Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dos três equipamentos, um foi distribuído a um casal de agricultores familiares da região de Londrina e dois para o município de Jaguapitã

Na terça-feira (26), foi realizada a entrega de equipamento do Programa Trator Solidário, do governo do Estado, para um casal de agricultores familiares da região de Londrina. A solenidade ocorreu na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, do prefeito Marcelo Belinati, e do vice-prefeito, João Mendonça.

Além do casal de agricultores beneficiados, assistidos pelo IDR-PR, foram entregues outros dois tratores para o município de Jaguapitã, por meio de emendas do governo federal. Com a entrega, somam-se 283 tratores solidários entregues na região de Londrina, desde o primeiro ano de consolidação do programa no Paraná. Este também foi o 11º trator entregue pelo Plano Safra.

A agricultora Iracema Marta Ferreira Cremonezi, que recebeu o trator junto com seu marido, Rosemair Cromonezi, destacou a importância do equipamento para a produção no sítio. “Este trator é muito importante porque nos ajudará no serviço diário. É um equipamento bom e vai contribuir muito, pois até poderemos aumentar a produção. Hoje plantamos trigo e soja e queremos mexer com plantação de abobrinha”, relatou.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, informou que o Programa Trator Solidário existe no Estado desde 2005 e permite viabilizar o acesso a tratores, pulverizadores e colheitadeiras para produtores rurais ou grupo de produtores, por um preço muito menor do que o ofertado no mercado. “Temos um entendimento com a própria indústria e com as revendas, no qual reduzimos o preço final. É o menor preço do Brasil, ou seja, é uma política pública do estado do Paraná que ajuda agricultores familiares a terem um desempenho mais leve, com menos força bruta, fazendo a geração de riquezas nos sítios”, ressaltou.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, disse que é muito gratificante presenciar a entrega do equipamento para os agricultores familiares, que tanto contribuem com a cidade. “As pessoas que trabalham no campo, seja, eles pequenos ou médios agricultores, sustentam o Brasil, e o crescimento do país passa pelo agricultor familiar. Entendendo essa importância, hoje 100% da merenda escolar ofertada para as creches e escolas municipais de Londrina advêm da agricultura familiar. Isso beneficia tanto estes trabalhadores quanto as crianças, que recebem um alimento de qualidade”, contou.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Regis Choucino, que também participou da solenidade, enfatizou que o benefício concedido aos agricultores familiares, por meio do programa estadual, é fundamental para que eles possam cultivar suas lavouras. “O Programa Trator Solidário permite que o agricultor familiar adquira um trator com um custo acessível e com financiamento a longo prazo e juros baixos”, frisou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.