Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Inédita em Londrina, a iniciativa vai acolher até 30 pessoas com deficiências que não possuam condições de autossustentabilidade ou apoio familiar

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está viabilizando o serviço de Residência Inclusiva, em parceria com a Associação Flávia Cristina. Com previsão de início em março, a ação será realizada em três casas que serão alugadas pela Prefeitura na região central. Os espaços serão destinados ao acolhimento de pessoas com deficiência, na faixa etária entre 18 e 59 anos, que não possuam condições de autossustentabilidade ou apoio familiar. Cada imóvel – que receberá adaptações com vistas a garantir a acessibilidade – poderá atender até dez indivíduos, totalizando 30 beneficiados pela iniciativa.

Para concretizar essa ação, a SMAS publicou um Edital de Chamamento no ano passado, elaborado segundo a Lei Federal no 13.019/2014, que resultou em parceria com a Associação Flávia Cristina. Anualmente, será investido um montante de R$ 1.375.046,64 no projeto – dividido em parcelas mensais de R$ 114.587,22.

O objetivo principal do serviço é a proteção integral dos atendidos e promover a inclusão comunitária e social, assim como a emancipação pessoal, a construção progressiva da autonomia e a superação de barreiras. Para isso, as unidades contarão com cuidadores e serviços de psicologia, terapia ocupacional e assistência social, entre outros.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, frisou a importância desta iniciativa, que é inédita no município. “É um serviço essencial, pois vai cuidar daqueles que são os mais vulneráveis socialmente. Pretendemos oferecer um serviço completo e de qualidade, compatível com a função social da administração pública”, afirmou.

O encaminhamento dos atendidos será feito, a partir da rede pública de serviços, por uma comissão multidisciplinar de avaliação formada por servidores das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.

Segundo a gerente de Serviços de Alta Complexidade da SMAS, Lígia Fukahori, as equipes responsáveis pelo projeto vão elaborar um plano individualizado para cada usuário, sendo que o período de estadia nas unidades poderá ser temporário ou permanente. “Toda pessoa com deficiência é um ser humano complexo, com necessidades que precisam ser abordadas de forma específica. Por isso, quem for atendido vai ter acesso a diversas atividades adequadas ao seu desenvolvimento físico, psicológico, pessoal e profissional, oferecidas em articulação com a rede de serviços municipais”, destacou.

Doações

A Associação Flávia Cristina aceita doações de móveis e eletrodomésticos para o projeto Residência Inclusiva. Quem quiser contribuir pode entrar em contato diretamente com a organização, pelo telefone (43) 3327-4828.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.