Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Assembleia Itinerante começou ontem (12) na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina) e já atingiu parte de seu propósito: receber a visita da população, lideranças políticas e entidades da sociedade civil organizada. Todos estes segmentos da sociedade estão utilizando este canal direto para se aproximar do trabalho parlamentar. O espaço montado pela Assembleia Legislativa do Paraná foi visitado por dezenas de pessoas em seu primeiro dia de funcionamento. Elogiada pelos visitantes, a iniciativa está sendo considerada de suma importância por servir de ligação entre a sociedade e os parlamentares.

No segundo mandato como vereadora no município de Cambira, Marcia Costa aproveitou a visita à ExpoLondrina para conhecer o espaço do Legislativo e preencher um formulário com sugestões para os deputados. “É uma iniciativa muito importante, que leva o trabalho da Assembleia para outros municípios. Esta é uma forma das pessoas conhecerem o trabalho dos deputados. Nem todos têm acesso fácil à Assembleia, por isso o Assembleia Itinerante é um modo da população se aproximar do Legislativo”, disse.

O membro do Sindicato Nacional dos Aposentados, Jurandir Rosa, contou que conheceu a Assembleia Itinerante pela televisão e decidiu visitar o espaço. “É esse tipo de projeto que queremos. A maioria das pessoas não consegue visitar o gabinete de um deputado em Curitiba. Às vezes, a Assembleia fica longe fisicamente”, explicou.

Para ele, o programa deveria ocorrer mais vezes e em municípios diversos. E foi esta a sugestão de Rosa: que tanto a Assembleia quanto o governo estadual poderiam montar sedes itinerantes no interior do Estado. “Esta é uma ideia maravilhosa. Fica mais fácil para o Norte do Paraná se pronunciar. Quem sabe do que precisa é a população e a Assembleia Itinerante é uma oportunidade de ela trazer suas reivindicações”, ponderou. 

Outro visitante que conheceu o espaço foi o prefeito de Doutor Camargo, Edilen Xavier. Ele parabenizou o projeto da Assembleia. “Esta é uma atitude municipalista. São nos municípios que estão os problemas. Tenho certeza de que, com a Assembleia ouvido a população, o resultado se transformará em projetos de lei importantes”, avaliou. Uma comitiva do Conselho de Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) também passou pelo estande da Assembleia. O presidente da instituição, Ricardo Rocha de Oliveira, enalteceu o projeto desenvolvido pelo Legislativo. “Queremos parabenizar a Assembleia por este envolvimento com a população. A Assembleia está aonde o povo está”, completou.

“É a Assembleia está trazendo os deputados para onde o povo está, com esse contato direto com a população, nós políticos precisamos disso, dessa conversa olho no olho”, destacou o prefeito de Rolândia Ailton Aparecido Maistro.

O projeto criado pela Mesa Executiva vai rodar os principais municípios do interior do Estado levando o trabalho do Legislativo aos grandes eventos populares do Paraná. A proposta tem o objetivo de aproximar a população das ações parlamentares. O espaço do Legislativo recebe a sociedade até o próximo sábado (15), no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.