Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir de agora, o Ginásio tem um dos pisos mais modernos do mundo; além dessa mudança, todo o teto foi trocado e os sistemas hidráulicos e elétricos foram refeitos

Ontem (18), o esporte londrinense recebeu um grande presente. O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, entregaram a obra de reforma e revitalização do Ginásio Professor Darci Côrtes, mais conhecido como Moringão (Rua Gomes Carneiro, 315).

A reforma incluiu uma gama de serviços. Entre eles, toda a estrutura metálica e de concreto armado que dá sustentação ao teto do ginásio foi reformada, e foi feita a troca das telhas, calhas, rufos e arremates. Uma tela também foi instalada nessa parte para evitar que pombos e outras aves adentrem ao ginásio.

Outra grande mudança é o novo piso de quadra poliesportiva, que agora é portátil, flutuante e removível feito em madeira maciça específica para uso esportivo. Neste piso novo há um sistema de amortecimento devido à madeira flutuante colocada sobre uma camada intermediária de espuma ou borracha de mínimo de 10 milímetros de espessura em toda a área. Esse sistema é chancelado pela Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) e da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e evita que os atletas se machuquem ao praticar os esportes.

Além dessas reformas, foi feita toda a reestruturação do sistema elétrico e hidráulico, o que possibilitou a instalação de aparelhos de ar-condicionado, ventilação mecânica e iluminação em LED; assim como novo cabeamento estruturado de voz e dados para o circuito fechado de televisão, de alarmes de segurança e de sonorização. Na área interna onde estão os camarotes, as salas de imprensa e os setores administrativos também foram revitalizados e instalados novos aparelhos de ar-condicionado. Toda a estrutura foi pintada, e na área externa, a Prefeitura de Londrina fez o recape das vias do entorno e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou a sinalização viária.

Durante a reabertura do ginásio, o prefeito lembrou que o Moringão é uma construção antiga, inaugurada em 1972, durante a administração do então prefeito Dalton Fonseca Paranaguá. E, desde então, ele não passava por uma reforma ampla, apenas por pequenos reparos e manutenções.

“O Moringão foi completamente reformado. Na verdade, foi reutilizada a carcaça e está totalmente novo e revitalizado. É um espaço para a prática do esporte, que é vida, traz saúde para as pessoas, movimenta a economia da cidade atraindo eventos e estamos devolvendo esse espaço hoje à população de Londrina, que só tem a ganhar”, disse Marcelo.

Para que todas essas obras fossem possíveis, a Prefeitura de Londrina investiu R$ 7.643.443,87 durante 44 meses de serviços. “Foi uma obra com grandes desafios. Todos sabem o tempo que o Moringão ficou parado e, graças a Deus, até me emociono, porque sou do esporte e entregar isso para a população é fomentar e oportunizar o esporte de Londrina. Eu sei o que faz a diferença na vida de cada um, de cada esportista, que é ter uma estrutura, por isso eu fico emocionado por poder estar, nesse momento, nesta pasta e nesta data que é tão importante”, disse o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, que é atleta desde os 6 anos de idade.

Oguido também destacou que o grande diferencial do Ginásio é o novo piso. “O piso é grande diferencial, porque ele é moderno, não tem impacto no joelho e no tornozelo; se tiver alguma parte dele que estragar, a gente consegue trocar só aquela parte; ele também é um piso móvel. Também trocou todo o telhado do Moringão, que é mais moderno e absorve mais o calor, então o clima aqui dentro ficou bem melhor”, lembrou.

Antes da reforma, a Prefeitura de Londrina contratou uma empresa especializada para identificar todos os problemas estruturais que havia no local, como as corrosões na cobertura metálica, o que gerava diversas goteiras dentro do ginásio; os vazamentos na parte administrativa e dos vestiários do complexo, o que precisou de impermeabilização da laje antes da reforma; e troca de telhas. Fora isso, durante as obras foram sendo identificados novos problemas e, por isso, foram feitos novos aditivos contratuais.

Painel

No momento, os engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Londrina estão fazendo uma avaliação técnica para verificar a possibilidade da instalação de um placar eletrônico, semelhante ao utilizado durante os jogos da Liga Nacional de Basquete (NBA) dos Estados Unidos. Para isso, estão sendo feitos estudos para verificar o peso e se as estruturas atuais suportam o mesmo.

O vereador e ex-presidente da FEL, Fernando Madureira, parabenizou o prefeito pela obra. “Eu tenho certeza que isso aqui é um sonho, uma causa sensacional. O que eu aprendi com a política é que não importa a cor da bandeira, mas importa fazermos o bem e aqui temos uma herança que vai ficar para a história do esporte”, falou.

Durante o evento, o filho do homenageado que dá nome ao Ginásio, Darci Côrtes Junior, contou que apesar de ser nascido em Curitiba, iniciou os esportes em Londrina. Segundo ele, para quem é atleta ou trabalha com esporte é de extrema importância ter estruturas adequadas para treinar. “Iniciei minha carreira esportiva aqui em Londrina e meus estudos todos foram feitos aqui. Estar de volta nessa cidade, que cresceu muito desde a época que eu saí, é uma honra, assim como é representar a minha família, que dá nome a essa praça esportiva, que ficou maravilhosa depois dessa reforma. O piso é de primeiro mundo e espero que seja bem utilizado pelo esporte londrinense, desde as categorias de base até as de alto rendimento. Para quem é do esporte é muito importante ter áreas, praças e ginásios de esporte para trazer os jovens e adolescentes para a prática saudável do esporte. Com investimento em esporte, a gente economiza em saúde”, disse Côrtes Junior.

O chefe do Centro do Esporte da Superintendência Geral do Esporte da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, Antônio Carlos Dourado, falou sobre a parceria que está sendo feita entre o Governo de Estado do Paraná e o Município de Londrina e lembrou do pioneirismo do estado frente às políticas de esporte. “A gente está fazendo um trabalho que é muito forte no esporte nacional. Nós tivemos a duas semanas atrás, a Lei Geral do Esporte aprovada pelo Governo Federal e o Plano Nacional do esporte. Isso significa que o esporte tem uma lei que estava, desde 2017, tramitando e hoje ela foi de fato aprovada. Estabelece-se agora uma verticalização do governo federal, do governo estadual com os municípios, onde se prescreve uma organização administrativa e política para a gestão do esporte. Nós saímos na frente, porque o Estado do Paraná é o único que tem, dos 399 municípios, com uma política de esportes, por isso nós viramos uma referência e usamos a Universidade Federal do Paraná para isso. E o que vemos aqui hoje é isso, essa parceria entre os governos”, falou.

Estreia

Domingo (21), a partir das 11h, o novo Ginásio Moringão terá o primeiro evento esportivo. Serão 15 times de 14 estados diferentes disputando a Taça Brasil – Divisão Especial de Futsal Feminino Adulto. No formato misto, com fase de grupos e “mata-mata”, os jogos acontecerão de 21 a 28 de maio, em que os dois primeiros colocados de cada grupo, e os dois melhores terceiros colocados, vão avançar para as quartas de final, em duelos únicos até a grande final, que será disputada no domingo (28).

Autoridades

Participaram da solenidade de entrega o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Élcio José Coelho de Lara, o chefe do Centro do Esporte da Superintendência Geral do Esporte da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, Antônio Carlos Dourado; o comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Marco Tordoro; o chefe da Instrução do Tiro de Guerra (TG) de Londrina, subtenente Leonardo Martins.

Além deles, também participaram: o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez; presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani; o presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Luciano Kuhl; o presidente da presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), Bruno Ubiratan; o chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina e coordenador do Núcleo de Comunicação, José Otávio Sancho Ereno; os secretários municipais de Agricultura, Regis Choucino; Gestão Pública, Fábio Cavazotti; Idoso, Andrea Ramondini Danelon; Obras e Pavimentação, João Alberto Verçosa Silva; Saúde, Felippe Machado; Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos; os vereadores Ailton Nantes, Beto Cambara, Eduardo Tomaniga, Flávia Cabral, Giovani Mattos, Jairo Tamura, Lenir de Assis e Mestre Madureira; presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Londrina, Geder Harami Harami.

Além das autoridades, participaram da reabertura oficial do Moringão, 13 servidores municipais aposentados da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Eles receberam um certificado e um troféu de agradecimento pelos serviços prestados à cidade de Londrina durante a carreira na FEL.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.