Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por meio da cooperação e trabalho em conjunto, secretarias e órgãos municipais querem ampliar as opções e a abrangência dessas ações

Para que as ações e projetos sociais executados pela Prefeitura de Londrina cheguem a um número maior de pessoas, um novo programa municipal está em desenvolvimento. A iniciativa está sendo elaborada por um grupo de trabalho, que envolve várias secretarias e órgãos municipais, para que todos atuem de forma integrada, em benefício da população londrinense.

E com esse objetivo, reuniram-se ontem (25), os secretários municipais de Planejamento, Marcelo Canhada; Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali; Cultura, Bernardo Pellegrini; Idoso, Andrea Ramondini Danelon; Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; e de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes. Participaram também o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves; o presidente da Fundação de Esportes, Marcelo Oguido; e a gestora de Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo.

O secretário de Planejamento, Marcelo Canhada, frisou que a integração dos projetos sociais em andamento pela Prefeitura é uma determinação do prefeito Marcelo Belinati, para que a administração priorize as pessoas no cumprimento do seu trabalho pelos próximos quatro anos. “Nosso objetivo é envolver o maior número de pessoas, para termos uma cidade mais humanizada, mais fraterna. Queremos usar nossos recursos humanos para atender as pessoas, interligando em um único programa todos os projetos existentes e os novos. Isso vai permitir que a gente amplie as opções e a população assistida”, detalhou.

O programa, que está em fase de elaboração, terá recursos do orçamento municipal para viabilizar sua execução. Além disso, festivais e projetos patrocinados pela Prefeitura poderão, como contrapartida, atuar pelo novo programa.

A secretária municipal de Assistência Social, Jaqueline Micale, afirmou que a iniciativa atende a um anseio da pasta, que é a integração de todas as políticas sociais. “As políticas sociais são todas as ações que atendem a população, como, por exemplo, o transporte. Estamos falando em levar aos bolsões de pobreza um trabalho integrado, para enfrentar o pós-pandemia. Vamos juntar forças, reunir ações já realizadas, e até mesmo criar novos projetos e atividades”, citou.

Na reunião, o secretário de Cultura, Bernardo Pellegrini, propôs a utilização de oficineiros formados em diversas linguagens artísticas, como teatro, circo e dança, para realizarem atividades de formação em toda a rede municipal. “Vamos utilizar esse conhecimento acumulado, aproveitar o que fazíamos em pequena escala, e que agora temos a oportunidade de fazer em toda cidade, com todas as secretarias e órgãos municipais envolvidos. Isso poderá resultar em um projeto de geração de renda para a juventude, idosos ou mulheres. Também planejamos ocupar a cidade, de forma que as oficinas gerem grupos que circulem nos bairros. O horizonte é largo, e as possibilidades são muitas”, comentou.

Pellegrini completou citando que a gestão do projeto se dará de forma interdisciplinar, com cooperação e um trabalho transversal. “No passado, tivemos muita dificuldade de atuar com uma visão sistêmica, de trabalho em grupo. Esse é o grande sonho de todos os gestores, artistas, e que agora está prestes a ser realizado nos próximos quatro anos. Vamos trabalhar muito, e quem vai ganhar é a cidade, ainda mais a população vulnerável, que está passando por um momento muito duro, de sofrimento. o índice de pessoas vivendo com baixa ou nenhuma renda é gigantesco, e para reverter essa situação temos à disposição todos os meios da cidade. Por isso, assumimos a responsabilidade, firmamos o compromisso e montamos um grupo de trabalho”, finalizou.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (1°). A expectativa para o próximo encontro é apresentar um termo de cooperação ou convênio agregando as pastas envolvidas, como preconiza a legislação.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.