Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Expertise do Parque Tecnológico de Itaipu vai contribuir para a implantação dos projetos apresentados pelo Ecossistema de Inovação da cidade

O prefeito Marcelo Belinati recebeu, ontem (17), o diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Eduardo de Miranda. Com a participação de integrantes do secretariado municipal e lideranças do Ecossistema de Inovação da cidade, o encontro teve como objetivo avaliar as parcerias entre a Prefeitura e a Itaipu que estão em andamento, além de apresentar novos projetos e traçar os meios e responsáveis para que essas ideias tenham êxito.

A conversa começou com a avaliação do projeto Rua Inteligente da Sergipe, implantado no segundo semestre de 2021, que veio com a proposta de melhorar a segurança, mobilidade urbana e conectividade através de novas tecnologias. Foram pontuados detalhes que precisam de mais atenção, bem como a possibilidade de ampliação para outras ruas da cidade. “Agora vamos trabalhar em projetos conjuntos. Pegar o que já tem, melhorar, adequar e trabalhar junto com a PTI para soluções que sejam adequadas e que tragam benefícios para a população de Londrina”, pontuou o prefeito.

O diretor de Tecnologia e Operação da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) de Londrina, Pedro Sella, disse que há uma boa integração do que é captado pelas atuais câmeras de segurança, com a Guarda Municipal, mas que é preciso aumentar a quantidade e também dispor de mais áreas com wi-fi gratuito. Ainda nessa temática, o diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), Marcelo Cortez, enfatizou a necessidade de novas câmeras que façam registros em ângulos de 360⁰ sem cortes.

O prefeito Marcelo Belinati reforçou que as ações precisam efetivamente impactar a população. “A tecnologia, para ser efetiva, precisa melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou. Disse ainda que agora o desafio para o Ecossistema de Inovação da cidade é de pensar soluções junto com o Parque Tecnológico de Itaipu. “Londrina se tornou um polo nacional e mundial na área de tecnologia e inovação. Há várias empresas de tecnologia e grandes multinacionais que vieram para cá, o que gera emprego e renda”, destacou.

Com a nova gestão do governo federal, Itaipu ampliou o investimento em projetos focados em Tecnologia e Inovação, no meio ambiente e em infraestrutura, contemplando agora, todos os 399 municípios do Paraná, não somente os da região oeste. Esse fator propicia novas oportunidades pra Londrina, que nas palavras de Miranda, é uma cidade estratégica. “Londrina é uma peça fundamental para essa democratização dos conhecimentos do PTI e, também, uma referência pela sua importância regional e a abrangência que tem em torno”, declarou.

O diretor da PTI enalteceu o bom relacionamento com a Prefeitura de Londrina e disse que o Parque Tecnológico de Itaipu está de portas abertas para fazer de Londrina uma cidade ainda mais referência em mão de obra e qualificação em tecnologia da informação. “Gerenciamos essas tecnologias usando a nossa expertise. Fazemos a conexão com empresas e temos uma experiência grande por ser o primeiro a implantar SandBox – ambiente para se testar soluções inovadoras – do Brasil, instalado através do PTI”, comentou.

O grupo presente sugeriu que o diretor da CTD, Pedro Sella, fique responsável para dar sequência às próximas reuniões, que devem ser exclusivamente técnicas. Miranda agradeceu a iniciativa do prefeito em reunir as diversas lideranças que fomentam a inovação na cidade. “Saímos daqui com vários projetos em que podemos aplicar nossa expertise contando com a inteligência artificial. Juntos, vamos definir no que investir primeiro, como e onde fazer, além de atrair novos parceiros para isso se torne realidade”, confirmou o diretor da PTI.

Também participaram do encontro representantes da Londrina Iluminação, Sebrae, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), e Estação 43.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.