Paraná em Ação oferta diversos serviços públicos gratuitos que promovem cidadania e inclusão social
A Prefeitura de Londrina e o governo do Estado do Paraná estão atendendo a comunidade em mais uma edição do Paraná em Ação, no Jardim Bandeirantes, região oeste. Diversos serviços gratuitos são disponibilizados durante todo o dia de ontem (5) e também na quinta (6) e sexta-feira (7), das 9h às 17h, na Praça Luiz D’Laqua, (Avenida Serra da Esperança, 1.101). Amanhã (6), haverá uma solenidade de Abertura Oficial do evento, programada para as 10h, com a presença de autoridades.
Pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos, estiveram presentes na praça na manhã de hoje, à procura dos serviços. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, também foi até a feira para ver de perto os serviços ofertados à população. “Esta é uma ação muito importante, por isso parabenizo esta articulação entre o governo do Estado com a Prefeitura de Londrina. Várias secretarias municipais estão envolvidas, por determinação do prefeito Marcelo Belinati, para que pudéssemos trazer os serviços públicos para a comunidade do Bandeirantes”, apontou.
O secretário disse que a grande quantidade de serviços ofertados no local demonstra o comprometimento do Estado e Prefeitura em cumprir o seu papel principal de atender a população. “Trouxemos diversos serviços de saúde, como vacinação contra a gripe, orientações de combate à dengue e outras endemias, testes rápidos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial, serviços do Samuzinho, de orientação de manobras cardiorrespiratórias, entre outros”, ressaltou.
A equipe do setor de Endemias, da Secretaria de Saúde, levou diversos materiais e uma exposição do mosquito Aedes Aegypti e de escorpião, para orientar a comunidade sobre isso. De acordo com a agente de Endemias, Rosa Maria Rodrigues de Melo, também estão sendo dadas orientações sobre leishmaniose, esquistossomose, caramujo africano e animais peçonhentos. “O foco principal é a dengue devido ao número alto de casos confirmados em Londrina. Mesmo no inverno as pessoas precisam manter os cuidados, porque o mosquito continua desovando. Trouxemos uma lupa digital para o evento, para que a população e as crianças possam ver, na lupa, em 1.000 vezes o tamanho real, o ciclo evolutivo do mosquito, ou seja, o ovo, a larva que está viva, e o mosquito adulto”, explicou.
Entre os órgãos e secretarias presentes está a do Ambiente (Sema), que levou o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, projeto que estimula a consciência ambiental nas crianças, por meio de livros e outros materiais. A estudante Bianca Ananda Ribeiro, de 8 anos, foi uma das crianças que participou das atividades dentro do ônibus. “Eu li um livro, desenhei e tirei fotos. Achei muito legal este ônibus”, relatou.
A Secretaria Municipal de Cultura também participa, por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas, doando livros para quem se interessar, e divulgando seus serviços. Também estão sendo ofertados produtos culturais produzidos nos últimos 20 anos, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). “Trouxemos, para dispor à comunidade, livros, CDs, musicais, e DVDs de produções audiovisuais, os quais podem ser escolhidos pelo cidadão”, informou o gestor cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Danilo do Amaral Santos Lagoeiro.
A moradora do Jardim Bandeirantes, Ângela Aparecida da Silva Neves, participou da feira nesta manhã, acompanhada por sua filha, a procura dos serviços ofertados. “Gostei bastante desta ação, já fui no estande da Copel e da Assistência Social. Também levei a minha filha para conhecer o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental e vou visitar outros estantes. São serviços importantes que vieram para perto de nós e isso facilita a nossa vida, porque não precisamos nos deslocar para o centro”, frisou.
Outra secretaria municipal presente é o do Idoso, oferecendo a emissão da Carteira do Idoso, da Credencial do Transporte Interestadual, e do Cartão 65+, em parceria com o Transporte Coletivo Grande Londrina, voltado ao transporte municipal dos idosos. Também estão sendo dadas orientações sobre os direitos dos idosos, feitos cadastros nos centros de convivência, e ministradas informações sobre as atividades ofertadas nestes centros. “No caso do Cartão 65+, para os idosos em que há a possibilidade de emitir o cartão no sistema, nós já estamos entregando o documento. Para aqueles que não têm esta condição, nós orientamos a procurar os serviços como o CRAS, para fazer Cadastro Único e poder emitir a carteira”, informou o assessor Técnico-Administrativo da secretaria, Cleir Brandão.
A secretaria do Idoso também está mobilizando cerca de 50 idosos dos centros de convivência para participarem da Abertura Oficial do evento, programada para amanhã, às 10h. “Os idosos vão participar de uma atividade física ao ar livre, passar uma manhã com atividades, oportunizando para os idosos dos centros de convivência essa interação com os serviços, para que eles possam fazer seus cadastros, emitir seus documentos, e participar desta festa de cidadania promovida pelo Estado em parceria com a Prefeitura de Londrina”, afirmou a secretária da pasta, Andrea Ramondini Danelon.
A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, está divulgando todas as oportunidades de emprego abertas e dando orientações sobre seguro-desemprego e carteira de trabalho digital.
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) levou material informativo e a agenda de cursos do Centro de Oficinas para as Mulheres (COM). Também estão sendo feitas inscrições das mulheres interessadas nos cursos e divulgados os serviços do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), junto ao Ônibus Lilás, do Governo Estadual. Havendo demanda, é possível realizar orientações dos serviços de psicologia, serviço social e orientação jurídica. Também estão presentes, junto com a SMPM, projetos integrantes da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, como o Núcleo Maria da Penha (Numape), Núcleo de Atendimento de Violência Doméstica na Delegacia da Mulher (Nuavidem) e Conselho da Comunidade.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAA) está ministrando orientações sobre acesso ao Cadastro Único, disponibilizando consultas aos sistemas e fornecendo orientações gerais sobre a política de Assistência Social (acesso a benefícios, serviços, programas e projetos da política de assistência social).
Além disso, os dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade estão fazendo o agendamento para a emissão da primeira ou segunda via do RG. Qualquer pessoa que tiver interesse em emitir o documento pode se dirigir ao CRAS para fazer o agendamento on-line e ter seu horário de atendimento previamente estabelecido para um dos dias do evento. Aqueles que porventura não conseguirem fazer o agendamento pelo CRAS, podem se dirigir diretamente ao Paraná em Ação, para atendimento nos guichês. O primeiro dia do evento é voltado, prioritariamente, às crianças e adolescentes que ainda não têm o documento ou que precisam da segunda via. O agendamento também está sendo feito pela Secretaria de Educação, neste caso voltado especificamente para os alunos da rede municipal.
A Secretaria de Educação também tem um estande no evento, divulgando a Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois as escolas municipais de Londrina estão com matrículas abertas para os anos iniciais, do 1º ao 5º ano, na alfabetização de jovens, adultos e idosos.
A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) também estará presente, levando atividades recreativas e esportivas, como perna de pau, basquete e futebol. Participam, ainda, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), levando ações votadas à educação no trânsito; a Secretaria de Defesa Social, com a Guarda Municipal; a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), ofertando atualização de cadastro; o Procon-LD, orientando sobre os direitos dos consumidores; a Ouvidoria-Geral, divulgando seu canal de comunicação 0800 400 1234; e a Londrina Iluminação, informando sobre seus serviços de manutenção e orientando a comunidade sobre como abrir chamados, por meio do site, aplicativo ou do 0800 400 4343.
A população também pode ter acesso a serviços como: assistência jurídica, por meio da Defensoria Pública do Paraná; vagas de estágio, pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); Nota Paraná; emissão e alteração de CPF, por meio do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (DEPPEN). Participam, também, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR); PCPR na Comunidade; ID Jovem; Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (CEIM).
O Paraná em Ação é um projeto do governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania. As feiras do projeto são realizadas a partir da articulação com as instituições parceiras, como a Prefeitura de Londrina, por meio da oferta de serviços gratuitos. Um dos responsáveis pela vinda do projeto a Londrina foi o vereador Matheus Thum.
NCPML
#JornalUniãoLeia também: