Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espaço foi revitalizado e já está em pleno funcionamento no Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa

Na sexta-feira (22), a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, foi conferir a nova sede do Conselho Tutelar da região central. O serviço, que funcionava na Rua Belém, foi transferido esta semana para um prédio próprio da Prefeitura, que fica no Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa. Agora, a equipe do Conselho Tutelar está atuando em uma sede maior e totalmente revitalizada, na Rua Atílio Scudeler, 283.

Para recuperar o prédio, construído na década de 70 e que funcionava como almoxarifado da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), foi mobilizada a equipe própria de Gestão Patrimonial da SMAS mais a empresa contratada, mediante licitação, para manutenção predial. Os trabalhos tomaram pouco mais de três meses, e a extensa lista de serviços executados inclui troca do telhado, instalação de piso novo, pintura interna e externa; manutenção hidráulica; troca e reforma de portas; substituição do forro e vidros.

Na parte interna, a cozinha ganhou novo balcão e pia; e toda rede de instalação elétrica foi substituída, com implantação de rede lógica para uso dos computadores. E na área externa, o calçamento foi recuperado, incluindo instalação de rampa para acesso ao prédio. Para a tarde desta sexta-feira (22), foi programada a instalação das linhas telefônicas e da rede para acesso à internet.

Além da melhoria na estrutura física, que incluiu salas individuais para cada um dos cinco conselheiros tutelares, a localização do Conselho Tutelar da região central também foi aprovada pela equipe. Bem ao lado da sede, fica a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Ody Silveira do Centro Social Urbano (CSU), que foi reformada pela Prefeitura e entregue para a comunidade em 2019.

Pouco adiante, está o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Guarda Mirim e, logo depois, está a 2ª Companhia do 5° Batalhão da Polícia Militar do Paraná. E em frente à nova sede do Conselho Tutelar do Centro, a Prefeitura também revitalizou as áreas de lazer, que incluem pistas de skate, parque infantil e academia ao ar livre.

Durante a visita ao espaço, a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, destacou que a transferência da sede do Conselho Tutelar do Centro tem o intuito de melhor atender a população. “Aqui, o público-alvo são as crianças, adolescentes e famílias que necessitam do trabalho do Conselho Tutelar, sendo que muitas vezes já estão com seu direito violado. Agora estamos em um espaço maravilhoso, em uma localização linda, onde as famílias e as crianças se sentirão acolhidas. O Conselho Tutelar não poderia estar em melhor lugar”, comentou.

Segundo Micali, essas e outras melhorias aplicadas na rede socioassistencial do Município fazem parte de um grande movimento que a Prefeitura está desenvolvendo nos últimos anos. “Estamos com esse processo em toda Londrina, reformando e construindo em todas as mais de cem unidades distribuídas pela cidade. Aqui ao lado mesmo, no Serviço de Convivência, fizemos há pouco tempo uma reforma bem grande por meio de uma organização parceira. Considero que a Assistência Social está em um momento muito bom, de investimento metodológico, teórico e na estrutura física. E isso reflete no bem atender para a população”, complementou.

A assistente de Gestão Pública Cleide Curunzi, que atua na recepção do Conselho Tutelar do Centro há cerca de um ano, comemorou a nova sede. “Aqui está tudo muito melhor, novo em folha. A sede ampliou de três para cinco salas, com uma cozinha espaçosa integrada à lavanderia, e ao invés de um, agora temos dois banheiros. Mas, dentre todas as melhorias, o que mais gostei foi essa vista, que dá para um espaço tão lindo e arborizado”, elogiou.

As manutenções do prédio prosseguem pelos próximos dias, de acordo com a gerente de Gestão Patrimonial da SMAS, Noemi Carvalho. Em até uma semana, a equipe de manutenção deve concluir a ampliação da rampa de acesso e instalação de corrimão na escadaria, além de pintura dos bancos. “Também faremos a colocação de um alambrado, e até terça-feira (26), serão instalados aparelhos de ar-condicionado nas cinco salas. E um novo aparelho já está previsto para a recepção, mas para o ano que vem”, adiantou.

Ao todo, Londrina contempla cinco sedes regionalizadas do Conselho Tutelar. O atendimento presencial funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com a lista de endereços e telefones no Portal da Prefeitura. E o plantão, aos finais de semana e feriados, pode ser acionado 24 horas pelo telefone celular de cada sede ou pelo número 125 (ligação gratuita).

NCPNL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.