Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é fomentar o emprego para os bons profissionais, que se formam todos os anos em uma das escolas técnicas e universidades da cidade

Ontem (30), o prefeito Marcelo Belinati sancionou a Lei Municipal nº 13.211, de 23 de abril de 2021. Ela institui no calendário oficial de comemorações municipais, o Dia de Incentivo ao Primeiro Emprego. Ele deverá ser celebrado, anualmente, em 24 de abril.

Segundo o autor da lei, o vereador Giovani Augusto Pereira de Mattos, o objetivo é fomentar o primeiro emprego para os bons profissionais, que se formam todos os anos, em uma das escolas técnicas e universidades da cidade. “Nós temos diversos centros profissionalizantes, universidades e faculdades muito boas em Londrina. Porém, apesar de formarmos jovens, eles saem de Londrina. Por isso, nossa intenção é que essa lei gere interação entre as instituições de ensino e o setor produtivo, sindicatos e associações comerciais e de classe, para que eles cheguem mais próximo do empresariado e consigam, ainda no período de formação, adentrarem no mercado de trabalho”, explicou Mattos.

Na prática, a ação visa chamar a atenção das instituições ligadas ao trabalho, emprego e renda para a troca de conhecimento e de informação, que possam facilitar a contratação de mão de obra local. Para isso, a intenção é estimular a realização de palestras, treinamentos, cursos, seminários e outros eventos que atraiam os empresários ao público estudante, futuro trabalhador. Entre as atividades que podem ser realizadas estão oficinas de confecção de currículos e de como se portar diante de uma entrevista de emprego.

Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o Dia Municipal de Incentivo ao Primeiro Emprego vem ao encontro do bom momento vivido pela população de Londrina. Isso porque, segundo ele, a cidade está em um processo de transformação e crescimento visto em poucos municípios brasileiros. “Os vereadores são aqueles que trazem as demandas legítimas da população e essa é uma delas. Sabemos que Londrina tem uma mão de obra qualificada e está vivendo um momento especial. Apesar da pandemia, nossa cidade está recebendo investimentos e a vinda de empresas, indústrias e empreendimentos, que geram centenas de empregos, movimentam a economia local e melhoram a qualidade de vida da nossa população”, disse Marcelo.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) divulga semanalmente as vagas abertas na cidade. Os cargos envolvem todos os perfis de trabalhadores. Assim, o interessado encontra oportunidades que não exigem escolaridade até aquelas que requerem ensino superior completo. Os cidadãos interessados podem acessar o site da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br/trabalho) e ver a lista completa de oportunidades. Aqueles que precisarem de ajuda para emitir a carteira de trabalho ou se cadastrarem no aplicativo de vagas de emprego, como o Emprega Brasil. A Secretaria Municipal do Trabalho também atende pessoalmente, por meio de agendamento. Ela funciona das 8h às 14h, e a agenda é aberta diariamente, às 8h, no site www.londrina.pr.gov.br/trabalho.

O secretário de Governo, Alex Canziani, acompanhou a sanção da Lei Municipal nº 13.211, que institui no calendário oficial de comemorações municipais, o Dia de Incentivo ao Primeiro Emprego.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.