Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ontem (20), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), realizou a solenidade de entrega das obras de reforma e revitalização do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Leste – Miguel Quessada Pelegrino. Localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz, o CCI recebeu melhorias em todo o seu espaço. Com a entrega das obras, os atendimentos voltam a acontecer no local a partir de hoje (20), com expediente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O espaço foi inaugurado em novembro de 2012 e, desde então, não havia recebido uma grande reforma como essa. Segundo a Secretaria Municipal do Idoso, a previsão é que, a partir de agora, o CCI Leste realize 600 atendimentos por semana. Antes da reforma, esse número girava em torno de 500.

Foram feitas diversas intervenções, contemplando os 1023,67 m² do local, como: melhorias no revestimento das paredes; troca de pisos, portas, janelas e cobertura; pintura geral; manutenção e revisão de esquadrias metálicas, de rufos e calhas; manutenção das instalações elétricas, hidráulicas e do gás; instalação de um novo sistema de proteção contra descargas atmosféricas (para-raios) e de prevenção a incêndio; construção de rampas de acessibilidade; melhoria da iluminação ambiente; e impermeabilização da marquise de entrada.

Além disso, o portão do estacionamento foi substituído por um mais alto e com motor elétrico, e também foi aumentada a altura das grades do entorno do CCI Leste. E, com o objetivo de garantir mais segurança aos usuários, trabalhadores e à comunidade, uma iluminação mais moderna foi instalada. A Londrina Iluminação implantou 14 pontos de LED nas ruas do entorno e dois postes ornamentais com um total de quatro luminárias, além de um superposte com mais quatro luminárias LED.

Para a reforma do CCI Leste, a Prefeitura de Londrina investiu R$ 402.585,87. O recurso veio para Londrina por meio de uma articulação do então deputado federal Ricardo Barros, atual secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, com apoio da vereadora Lu Oliveira, presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Bem-estar da Pessoa Idosa da Câmara de Londrina. A empresa vencedora da licitação e responsável pelas obras foi a Makino Construções Civis.

O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, parabenizou a Secretaria Municipal do Idoso pelo excelente trabalho realizado em Londrina e disse estar muito feliz por participar da solenidade de entrega das obras de revitalização do CCI Leste. “Foi um momento muito esperado; já estive aqui antes conversando com a comunidade local e pude perceber a felicidade deles em estar recebendo essa revitalização. Esta reforma foi muito importante e vai trazer uma melhor qualidade de vida para as pessoas idosas”, ressaltou.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, enfatizou que o mundo vive a década do envelhecimento saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e os CCIs garantem isso, através de um ambiente aconchegante, acolhedor, seguro e acessível. “Nesta reforma, fizemos o possível para que este local ficasse ainda melhor, pois sabemos que ele é uma segunda casa para o idoso. No CCI Leste, os idosos fazem atividades de socialização, físicas e cognitivas, incluindo bailes e ações de inclusão digital, entre outras, de manhã e à tarde”, ressaltou.

A vereadora Lu Oliveira, que é presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Bem-estar da Pessoa Idosa da Câmara de Londrina, destacou que o CCI presta serviços de prevenção de todas as mazelas que as pessoas idosas sofrem. “O etarismo, hoje, é uma forma de discriminação e isso se reflete em todos os segmentos. Por exemplo, há falta de empregabilidade para as pessoas acima de 60 anos, comprometimento da renda, e menos acesso à saúde. E, se levarmos em consideração que em 2030 o Brasil será o 5º país em número de idosos, precisamos pensar em ter mais políticas públicas para estas pessoas. Desta forma, o papel dos CCIs é mais do que importante porque, além de promover a convivência entre os idosos, possibilitam que eles façam novas atividades e sejam inseridos em novas tecnologias e no mercado de trabalho”, frisou.

Para Mário Tomás Pires, 63 anos, um dos frequentadores do CCI Leste que esteve presente à solenidade desta manhã, o centro tem um papel muito importante na vida dos idosos. “O CCI é um local muito bom, porque nos permite ocupar o nosso tempo ao invés de ficarmos só em casa. Eu sou sozinho, então ir ao CCI me ajuda a me distrair e viver mais tranquilo. Faço várias atividades no CCI Leste, além de amizades”, contou.

Entre os presentes na solenidade, estiveram a coordenadora do CCI Leste, Patrícia Preto; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Londrina, Luciana Ferreira Alvarez; o secretário municipal de Saúde, Felipe Machado; e a deputada estadual Cloara Pinheiro.

Durante a solenidade, a empresa Bitarra Beauty ofereceu para os idosos do CCI Leste, por meio de sorteio, três transformações de beleza, com serviços de cabelo e maquiagem, e também doou brindes.  Além disso, foram entregues duas homenagens nesta manhã: uma para a Associação Amora, por meio da representante Dulcilene de Lima, e outra para a UTFPR, na pessoa do reitor Marcos Schiefler, através do diretor do Campus Londrina, Sidney Alves Lourenço.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.