Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A cônsul-geral adjunta do Reino Unido, Lisa Weedon, e cônsul-honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, estiveram no gabinete do prefeito Marcelo Belinati

Londrina recebeu ontem (01) a visita da cônsul-geral adjunta do Reino Unido, Lisa Weedon, e do cônsul-honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson. No período da manhã, eles foram recebidos pelo prefeito Marcelo Belinati e assinaram um Memorando de Entendimento entre o município de Londrina e o Reino Unido da Grâ-Bretanha e Irlanda do Norte, com o objetivo de estabelecer cooperação entre áreas estratégicas de interesse comum.

A parceria visa o desenvolvimento de ações conceituais, técnicas e operacionais para fomentar e fortalecer o acesso à cultura e educação, no âmbito das políticas públicas, e a criação de condições institucionais com o objetivo de estabelecer conexão e comunicação entre a cultura, educação e desenvolvimento econômico nas relações diplomáticas e paradiplomáticas entre Londrina e o Reino Unido.

Também objetiva buscar parcerias junto a órgãos governamentais e não governamentais com a finalidade de fortalecer e apoiar as ações derivadas do memorando, e outras atividades que possam fortalecer mutuamente os signatários do memorando ou ampliar as possibilidades de sua ação conjunta.

O prefeito Marcelo Belinati disse que a celebração deste convênio aproxima ainda mais Londrina do governo britânico, possibilitando a troca de conhecimento e informação nas áreas de cultura, educação, entre outras. “Temos um grande convênio com o governo britânico que fornece um curso gratuito de inglês para todos os professores da rede pública municipal de ensino e a ideia é ampliar isso para outras áreas. Queremos, inclusive, atrair novas indústrias e empresas”, ressaltou.

A cônsul-geral adjunta do Reino Unido, Lisa Weedon, contou que está pela primeira vez em Londrina e que objetivo é buscar mais oportunidades com a cidade, que tem laços históricos. “Este memorando é um passo nesse caminho, para fortalecer as relações e criar mais oportunidades para trabalhamos juntos. Há oportunidades nas áreas de comércio, já há empresas britânicas instaladas em Londrina, temos alguns investidores do Paraná e de Londrina no Reino Unido. Londrina tem grandes ambições na área de educação e o Reuno Unido pode apoiar”, afirmou.

O cônsul-honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, disse que está em Londrina pela terceira vez nos últimos 12 meses e que a intenção é continuar fortalecendo os laços com o município. “Queremos buscar novos setores para trabalharmos em conjunto, com nas áreas de cultura e educação, e este memorando vem para contribuir com isso. Temos uma relação forte com Londrina e a ideia é continuar a construir novas formas para trabalharmos juntos”, destacou.

Mural em celebração à literatura inglesa

No período da tarde, foi inaugurado um mural em celebração à literatura inglesa na Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza. A inciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Governo e de Cultura e o Consulado do Reino Unido do Paraná. O objetivo do mural é incentivar a leitura e promover obras e autores britânicos.

Para o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, considerando os laços históricos entre Londrina e a Inglaterra e o avanço das Relações Internacionais coordenadas na Secretaria de Governo, essa é mais uma parceria importante para o município. “Traz benefícios culturais, educacionais e desenvolvimento econômico”, afirmou.

Metade do painel está estampado com a figura de Shakespeare – um dos principais representantes da literatura inglesa – e a outra metade com a imagem de Harry Potter – série de romances de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling. “Shakespeare foi um poeta, dramaturgo, o renascimento de algumas obras no reino unido ocorreu com ele. E Harry Potter tem uma série de livros que se transformaram em filmes, e possui muita aceitação dos adolescentes e jovens, e a biblioteca atende todos os públicos”, explicou a diretora de bibliotecas públicas da Secretaria de Cultura, Leda Maria Araújo.

A diretora ressaltou que a parceria com o Reino Unido é muito importante para a Biblioteca Púbica e que a população londrinense só tem a ganhar. ”A biblioteca tem por objeto atender todo o público e oferecer obras literárias brasileiras e de outras línguas. Semanalmente, nós recebemos na biblioteca grupos de estudantes de escolas públicas e privadas para fazer visitas mediadas. Agora, eles terão a oportunidade de conhecer o mural de literatura inglesa, entender seu contexto, importância, conhecer as obras e fazer o empréstimo dos livros. É uma forma de democratizar o acesso à leitura, ao livro e à literatura”, afirmou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.