Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo do encontro foi discutir parcerias econômicas, culturais e educacionais entre os dois municípios; delegação norte-americana terá diversas agendas na cidade até sexta (7)

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu ontem (4) à tarde, em seu gabinete, a visita de uma delegação liderada pelo prefeito de Toledo (EUA), Wade Kapszukiewicz. Kapszukiewicz, que chegou hoje ao Brasil, veio com o propósito de estreitar os laços econômicos e culturais entre Londrina e Toledo, que são cidades coirmãs.

A comitiva norte-americana fica até sexta-feira (7) na cidade, e terá uma agenda movimentada que inclui reuniões com instituições e empresas importantes, visitas a pontos históricos e culturais de Londrina e a participação em diversas atividades da ExpoLondrina 2023. A vinda dos dignitários de Toledo é uma retribuição à visita de uma delegação londrinense ao município norte-americano no ano passado, coordenada pela Secretaria Municipal de Governo (SMG) (saiba mais).

Durante o encontro, as autoridades destacaram a intenção de reforçar a irmandade entre Londrina e Toledo – em vigor desde 1975 – por meio de novas parcerias nas áreas econômica, cultural e educacional.  Além disso, Marcelo entregou a Kapszukiewicz uma camisa do Londrina Esporte Clube (LEC) e chocolates produzidos na cidade, assim como o livro “Terra de Riquezas”, que conta a história do município. Por sua vez, o prefeito de Londrina recebeu como presentes uma bandeira da cidade de Toledo, um livro sobre a história da indústria de vidro na cidade norte-americana e uma peça artesanal de vidro feita à mão.

Marcelo agradeceu a Kapszukiewicz e sua comitiva pela visita, e frisou que Toledo é uma das cidades mais importantes do estado de Ohio, onde grandes empresas têm suas sedes. O prefeito de Londrina também destacou a intenção de que o intercâmbio entre os dois municípios cresça cada vez mais.

“O intuito é exatamente estreitar essa relação, e ampliar as parcerias e os convênios na área de cultura, na área de educação e na área de desenvolvimento econômico, assim como a troca de experiências entre empresas. Tem muita gente que não sabe, mas os alunos de Londrina têm descontos nas mensalidades da Universidade de Toledo; isso pode servir como inspiração para outras parcerias. É uma honra muito grande recebê-los aqui, e vamos trabalhar para cada vez mais aproximar as duas cidades, ampliando essa conexão”, disse.

De acordo com o prefeito de Toledo, o encontro foi muito agradável e cordial. Para Kapszukiewicz, é fundamental que as irmandades entre cidades não fiquem apenas no papel, mas sim envolvam parcerias concretas, e esse é o objetivo da visita a Londrina. “Há muitas conexões entre os dois municípios. A empresa Owens Corning, que é uma das 500 maiores dos Estados Unidos, tem sua sede em Toledo e o Márcio Sandri, um dos seus principais dirigentes, é londrinense. Além disso, a soja é um dos produtos agrícolas mais importantes de Londrina, e também é o principal produto de exportação do estado de Ohio. Mas o mais importante são as pessoas, e eu vejo que, assim como a população de Toledo, o povo londrinense é incrivelmente amigável, receptivo e trabalhador, e tem amor e orgulho da sua cidade”, salientou.

O secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, se disse muito satisfeito com a aproximação entre os dois municípios, e frisou que a SMG tem empreendido diversos esforços para fortalecer os laços entre Londrina e suas cidades-irmãs. “Há visivelmente um empenho das duas cidades, Londrina e Toledo, em ampliar os laços culturais e também econômicos. Isso com certeza vai gerar grandes frutos, e é muito positivo ter essa comitiva vindo à nossa cidade, com uma agenda repleta de ações que vão aprofundar ainda mais essa conexão”, pontuou.

Reativando parcerias – Durante o encontro, o prefeito Marcelo designou o empresário Márcio Sandri, que reside em Toledo, como Embaixador de Londrina, devido à sua importante atuação para a promoção do intercâmbio entre as duas cidades. Sandri atualmente é vice-presidente da divisão de Compósitos da empresa Owens Corning.

“Eu nasci em Faxinal, aqui pertinho, mas morei muito tempo em Londrina e sempre a considerei como a minha cidade do coração. Por causa do trabalho, acabei morando em vários países, e escolhi Toledo como a minha cidade de coração nos Estados Unidos. Por isso, quando eu soube que Londrina e Toledo eram cidades-irmãs, fiquei muito feliz e achei que seria ótimo ajudar a fortalecer essa relação. E, desde então, estou contribuindo para fazer os contatos entre os dois municípios”, realçou.

O membro-diretor da Associação Internacional de Cidades-Irmãs de Toledo, Joe Walsh, destacou que, até recentemente, a irmandade entre Londrina e Toledo estava um tanto dormente, e que a ideia é reativar e potencializar essa parceria em todos os seus aspectos. “Para nós, as coirmandades entre cidades são muito importantes. E, não por acaso, a primeira coirmandade da história foi firmada em 1931, entre a nossa Toledo e a cidade de Toledo, na Espanha. Esperamos que a interação entre Londrina e Toledo seja cada vez mais forte; evidentemente, as parcerias econômicas são essenciais, mas é igualmente relevante compartilhar experiências e estabelecer conexões entre os povos do mundo. A interação humana promove a paz e diminui a possibilidade de guerras”, afirmou.

Participantes da reunião

Também estiveram presentes o vice-prefeito João Mendonça; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani; a administradora da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Liz Rodrigues; a diretora de Turismo da Codel, Roberta Zulin, e o diretor de Ciência e Tecnologia do órgão, Roberto Moreira; o vice-presidente do grupo empresarial de marketing Thread, de Toledo, James Rush; a secretária do Comitê Cidades-Irmãs Toledo-Londrina, Adriana Sandri; e o jornalista do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, Ulisses Sawczuk, que atuou como intérprete.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.