Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Soluções Baseadas na Natureza” desenvolvidas pela organização internacional ICLEI, em parceria com o Governo Alemão, possibilitará o rearranjo de pedras e da vegetação no lago, preservando a nascente de água, a fauna e a flora do local

Na quinta-feira (20), às 10 horas, o prefeito Marcelo Belinati e o secretário executivo-adjunto do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi, apresentaram o projeto piloto demonstrativo de “Soluções Baseadas na Natureza”, no Lago Cabrinha, zona norte da cidade. O lançamento dos trabalhos foi transmitido de forma on-line pelo Facebook da Prefeitura de Londrina e está disponível para quem não pôde acompanhar ao vivo.

O projeto no Lago Cabrinha faz parte da iniciativa do INTERACT-Bio do ICLEI América do Sul, do qual a Região Metropolitana de Londrina faz parte desde 2017. O objetivo da organização internacional é apoiar os governos locais de diversos países do mundo, para o correto aproveitamento da natureza em prol da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas e da sustentabilidade ambiental e econômica.

Para isso, em Londrina, a iniciativa prevê o rearranjo das pedras rachão existentes no Lago Cabrinha, de maneira que elas formem pequenas piscinas escalonadas, sendo a primeira mais profunda que as seguintes.

Será feito o barramento com pedras grandes semiterradas e troncos, para a base, o solo será preenchido com pedras menores encaixadas e será colocado talude para o posterior plantio de vegetação. Às margens, as pedras continuarão fazendo seu papel de contenção.

Além disso, uma barreira de contenção -feita com vegetação ripária e rizomatosas, resistentes à água será plantada através da técnica de fitorremediação. Abaixo dela, os técnicos colocarão uma manta geotêxtil (de fibras de vegetais) para servir de base do talude, onde será plantada a vegetação.

O objetivo das intervenções é que a energia das águas -que escoam das galerias do sistema convencional de drenagem pluvial- perca velocidade, volume e força, evitando estragos pelo caminho, possíveis inundações e deslizamento de terra nas margens do Córrego, assim como ocorra a erosão do solo e o assoreamento do Lago Cabrinha. Já com o plantio da vegetação adequada e nativa, espera-se ter agentes de purificação das águas, que podem estar contaminadas ou poluídas por depósito de substâncias orgânicas e inorgânicas. Com isso, a Prefeitura busca reduzir os efeitos da degradação ambiental no Córrego e otimizar a capacidade do sistema de drenagem.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, essas soluções ambientais foram propostas pela Prefeitura de Londrina em parceria com vários institutos internacionais, como o ICLEI e o Governo da Alemanha, para que possa haver a preservação do Lago Cabrinha e que ele não retorne a forma que teve em anos passados.

“Anos atrás, o Lago Cabrinha estava impossível para as pessoas frequentarem. Estava sujo, feio, escuro e totalmente assoreado. Então, foi feito um grande trabalho pela Prefeitura, por meio da CMTU, onde ele foi desassoreado, foi construída uma pista de caminhada, bancos e parquinho, e colocada iluminação em LED. Tudo para a população voltar a usar o local e ela voltou. Agora, o projeto piloto vai buscar a ocupação das pessoas, mas de forma que haja a preservação ambiental. Londrina é privilegiada. São mais 80 fundos de vale,  100 áreas com córregos e ribeirões e a nossa ideia é que haja o equilíbrio entre o desenvolvimento da cidade e a preservação ambiental”, contou Marcelo.

Para a elaboração dessa proposta, a empresa paulista Guajava Arquitetura da Paisagem e Urbanismo foi contratada pelo ICLEI América do Sul para desenhar o projeto, que foi desenhado por arquitetos urbanistas, biólogos, engenheiros civis e ambientais e pelos docentes e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). O projeto custou €$ 40 mil, ou seja, mais de R$ 250 mil, que foram pagos pelo ICLEI e o Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear do Governo da Alemanha.  Agora, a partir da próxima semana, a empresa Guajava terá 90 dias para executar os serviços.

Sobre isso, o secretário executivo-adjunto do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi, explicou que a intervenção ambiental no Lago Cabrinha é o fechamento dos trabalhos do INTERACT-Bio do ICLEI em Londrina. “É uma agenda de cooperação promovida pelo Governo Alemão, com foco no Brasil, na Índia e na Tanzânia, com ações feitas por governos locais, nos quais  a gente finaliza com a qualificação do projeto que o representa. No caso em questão é na nascente do rio. O objetivo é que o rio seja filtrado e protegido de qualquer erosão seguindo a lógica das soluções baseadas na natureza, que é que replicar dentro do espaço urbano, as ações que simulam como a própria natureza se protege”, esclareceu Corradi.

Durante a apresentação do projeto, mestre em arquiteta e urbanismo e assistente de projetos do ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, Camila Oliveira Silva, explicou que para que a iniciativa chegasse ao ponto em que está hoje, o ICLEI realizou atividades e workshop com 37 representantes de secretarias municipais e entidades interessadas no assunto, debateu sobre os serviços ecossistêmicos, coletou informações em vários setores, fez o diagnóstico regional, o levantamento das questões estratégicas e a integração intersetorial com as várias esferas de governo. Também trabalhou com estudos do uso do solo urbano e rural, a classificação das áreas com potencial para inundações e a revisão do Plano Diretor e das leis complementares, como a de Usos e Ocupação do Solo.

Segundo a especialista, ações como os jardins de chuva, as bacias de biodetenção, canteiro pluvial, alagados naturais e construídos, bacias de infiltração vegetadas, que ajudam na regulação do ciclo hidrológico e no controle de cheias do corpo hídrico, contribuem para a redução dos riscos de enchentes, para a estabilização estrutural dos bancos do corpo hídrico, evitam a erosão e o deslizamento de terras e com a ajuda de árvores e arbustos fornecem sombra e mantém a temperatura das águas. Tudo pensado através da observação da natureza e buscando enfrentar os desafios atuais, tais como a escassez de água potável, o surgimento de eventos extremos e das mudanças climáticas.

 “O projeto do Lago Cabrinha tem um alcance não só no bairro, mas no município inteiro. A CMTU fez algumas ações muito importantes naquela localidade, entendendo que a intenção é preservar a nascente e evitar a erosão das margens do Lago Cabrinha. Nosso objetivo agora é tratar as águas ao invés de esperar elas chegarem com todo o sedimento ao lago, estimular a fauna no local, fazer o plantio da vegetação e a mobilização social, para que haja a conscientização da população, onde todos ajudem a cuidar e a preservar. É um projeto inovador para o Brasil inteiro”, acredita Silva.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Tadeu Felismino, lembrou que, desde 2017, o ICLEI vem trabalhando em conjunto com a Prefeitura de Londrina na tentativa de aplicar as soluções mais inovadoras e adequadas ao meio ambiente local. Isso porque, atualmente, é comum o debate das soluções baseadas na natureza, que levam em consideração os recursos naturais existentes e a própria capacidade natural de defesa, unidas ao entendimento da importância da sustentabilidade ambiental.

“Dentro do programa, o ICLEI captou recursos financeiros para apoiar as soluções baseadas na natureza em Londrina. A alguns anos atrás, discutimos onde implantar o projeto e o prefeito Marcelo Belinati escolheu o Lago Cabrinha.  Acredito que esse é um projeto que dará visibilidade diferente para nossa cidade, será uma vitrine da nossa cidade para o mundo inteiro e representa uma oportunidade de comemorarmos os 70 anos da Lei de Preservação de Fundos de Vale e das Áreas de Preservação Ambiental em Londrina”, pontuou Felismino.

Sobre o INTERACT-Bio

O  Município de Londrina e a região metropolitana participam do Projeto INTERACT-Bio, organizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, onde recebem suporte técnico e capacitação e fazem intercâmbio de informações com outras regiões internacionais voltadas a trabalhos sobre biodiversidade. As ações são financiadas pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) através da Iniciativa Climática Internacional (IKI).

Além de Londrina, participam do projeto, no Brasil, as cidades de Campinas e Belo Horizonte. Outros países, como a Índia e Tanzânia, também foram escolhidos para receber as ações do INTERACT-Bio, por serem países que possuem uma biodiversidade única, de importância global e que enfrentam desafios complexos de desenvolvimento social, econômico e ambiental.

A intenção do INTERACT-Bio é viabilizar a implantação de ações focadas na biodiversidade, conservação do meio ambiente e desenvolvimento das cidades, para ajudá-las a instituírem instrumentos para a otimização da utilização e a gestão dos recursos naturais. Para tanto, o projeto teve início em 2017 e perdura até o momento.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.