Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Assinatura contou com a presença do embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko; espaço, que homenageará a poetisa ucraniano-brasileira, terá atividades culturais e gastronômicas

A poetisa paranaense de origem ucraniana, Helena Kolody, terá uma praça nomeada em sua homenagem no Loteamento Terra Bonita, localizado na região sul do município. A lei no 13.219/2021, que institui o nome da área pública do local como “Praça Helena Kolody”, foi sancionada ontem (26) pelo prefeito Marcelo Belinati.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko; da embaixatriz, Fabiana Tronenko; do vereador Eduardo Tominaga, que elaborou o projeto de lei relativo à homenagem; e do ex-vereador Vilson Bittencourt, que iniciou as tratativas do processo. Também compareceram os vereadores Matheus Thum, Daniele Ziober e Professora Flavia Cabral; e a representante da comunidade ucraniana em Londrina, Mariana Magaz Audi Pinceta.

De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, além de celebrar uma das maiores poetisas paranaenses, a nova praça será um espaço de convívio e lazer para as famílias londrinenses. “Estamos felizes por poder fazer essa homenagem à comunidade ucraniana de Londrina, do Paraná e do Brasil, estreitando os laços entre os dois países. Além disso, a Embaixada da Ucrânia está desenvolvendo um grande projeto de revitalização para o local, que se somará às melhorias que a Prefeitura fará no entorno. Com isso, a área vai ficar bem mais bonita e de cara nova”, destacou.

O embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, agradeceu ao prefeito e aos vereadores, e salientou que a homenagem é importante em muitos aspectos. “Nesse ano, estamos comemorando 130 anos do início da imigração ucraniana para o Brasil, assim como 30 anos da renovação da independência ucraniana. Por isso, essa homenagem a uma poetisa de imensa importância simboliza a união de nossas culturas. Alude, também, à cultura japonesa, já que Helena Kolody foi uma das responsáveis por introduzir o estilo poético do haiku na literatura brasileira”, afirmou.

Segundo a embaixatriz, Fabiana Tronenko, a intenção da Embaixada é que a praça mostre a riqueza e a beleza da cultura ucraniana para a comunidade londrinense, e ofereça uma contribuição socioeconômica para o município. “Pretendemos realizar feiras gastronômicas e de artesanato no local, para que os produtores possam gerar renda e ajudar a aquecer a economia londrinense nesses tempos difíceis de pandemia. Também queremos instalar um espaço literário e uma horta comunitária – mantida em parceria com escolas – para que a praça seja uma referência em Londrina”, frisou.

O vereador Eduardo Tominaga expressou sua satisfação em participar da iniciativa de criação da praça. “Estou muito feliz por ter feito parte do processo e atendido a esse pedido da comunidade ucraniana. A nova praça vai ser muito significativa para a sociedade londrinense e, também, para a comunidade nipo-brasileira, que reconhece a contribuição de Helena Kolody ao trazer o haiku para o Brasil”, disse.

Helena Kolody

Nascida em Cruz Machado, no Paraná, filha de imigrantes ucranianos, Helena Kolody (1912-2004) foi uma das maiores representantes literárias do estado. Em quase seis décadas de carreira, publicou diversos livros de poesia, tendo sua importância reconhecida por autores como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles e Paulo Leminski. Além da literatura, também atuou como professora e inspetora de ensino.

Em 1985, Helena Kolody recebeu o Diploma de Mérito Literário da Prefeitura de Curitiba. Três anos depois, foi criado o “Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody”, realizado anualmente pela Secretaria da Cultura do Paraná. Foi eleita para a cadeira nº 28 da Academia Paranaense de Letras em 1991 e, em 2003, recebeu o título de “Doutora Honoris Causa” pela Universidade Federal do Paraná.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.