Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Liderado pelo secretário de Planejamento, Marcelo Canhada, novo encontro debateu a fiscalização dos supermercados, do transporte coletivo e das festas clandestinas

A Prefeitura de Londrina deu continuidade às reuniões com representantes do poderes executivo e do legislativo, com foco na discussão de medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Munício. Ontem (9), houve mais um encontro, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, liderado pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, com a presença de vereadores e de representantes do executivo, das áreas de fiscalização, segurança e transporte coletivo, e da Associação Paranaense de Supermercados (Apras). O secretário de Saúde, Felippe Machado, também participou das reuniões.

Canhada explicou que estas reuniões têm, com foco principal, tirar dúvidas e colher sugestões da Câmara de Vereadores, com relação às principais questões que envolvem a pandemia. O primeiro encontro da manhã visou a discussão de medidas que levem à diminuição da aglomeração de pessoas nos supermercados.

 “Os vereadores tiveram a oportunidade de ouvir e questionar as empresas de supermercados, pois existe uma preocupação com relação às aglomerações nestes estabelecimentos. Agendamos uma outra reunião, para hoje (10), com a presença de supermercadistas, para discutir outras medidas que possam diminuir a aglomerações nestes locais”, contou o secretário de Planejamento, Marcelo Canhada.

Sobre este assunto, o vice-presidente da APRAS, regional Londrina, Rodrigo Leocardio Jorge, acompanhado pelo supervisor regional da rede Super Mufatto, Valdecir de Oliveira, frisou que o ramo de atividades de supermercados é considerado essencial e que o setor tem cumprido os decretos publicados pelos governos municipal e estadual. “Sabemos que existe uma preocupação, pois, com o fechamento do comércio e dos restaurantes, as pessoas acabam indo mais para os supermercados. Por isso estamos debatendo, com as lideranças da prefeitura e os vereadores, para definirmos mais medidas que visem diminuir a aglomeração de pessoas nestes estabelecimentos, registrada principalmente em alguns horários, como após o encerramento do expediente das pessoas”, apontou

A segunda reunião da manhã debateu questões ligadas à fiscalização e segurança, principalmente relacionadas ao combate das festas clandestinas na cidade. “Pudemos ouvir o comando da Guarda Municipal e da direção da Secretaria de Fazenda, sobre o que tem sido feito neste sentido e sobre as dificuldades enfrentadas até aqui. Nesta área, ficou claro que é preciso ter uma participação maior dos órgãos do governo do Estado, como a Polícia Miliar (PM), para auxiliar o trabalho da Guarda e da Fazenda nas fiscalizações dos cumprimentos dos decretos de combate à Covid-19”, disse Canhada.

Sobre as questões ligadas à fiscalização e segurança, que no município de Londrina é executada de forma integrada entre a Secretaria de Defesa Social, que coordena a Guarda Municipal, e a Secretaria de Fazenda, o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, ressaltou que a reunião foi muito importante para que o município pudesse apresentar, aos vereadores, o trabalho realizado durante um ano de pandemia e para buscar mais soluções para melhorar o serviço. “Hoje, para suprir o aumento da demanda do trabalho, estamos movimentando a escala de serviço, pagando horas-extras, mas estamos num momento em que precisamos, efetivamente, integrar o trabalho que a Guarda Municipal vem fazendo com a Polícia Miliar”, disse. O coronel frisou que entende a missão da PM, constitucionalmente definida, mas lembra que a Guarda também teve que ajustar a condução do seu trabalho em prol do enfrentamento à pandemia.

O diretor de Fiscalização e Atividades Econômicas da Secretaria de Fazenda, Carlos Eduardo Burkle, destacou que foram exibidos dados do que está acontecendo no dia a dia das fiscalizações e apontados os problemas já enfrentados. “Nós mostramos que precisamos da colaboração das instituições e da população. Estamos buscando novas soluções para ampliarmos o trabalho e esperamos contar com a colaboração, inclusive, dos órgãos do Estado”, destacou.

A terceira e última reunião da manhã foi relacionada às reclamações de superlotação no transporte coletivo e sobre a higienização dos ônibus. O presidente da Companha Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, afirmou que a reunião com os vereadores é muito importante, para trazer as demandas da população. “A partir deste diálogo podemos melhor o transporte coletivo. Sempre digo que o transporte coletivo não é perfeito, mas tem sofrido algumas distorções, com relação à s

ua execução, que não condizem totalmente com a realidade. Hoje pudemos expor um pouco do nosso trabalho e ouvir as demandas, para poder avançar e melhorar o serviço. Queremos fazer o melhor para a população, no sentido de trazer um transporte coletivo seguro”, enfatizou.

Um dos vereadores presentes na reunião, Fernando Madureira, líder do prefeito Marcelo Belinati na Câmara, ressaltou que os vereadores são a ponte entre a comunidade e o executivo, por isso a importância de reuniões como esta. “Conseguimos passar o nosso ponto de vista para as lideranças presentes, que já vão providenciar medidas para melhorar o enfrentamento à pandemia. Também colhemos informações importantes que poderão ser repassadas à população”, disse.

O vereador, Matheus Thum, vice-líder do prefeito na Câmara, frisou que há uma cobrança natural da sociedade, em cima da Câmara de Vereadores, pelo fato do órgão exercer a representatividade das pessoas. “Por isso trouxemos os pontos principais, de dúvidas e críticas da população, relacionadas à pandemia. Entendemos que a fiscalização do transporte coletivo, dos supermercados e das festas clandestinas estão entre os pontos cruciais, para não termos que fechar o comércio, por exemplo. Estamos buscando soluções para estes problemas, pois este é o papel do vereador. E é dever, do poder executivo, nos amparar com respostas e soluções”, apontou.

Também participaram do encontro, presencialmente, os vereadores Deivid Wisley, Ailton Nantes, Giovani Matos, Eduardo Tominaga, Lenir de Assis e Chavão, além de Jessicão, Lu Oliveira, professora Sônia Gimenez e Mara Boca Aberta, no ambiente virtual.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.