Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante o mês de março, palestras, cursos, encontros, ações de sensibilização, lives e debates acontecerão em Londrina

A Prefeitura de Londrina divulgou, ontem (3), a programação das atividades do Mês da Mulher, iniciativa organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) com apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e diversas entidades. Durante o mês de março, diversos eventos devem chamar a atenção da população, como palestras, cursos, encontros, ações de sensibilização, lives, debates em rádios de Londrina.

O objetivo é oportunizar espaços para a divulgação dos direitos da mulher e dos serviços ofertados pelo Município e por toda a rede de assistência e proteção às mulheres. Com isso, a Prefeitura de Londrina espera fortalecer os três eixos centrais, que são a autonomia, valorização e capacitação para o mundo do trabalho; a prevenção e enfrentamento à violência; e a saúde e bem-estar da mulher. “Em dezembro deste ano, a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher completará 30 anos. Há diversos encontros e oportunidades que a Secretaria da Mulher de Londrina foi convidada para falar sobre os serviços e projetos desenvolvidos aqui. Isso demonstra a importância da política pública desenvolvida em prol da mulher londrinense e coloca nossa cidade em um ponto de destaque no cenário nacional. Pensando nisso e em divulgarmos os trabalhos realizados em Londrina, apresentamos um cronograma recheado de ações durante o mês de março”, explicou a secretária da pasta, Liange Doy Fernandes.

Além disso, a programação do mês de março faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A expectativa é alcançar um grande número de mulheres nas atividades ofertadas e cumprir um dos objetivos do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina (PMPM), que é ampliar, aperfeiçoar e fortalecer a política para as mulheres em Londrina. Para isso, entre as ações há diversas atividades que buscam o apoio ao empreendedorismo feminino e a capacitação profissional, assim como abrem espaço para os debates acerca da atualização do PMPM e a realização das pré-conferências e da X Conferência Municipal, que deve acontecer em 2022, com o tema “O Controle Social das políticas públicas para as mulheres no contexto da pandemia Covid-19”.

Ontem (3), às 19h, aconteceu o  2º Encontro de Formação com as conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Consemdami) de Itabuna, município localizado na Bahia. As integrantes do Consemdami receberam virtualmente a comissão diretora do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Londrina, para uma troca de experiências.

Outro destaque do Mês da Mulher refere-se às atividades a serem realizadas nos oito distritos de Londrina. Por meio de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), a Secretaria de Políticas para as Mulheres tem a intenção de levar informações sobre os serviços oferecidos pela rede municipal e reforçar a divulgação do programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica (Lei Municipal nº 13.279/2021). Através dessa ação, as vítimas de violência doméstica fazem um X vermelho na palma da mão e mostram aos profissionais de estabelecimentos públicos e privados. Assim, estes trabalhadores chamam ajuda para a mulher.

Por fim, merece destaque também o encontro a ser realizado no dia 30 de março, das 9h às 11h, com os profissionais da imprensa de Londrina. Por meio da roda de conversa on-line, intitulada “O papel da mídia no enfrentamento à violência contra as mulheres”, o CMDM pretende orientar repórteres, pauteiros, produtores e demais profissionais dos meios de comunicação a divulgarem as notícias abordando a violência doméstica de forma a não vitimizar as mulheres envolvidas no casos, além de demonstrarem os dados e os serviços de ajuda que estão disponíveis para a população. O objetivo é ajudar a imprensa na divulgação de mensagens claras, objetivas e educativas, que atuem na conscientização do maior número de pessoas possível.

Até o final do mês de março serão realizadas diversas atividades. Abaixo, é possível conferir o cronograma completo das ações. Ele também está disponível no site da Prefeitura de Londrina, na aba da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (clique aqui).

Como participar

Todas as entidades, empresas e instituições que desejam ser parceiras da Prefeitura de Londrina, nas ações em prol do Mês da Mulher, estão convidadas para participar. Basta entrar em contato com a pasta, pelo (43) 3378-0119 ou mandar uma mensagem para gabinete.mulher@londrina.pr.gov.br. Também é possível agendar um horário para o atendimento presencial, das 12h às 18h, na sede da Secretaria, que fica na Rua Valparaíso, esquina com a Avenida Higienópolis.

Cronograma completo

Dia

Hora

Evento

Breve descrição

Público alvo

Acesso/Local

Realização

03/03

16h

Lançamento virtual da Coleção Planejamento, gestão e controle social de políticas públicas: por mais participação das mulheres.

A coleção é resultado do curso Planejamento, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas, realizado em 2021 para conselheiros e conselheiras municipais com perspectiva de gênero.

Volume 1: Políticas Públicas, Transversalidade de Gênero e Interseccionalidade

Volume 2: Políticas públicas e participação das mulheres, Volume 3: Instrumentos de planejamento, gestão e monitoramento de políticas públicas.

População em geral

Virtual

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZ0pd-CpqzwtHtPqxpvw2lUeuQSEuPXQOaGn

UEL/ Projeto de Extensão Mulheres Construindo Democracia.

03/03

19h

2º Encontro de Formação com as conselheiras do Consemdami: partilhas de experiências com o CMDM de Londrina

Atividade formativa para conselheiras de Itabuna – BA – história e atuação do CMDM.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna

Virtual

Público dirigido

UFSB

CMDM de Itabuna/BA

03/03

Lançamento do Caderno de Atividades Mulher: Superações, Conquistas e Contribuições.

Sensibilização às questões sociais que trazem a mulher como protagonista, para que os temas sejam tratados com os educandos. Material de apoio ao planejamento dos professores do EJA. Também seguirá em anexo ao caderno a Cartilha Violência Contra Mulher, desenvolvido em parceria SME/EJA e UEL/ Departamento de Design.

Educandos EJA

Escolas EJA

SME/EJA

03/03

Integral

Trote Solidário Pitágoras/ Unopar Catuaí

Ação solidária para arrecadação de gêneros alimentícios que serão destinados às mulheres atendidas pelo projeto Sabão/Camar – Zona Norte

Estudantes

Pitágoras/ Unopar Catuaí

Pitágoras/ UNOPAR Catuaí

Pitágoras/ UNOPAR Catuaí

O4/03

14h às 15h30

Secretaria da Mulher nos Distritos – Paiquerê – Campanha Sinal Vermelho

Roda de conversa e divulgação dos serviços da SMPM

Distrito de Paiquerê

Salão Paroquial

SMPM

SMAA

O5/03

14h às 15h30

Secretaria da Mulher nos Distritos – IRERÊ – Campanha Sinal Vermelho

Roda de conversa e divulgação dos serviços da SMPM

Distrito de

Irerê

Salão Paroquial

SMPM

SMAA

05/03

9h às 12h

Evento “A identidade da mulher trabalhadora na educação”.

Bloco 1:

Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, Vereadora Lenir de Assis e Profª Drª Adriana Farias/UEL.

Apresentação Cultural: Grupo Paralelo – Cia Casa de Dança. Coreógrafa: Ariela Pauli.

Bloco 2:

Celina Wotcoski – Dirigente Estadual da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo, Advogada trabalhista, sindical e previdenciarista Luara Scalassara e Sueli Lopes – Dirigente Regional da Secretaria de Formação Política Sindical e Cultura.

Presencial para Educadoras aposentadas, direção regional da APP Sindicato Londrina, palestrantes.

Virtual: Para os educadoras e o público geral.

Evento Híbrido

Sede da APP-Londrina

Av. JK, 1834 e on-line

APP-Sindicato – Secretaria da Mulher Trabalhadora e Direitos LGBT+

05/03

10h

Programa Paiquerê por Você, com Fernanda Viotto

Programa em alusão ao Mês da Mulher

População em geral

Portal Paiquerê

www.paiquere.com.br

Rádio Paiquerê 91.7

Portal Paiquerê

Rádio Paiquerê 91.7

06/03

8h às 10h

Programa Nem Mais, Nem Menos

Tema: A importância e desafios das mulheres na politica

Programa em alusão ao Mês da Mulher

População em Geral

Rádio Brasil Sul AM 1290

Rádio Brasil Sul

07/03

14h às 15h

Roda de Conversa – Relacionamento Abusivo

Roda de conversa com adolescentes de 15 a 21 anos, atendidos pela EPESMEL.

Público dirigido

Alunos EPESMEL

EPESMEL

 Rua Angelina Ricci Vezozzo, n. 85

EPESMEL

08/03

8h

“Dia Internacional da Mulher – uma segura a mão da outra”

Encontro entre mulheres de diferentes grupos sociais. Espaço de acolhida e de trocas dirigido às mulheres em situação de rua em Londrina. Serão oferecidas atividades educativas, lúdicas e de cuidado como oficina de cartazes, roda de conversa, maquiagem, manicure e fotografias, além de informações sobre os direitos das mulheres.

Mulheres atendidas pelo Centro Pop

Centro Pop

Rua Dib Libos, 25, Centro

CMDM

08/03

11h

Dia Internacional Da Mulher – Inauguração Do Auditório da SMPM

Inauguração do Auditório da SMPM, espaço multifuncional que será utilizado para atividades do Centro de Oficinas para as Mulheres (COM) e reuniões do CMDM e da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

No evento será realizada a entrega dos lenços arrecadados na campanha do Outubro Rosa e do Artesanato Solidário para mulheres atendidas pelas entidades CAPC e Tok de Amor

SMPM

CMDM

REDE

CAPC

Tok de Amor

Auditório da SMPM

SMPM

08/03

14h

Sessão ordinária em alusão ao Dia Internacional da Mulher

A atuação as da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres

Sessão ordinária em alusão ao Dia Internacional da Mulher

População em Geral

Câmara Municipal de Londrina

CML

O9/03

14h às 15h30

Secretaria da Mulher nos Distritos – São Luiz – Campanha Sinal Vermelho

Roda de conversa e divulgação dos serviços da SMPM

Distrito de

São Luis

Salão Paroquial

SMPM

SMAA

09/03

14h às 15h

Roda de Conversa – Relacionamento Abusivo

Roda de conversa com adolescentes de 15 a 21 anos, atendidos pela EPESMEL

Público dirigido

Alunos EPESMEL

EPESMEL

 Rua Angelina Ricci Vezozzo, n. 85

EPESMEL

10/03

14h às 16h

Programa de Qualificação profissional

Aula inaugural Curso de Tortas Doces e Salgados – Carga horária: 20h

Qualificação profissional

Mulheres acima de 18 anos. Inscrição prévia 99945-0056

SENAC Centro

SMPM

COM/GISP

10/03

15h às 16h

Live Os Direitos da Empregada Gestante na pandemia: Afastamento do Trabalho e a questão previdenciária

Orientações acerca do tema: Afastamento do Trabalho e a questão previdenciária

População em geral

Instagram da SMPM

SMPM

10/03

18h30

às 21h

Pré-Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres – Região SUL

“O Controle Social das políticas públicas para as mulheres no contexto da pandemia COVID-19”

Etapa preparatória para a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres: Eleição da sociedade civil

População em geral

Auditório PML

CMDM

SMPM

10/03

19h às 22h

Programa de Qualificação profissional – Aula Inaugural Curso de Depilação

Carga horária: 21h

Qualificação profissional

Mulheres acima de 18 anos. Inscrição prévia 99945-0056

SENAC Centro

SMPM

COM/GISP

10/03

19h30 às 21h

Secretaria da Mulher nos Distritos – Guaravera – Campanha Sinal Vermelho

Roda de conversa e divulgação dos serviços da SMPM

Distrito de

Guaravera

Salão Paroquial

SMPM

SMAA

11/03

10h

16h

Homenagem ao Dia da Mulher

Palestra: O valor da mulher

Atividade de homenagem às mulheres/mães da E.M.Prof. Odésio Franciscon. Palestra e divulgação dos serviços da SMPM.

Mães responsáveis da comunidade escolar

E.M.Prof. Odésio Franciscon. Rua Osmy Muniz, 750 – Conj.  Hilda Mandarino.

SME/E.M.

Prof. Odésio Franciscon

11/03

14h às 15h30

Secretaria da Mulher nos Distritos – Maravilha – Campanha Sinal Vermelho

Roda de conversa e divulgação dos serviços da SMPM

Distrito de

Maravilha

Salão Paroquial

SMPM

SMAA

13/03

8h às 10h

Programa Nem Mais, Nem Menos

Tema: Violência contra as mulheres e interseccionalidades

Programa em alusão ao Mês da Mulher

População em Geral

Rádio Brasil Sul

AM 1290

Rádio Brasil Sul

14/03

14h às 16h

Empreendedorismo Feminino

Curso: Produção de geleias e compotas.

O curso compreende três aulas (14/03, 11/04 e 09/05)

Capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo feminino

Mulheres acima de 18 anos. Inscrição prévia 99945-0056

14/03 – virtual

11/04 – UTFPR

09/05 – UTFPR

Av. Pioneiros, 3131

SMPM

14/03

17h às 18h

Live Endometriose: A cólica menstrual não é normal

Orientações acerca do tema. Atividade alusiva ao Dia da Luta Contra a Endometriose (Lei Municipal 13.229/2021) e Março Amarelo (Lei Municipal 13.233/2021).

População em geral

Instagram da SMPM

SMPM

15/03

16h às 18h

Mulheres nos espaços de poder e decisão.

Convidada Especial: Juíza Zilda Romero

Atividade inserida na reunião ordinária do CMDM para sensibilização sobre o tema, tendo em vista os preparativos para eleição da sociedade civil e por se tratar de ano eleitoral.

População em geral

Google Meet

CMDM

15/03

19h às 20h30

Secretaria da Mulher nos Distritos – WARTA – Campanha Sinal Vermelho

Roda de conversa e divulgação dos serviços da SMPM

Distrito de

Warta

Salão Paroquial

SMPM

SMAA

17/03

9h às 10h30

14h às 15h30

Roda de conversa com o tema Formas de Violência: como identificá-las e trilhas para superá-las

Palestra alusiva ao mês de março direcionada aos adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Alunos do Marista Escola Social Irmão Acácio

Marista Escola Social Irmão Acácio – Rua Abílio Justiniano de Queiroz, 350

Marista Zona Norte

17/03

14h às 16h

Empreendedorismo Feminino

Oficina Cachepot com fios de malha

A oficina compreende duas aulas (17 e 24/03).

Capacitação profissional e apoio ao Empreendedorismo Feminino

Mulheres acima de 18 anos. Inscrição prévia 99945-0056

COM

SMPM

20/03

8h às 10h

Programa Nem Mais, Nem Menos

Tema: Desigualdades de gênero no mundo do trabalho

Programa em alusão ao Mês da Mulher

População em Geral

Rádio Brasil Sul

AM 1290

Rádio Brasil Sul

21/03

13h30 às 17h30

Programa de Qualificação profissional

Aula inaugural do curso de maquiadora. Carga horária: 160h

Qualificação profissional

Mulheres acima de 18 anos. Inscrição prévia 99945-0056

SENAC Centro

SMPM

GISP

21/03

12h

Projeto Mulheres em Movimento – Lançamento da 2a temporada.

Série de rádio que fala sobre mulher, direitos e políticas públicas. Na 2a temporada, os ouvintes conhecerão os trabalhos da SMPM e CMDM.

População em geral

Revista do Meio-dia – Rádio UEL FM 107,9

Rádio UEL FM 107,9

21/03

14h às 15h30

Secretaria da Mulher nos Distritos – Espírito Santo – Campanha Sinal Vermelho

Roda de conversa e divulgação dos serviços da SMPM

Distrito de

Espírito Santo

Salão Paroquial

SMPM

SMAA

22/03

14h

Empreendedorismo Feminino

Artesanato para a Páscoa: Oficina Coelho de Feltro. A oficina compreende duas aulas (22 e 29/03).

Capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo feminino

Mulheres acima de 18 anos. Inscrição prévia 99945-0056

SMPM/COM

SMPM

23/03

14h

Aula inaugural do projeto

Gestão de Negócios voltado para o empreendedorismo coletivo

Apoio técnico ao empreendedorismo feminino

Feira Arte Mulher e outros

COM

SMPM

23/03

9h30 às 11h

Secretaria da Mulher nos Distritos – Lerroville – Campanha Sinal Vermelho

Roda de conversa e divulgação dos serviços da SMPM

Distrito de

Lerroville

Salão Paroquial

SMPM

SMAA

24/03

18h30

às 21h

Pré-Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres – Região OESTE

“O Controle Social das políticas públicas para as mulheres no contexto da pandemia COVID-19”

Etapa preparatória para a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres: Eleição da sociedade civil

População em geral

CCI Oeste

CMDM

SMPM

24/03

9h30

Beleza e Autoestima

Atividade com o objetivo de resgate e valorização da autoestima das mulheres

Mulheres do Projeto Sabão/Camar

Sede do Projeto Camar – Zona Norte

SMPM

27/03

DOM

8h às 10h

Programa Nem Mais, Nem Menos

Tema: Saúde da Mulher: Direitos e políticas publicas

Programa em alusão ao Mês da Mulher

População em Geral

Rádio Brasil Sul

AM 1290

Rádio Brasil Sul

28/03

14h

Aula inaugural do projeto de Orientação e Assessoria Técnica na Área de Alimento

Apoio técnico ao empreendedorismo feminino

na área de alimentos (produção, comercialização, legalização, etc)

Feira Arte na Praça, Mulheres Fazem Mulheres Vendem, e outros

COM

SMPM

30/03

9h às 11h

Roda de conversa: o papel da mídia no enfrentamento à violência contra as mulheres

Roda conversa com profissionais da imprensa sobre a cobertura jornalística dada aos casos de violência contra as mulheres

Profissionais da imprensa

Virtual

CMDM

30/03

18h às 22h

Feira Empreendedora da Mulher

A feira vai reunir mulheres empreendedoras Londrina  para comercialização de seus produtos e contará com apresentações artísticas e culturais.

População em geral

Local a definir

Coletivo Black Divas

31/03

14h

Encerramento do Mês da Mulher – Campanhas solidárias para Mulheres

Academia Sparta – arrecadação de produtos alimentícios

Instituto Sabin – arrecadação de absorventes e produtos de higiene

Mulheres atendidas pelo CAM e Casa Abrigo Canto de Dália

Gabinete da SMPM

Academia Sparta

Insituto Sabin

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.