traremos, nos encontros, gestores e líderes dessas áreas para que eles troquem informações e consigam subsidiar o projeto com dados. Foi interessante que os pesquisadores se surpreenderam com muito do que já executamos, então é possível que os projetos finais tragam aprimoramento de ações que a Prefeitura já possui”, comentou a supervisora.

O cronograma prevê que o projeto final da pesquisa seja apresentado em 31 de agosto.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.