Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espaços ganharam nova iluminação em LED, parques infantis, mobiliários, calçadas e várias outras melhorias

Ontem (9), a comunidade londrinense ganhou duas novas praças revitalizadas pela Prefeitura de Londrina. Foram entregues as praças públicas do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que fica no jardim Santa Rita I, e da Vila Ricardo, localizada na rua Roseiral. Ambas foram atendidas pelo Programa Municipal de Revitalização de Praças e Espaços Públicos.

No CEU, os serviços executados incluíram melhorias na iluminação, reforma de bancos, mesas e lixeiras, mais restauração do parque infantil, pista de caminhada, calçadas, grades, portas, rampas de skate e corrimãos.

O ajardinamento do lugar foi melhorado e foram construídas rampas de acessibilidade, para uso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. Os banheiros e o bicicletário receberam manutenção geral, enquanto a quadra poliesportiva ganhou novas tabelas e cestas de basquete.

Já a praça da Vila Ricardo recebeu um novo parque infantil, calçadas, luminárias LED, pintura do mobiliário, colocação de lixeiras, poda de árvores e o plantio de grama. As ruas do entorno receberam pavimentação asfáltica, e foi feita pintura da sede do Clube das Mães Unidas, que funciona na praça.

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, esta é uma iniciativa que traz ao londrinense cada vez mais orgulho e faz com que a comunidade se apodere dos espaços públicos. “Temos uma cidade privilegiada com muitas praças e fundos de vale; e a cada dia a administração do prefeito Marcelo Belinati transforma um pedacinho. E de um em um, transformamos toda Londrina”, disse.

Durante a entrega da praça do Centro de Artes e Esportes Unificados, na região oeste, compareceu o professor Franklin Pacheco, que conduz um projeto de futsal. “Por conta da pandemia estamos com grupo bem restrito, apenas dez alunos. Futuramente, planejamos expandir e atender um número maior”, explicou.

Ele contou que a revitalização era uma antiga reivindicação de toda região. “É um prazer ver a quadra reformada para a gente trabalhar. Apesar da estrutura ser boa, como houve deterioração, degradação e vandalismo, o espaço estava bem feio. Mas a reforma foi muito foa, com tudo o que precisava e isso nos dá muito prazer. Como profissional do esporte, é algo muito gratificante”, comentou.

Na zona leste, o presidente do Clube das Mães Unidas, Carlos Alberto Souza e Silva, também conferiu o resultado dos serviços e ficou satisfeito. “Foi um belíssimo trabalho de recuperação de uma área que serve a comunidade, mas estava abandonada. Com esse investimento houve a revitalização, e hoje vemos crianças, famílias, todos utilizando a praça”, citou.

Silva afirma que as novas instalações e melhorias reviveram a região. “Houve aqui uma integração. O Clube presta um serviço à comunidade, pois temos convênio direto com a Secretaria Municipal de Assistência Social. E vimos a Prefeitura como um todo agindo, isso é bonito de ver. Agora, dá vontade de vir e curtir a praça, era o que buscávamos. As pessoas estão aproveitando o espaço público, o que é fantástico, e também traz mais segurança para todos”, frisou.

Participaram da entrega das praças, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino e o presidente da Fundação de Esportes, Marcelo Oguido.

O Programa Municipal de Revitalização de Praças e Espaços Públicos é realizado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), secretarias municipais de Obras e Pavimentação; Planejamento, Orçamento e Tecnologia; e do Ambiente; Sercomtel Iluminação; e Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

NCPNL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.