Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Londrina 08/01/2024  11h31

Prefeitura de Londrina fará concurso para mais de 60 cargos no primeiro semestre de 2024

Previsão é que o edital seja publicado ainda no primeiro bimestre; Secretaria de Recursos Humanos está finalizando o processo de contratação da banca examinadora

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), está trabalhando na realização de um concurso público voltado a mais de 60 cargos de diferentes áreas profissionais. Haverá oportunidades para profissionais de diversos graus de escolaridade, passando pelos níveis fundamental, médio, técnico e superior.

No momento, a SMRH está conduzindo a fase final de estudos para a contratação de banca para executar o processo, e a previsão é que o edital seja publicado ainda no primeiro bimestre de 2024. O objetivo do Município é que o concurso seja homologado até, no máximo, o dia 30 de junho. Isso porque haverá eleições municipais em 2024 e, segundo a legislação, as instituições governamentais devem homologar seus concursos até três meses antes do pleito para que possam contratar servidores em anos eleitorais.

Conforme a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, a SMRH está elaborando este procedimento desde o ano passado. Ela explicou, também, que o concurso poderá ser dividido em diferentes editais, com o objetivo de agilizar as contratações dos cargos para os quais haverá menos etapas seletivas. Por isso, existe a possibilidade de que a execução dos procedimentos fique a cargo de mais de uma banca examinadora.

“É possível que seja dividido em editais distintos, porque o Tribunal de Contas estabelece que a homologação de um concurso não pode ser feita parcialmente, e enquanto alguns dos cargos terão somente a prova objetiva, outros têm mais etapas, e levarão mais tempo. Então, a ideia é organizar o procedimento de forma que a maioria dos editais seja homologada até o dia 30 de junho. Alguns, por terem mais fases, passarão desse prazo, e teremos que fazer contratações em 2025. Porém, já fizemos um planejamento para isso, considerando os cargos que tiveram concursos vigentes até mais recentemente e aqueles cujas contratações são mais urgentes”, frisou.

Ainda segundo Bellusci, o concurso vai atender uma grande demanda pela contratação de novos servidores, que havia ficado represada no decorrer da pandemia de Covid-19. “Durante a pandemia, esteve em vigor a Lei Complementar 173, que impôs algumas restrições para a contratação de novos servidores por órgãos públicos. Agora que essas limitações já não mais existem, temos a possibilidade de abrir o concurso e repor essas vagas”, salientou.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.