Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Além das 300 vagas ofertadas o ano inteiro, durante os dias mais frios, a população em situação de rua poderá contar com 40 vagas de acolhimento

Com a queda nas temperaturas e a previsão de geada durante a semana, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está ampliando a Operação Noite Fria a partir desta terça-feira (17). A intenção é aumentar a proteção para a população que está em situação de rua e que já vem sendo acolhida pelo poder público. Para isso, serão ofertadas mais 40 vagas para homens e mulheres, na modalidade acolhimento e não apenas pernoite, além das 300 já oferecidas durante o ano inteiro.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, a diferença desta operação está no fato de que a Prefeitura abriu um edital de chamamento para a contratação de uma instituição que ofertará o serviço de acolhimento. Com isso, a vencedora do certame foi a Organização da Sociedade Civil (OSC) Renascer, que prestará serviços durante três meses. Ela oferecerá acolhimento, o que inclui 24 horas de atendimento social e psicológico, além dos estudos de cada caso e todas as outras possibilidades que os serviços já oferecem, como comida, banho, troca de roupa, um espaço adequado para dormir e o auxílio para o retorno ao seio familiar.

“Durante o inteiro, a Secretaria de Assistência Social desenvolve a trilha da cidadania, que vai desde as abordagens sociais até o encaminhamento às repúblicas, buscando sensibilizar a população que se encontra em situação de rua e oferecer os serviços a ela. Durante os dias mais frios, vamos abordar essas mesmas pessoas, oferecendo uma proteção maior, uma nova alternativa através do acolhimento, caso ela aceite. O diferencial dessa operação é que a pessoa poderá permanecer no acolhimento e não apenas pernoitar”, esclareceu Micali.

O serviço de pernoite funciona das 19h às 7h do dia seguinte. Já o serviço de acolhimento dura 24 horas, pelo tempo que o acolhido necessitar de atendimento. Para os serviços de abordagem de rua, a SMAS conta com um micro-ônibus próprio e, sempre que necessário, tem o apoio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), que empresta um segundo micro-ônibus para a sensibilização.

Como a população pode ajudar – Quem vir uma pessoa em situação de rua pode telefonar no (43) 99991-4568, que também recebe mensagens por Whatsapp. O horário de atendimento do serviço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 00h30. Nos sábados, domingos e feriados funciona das 10h às 21h.

Atualizado às 12h10

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.